Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Estive algum tempo sem escrever no fórum pois não foi necessário.

Ontem quando fiz o TPA reparei que um dos neons tem um ponto branco na zona da boca. Hoje quando cheguei a casa não o via por lado nenhum, mexi na água para o "chamar" e ele saiu dentro do coco. Parece nadar bem mas isola-se dentro do coco.

Já estive a pesquisar e não sei o que possa ser pois existem varias doenças com esta descrição.

Fauna:

6 Tetra Neons

6 Danios Zebra

5 Nariz de bêbado

pH: 6.5-7
Amónia: 0

Temperatura: ~27ºC

Vou deixar aqui uma foto, foi a melhor que consegui tirar:

neon.jpg

neon2.png

Obrigado!

Cumprimentos

Editado por DCDS
Publicado:

Poderá ser o inicio de ictio... Mas podes sempre aumentar a temperatura do aquário gradualmente (1 grau por dia) ate os 29, 30... para matar a bactérias, se isso não resultar podes aplicar e fazer um tratamento de costapur durante 7 dias.

Publicado:

eu digo que pode ser o inicio porque os meus neons também tiveram ictio e começou assim com uma bolha na boca e depois alastrou para o corpo todo...

Eu neste momento faço o seguinte depois de fazer uma tpa de 50% ponho 22 gotas em 200 litros de agua de costapur. para uma limpeza bacteriana e previne as doenças mais comuns ou então quando trago peixes novos de outros aquários coloco de quarentena e faço esse tratamento e ate agora ainda não tive problema com doenças nem germes ou fungos...

Publicado: (editado)

Não me parece ictio, toma cuidado pois se for a doença dos néons podes perder todos.

Caso seja já deves isolar noutro aquário qualquer néon infectado

Não parece pleistosphora sp.

Incrivel a quantidade de neons com este e outros problemas nos últimos tempo...

Daqui parece um granuloma, columnaris ou até mesmo lymphocystus...

Tenho de dar uma olhada a isso, estou a ficar curioso..

Se não se sabe...Quarentena pessoal!

cpts

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Publicado: (editado)

Sábado...fui ás compras...

Aparentemente neste não é pleistophora h. o alto é resultado de uma hiperplasia que tenta rodear "ainda não sei o quê" mas são redondinhos demais para pleistophora h.

Naturalmente não é columnaris sp e não parece bacteriano.

Podia fazer uma biopsia junto aos tecidos mas parece-me precipitado para já.

Se alguem quiser ajudar a identificar agradeço!

cpts

22112014_IMG_0470.jpg

22112014_IMG_0471.jpg

22112014_IMG_0474.jpg

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Publicado:

Boa noite

Parece que estamos perante um novo surto, estes resultados parecem apontar para esporas esféricas de Dermocystidium salmonis , descrito já este Verão por Lagenmeyer em comunicado no jornal of fish diseases (DOI 10.1111).

Se assim for resta isolar os peixes, pois é transmissível.

É comum aparecerem uns tubos que parecem umas larvas dentro de uma bolha visiveis a olho nú.

cpts

fontes: Cutaneous infection with Dermocystidium salmonis in

cardinal tetra, Paracheirodon axelrodi (Schultz, 1956)
M C Langenmayer1
, E Lewisch2
, M Gotesman2
, W Hoedt3
, M Schneider3
,
M El-Matbouli2 and W Hermanns1

1 Institute of Veterinary Pathology at the Centre for Clinical Veterinary Medicine, LMU Munich, Munich,

Water-borne transmission of Dermocystidium

Vol. 12: 41-48, 1991
salmonis in the laboratory
Robert E. Olsonl, Christopher F. ~ungan~, Richard A. ~olt~
  • Votar + 1

frame.jpg