DCDS Publicado Novembro 10, 2014 Publicado Novembro 10, 2014 (editado) Boas, Estive algum tempo sem escrever no fórum pois não foi necessário. Ontem quando fiz o TPA reparei que um dos neons tem um ponto branco na zona da boca. Hoje quando cheguei a casa não o via por lado nenhum, mexi na água para o "chamar" e ele saiu dentro do coco. Parece nadar bem mas isola-se dentro do coco. Já estive a pesquisar e não sei o que possa ser pois existem varias doenças com esta descrição. Fauna: 6 Tetra Neons 6 Danios Zebra 5 Nariz de bêbado pH: 6.5-7Amónia: 0 Temperatura: ~27ºC Vou deixar aqui uma foto, foi a melhor que consegui tirar: Obrigado! Cumprimentos Editado Novembro 10, 2014 por DCDS
Luis Paulo Lobo Publicado: Novembro 14, 2014 Publicado: Novembro 14, 2014 Poderá ser o inicio de ictio... Mas podes sempre aumentar a temperatura do aquário gradualmente (1 grau por dia) ate os 29, 30... para matar a bactérias, se isso não resultar podes aplicar e fazer um tratamento de costapur durante 7 dias.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 15, 2014 Publicado: Novembro 15, 2014 Não me parece ictio, toma cuidado pois se for a doença dos néons podes perder todos. Caso seja já deves isolar noutro aquário qualquer néon infectado Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luis Paulo Lobo Publicado: Novembro 15, 2014 Publicado: Novembro 15, 2014 eu digo que pode ser o inicio porque os meus neons também tiveram ictio e começou assim com uma bolha na boca e depois alastrou para o corpo todo... Eu neste momento faço o seguinte depois de fazer uma tpa de 50% ponho 22 gotas em 200 litros de agua de costapur. para uma limpeza bacteriana e previne as doenças mais comuns ou então quando trago peixes novos de outros aquários coloco de quarentena e faço esse tratamento e ate agora ainda não tive problema com doenças nem germes ou fungos...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 15, 2014 Publicado: Novembro 15, 2014 Quarenta é sempre a melhor opção. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo Santos Publicado: Novembro 21, 2014 Publicado: Novembro 21, 2014 (editado) Não me parece ictio, toma cuidado pois se for a doença dos néons podes perder todos. Caso seja já deves isolar noutro aquário qualquer néon infectado Não parece pleistosphora sp. Incrivel a quantidade de neons com este e outros problemas nos últimos tempo... Daqui parece um granuloma, columnaris ou até mesmo lymphocystus... Tenho de dar uma olhada a isso, estou a ficar curioso.. Se não se sabe...Quarentena pessoal! cpts Editado Novembro 22, 2014 por Hugo Santos
Hugo Santos Publicado: Novembro 22, 2014 Publicado: Novembro 22, 2014 (editado) Sábado...fui ás compras... Aparentemente neste não é pleistophora h. o alto é resultado de uma hiperplasia que tenta rodear "ainda não sei o quê" mas são redondinhos demais para pleistophora h. Naturalmente não é columnaris sp e não parece bacteriano. Podia fazer uma biopsia junto aos tecidos mas parece-me precipitado para já. Se alguem quiser ajudar a identificar agradeço! cpts Editado Novembro 22, 2014 por Hugo Santos
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 22, 2014 Publicado: Novembro 22, 2014 Grande Hugo, é sempre um prazer rever esses conhecimentos Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo Santos Publicado: Novembro 25, 2014 Publicado: Novembro 25, 2014 Boa noite Parece que estamos perante um novo surto, estes resultados parecem apontar para esporas esféricas de Dermocystidium salmonis , descrito já este Verão por Lagenmeyer em comunicado no jornal of fish diseases (DOI 10.1111). Se assim for resta isolar os peixes, pois é transmissível. É comum aparecerem uns tubos que parecem umas larvas dentro de uma bolha visiveis a olho nú. cpts fontes: Cutaneous infection with Dermocystidium salmonis in cardinal tetra, Paracheirodon axelrodi (Schultz, 1956) M C Langenmayer1 , E Lewisch2 , M Gotesman2 , W Hoedt3 , M Schneider3 , M El-Matbouli2 and W Hermanns1 1 Institute of Veterinary Pathology at the Centre for Clinical Veterinary Medicine, LMU Munich, Munich, Water-borne transmission of Dermocystidium Vol. 12: 41-48, 1991 salmonis in the laboratory Robert E. Olsonl, Christopher F. ~ungan~, Richard A. ~olt~ 1
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 25, 2014 Publicado: Novembro 25, 2014 Pessoal leiam com atenção o post do Hugo Santos, cuidados redobrados com os vossos néons. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts