DCDS Publicado Novembro 10, 2014 Share Publicado Novembro 10, 2014 (editado) Boas, Estive algum tempo sem escrever no fórum pois não foi necessário. Ontem quando fiz o TPA reparei que um dos neons tem um ponto branco na zona da boca. Hoje quando cheguei a casa não o via por lado nenhum, mexi na água para o "chamar" e ele saiu dentro do coco. Parece nadar bem mas isola-se dentro do coco. Já estive a pesquisar e não sei o que possa ser pois existem varias doenças com esta descrição. Fauna: 6 Tetra Neons 6 Danios Zebra 5 Nariz de bêbado pH: 6.5-7Amónia: 0 Temperatura: ~27ºC Vou deixar aqui uma foto, foi a melhor que consegui tirar: Obrigado! Cumprimentos Editado Novembro 10, 2014 por DCDS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Paulo Lobo Publicado: Novembro 14, 2014 Share Publicado: Novembro 14, 2014 Poderá ser o inicio de ictio... Mas podes sempre aumentar a temperatura do aquário gradualmente (1 grau por dia) ate os 29, 30... para matar a bactérias, se isso não resultar podes aplicar e fazer um tratamento de costapur durante 7 dias. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 15, 2014 Share Publicado: Novembro 15, 2014 Não me parece ictio, toma cuidado pois se for a doença dos néons podes perder todos. Caso seja já deves isolar noutro aquário qualquer néon infectado Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Paulo Lobo Publicado: Novembro 15, 2014 Share Publicado: Novembro 15, 2014 eu digo que pode ser o inicio porque os meus neons também tiveram ictio e começou assim com uma bolha na boca e depois alastrou para o corpo todo... Eu neste momento faço o seguinte depois de fazer uma tpa de 50% ponho 22 gotas em 200 litros de agua de costapur. para uma limpeza bacteriana e previne as doenças mais comuns ou então quando trago peixes novos de outros aquários coloco de quarentena e faço esse tratamento e ate agora ainda não tive problema com doenças nem germes ou fungos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 15, 2014 Share Publicado: Novembro 15, 2014 Quarenta é sempre a melhor opção. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Santos Publicado: Novembro 21, 2014 Share Publicado: Novembro 21, 2014 (editado) Não me parece ictio, toma cuidado pois se for a doença dos néons podes perder todos. Caso seja já deves isolar noutro aquário qualquer néon infectado Não parece pleistosphora sp. Incrivel a quantidade de neons com este e outros problemas nos últimos tempo... Daqui parece um granuloma, columnaris ou até mesmo lymphocystus... Tenho de dar uma olhada a isso, estou a ficar curioso.. Se não se sabe...Quarentena pessoal! cpts Editado Novembro 22, 2014 por Hugo Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Santos Publicado: Novembro 22, 2014 Share Publicado: Novembro 22, 2014 (editado) Sábado...fui ás compras... Aparentemente neste não é pleistophora h. o alto é resultado de uma hiperplasia que tenta rodear "ainda não sei o quê" mas são redondinhos demais para pleistophora h. Naturalmente não é columnaris sp e não parece bacteriano. Podia fazer uma biopsia junto aos tecidos mas parece-me precipitado para já. Se alguem quiser ajudar a identificar agradeço! cpts Editado Novembro 22, 2014 por Hugo Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 22, 2014 Share Publicado: Novembro 22, 2014 Grande Hugo, é sempre um prazer rever esses conhecimentos Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Santos Publicado: Novembro 25, 2014 Share Publicado: Novembro 25, 2014 Boa noite Parece que estamos perante um novo surto, estes resultados parecem apontar para esporas esféricas de Dermocystidium salmonis , descrito já este Verão por Lagenmeyer em comunicado no jornal of fish diseases (DOI 10.1111). Se assim for resta isolar os peixes, pois é transmissível. É comum aparecerem uns tubos que parecem umas larvas dentro de uma bolha visiveis a olho nú. cpts fontes: Cutaneous infection with Dermocystidium salmonis in cardinal tetra, Paracheirodon axelrodi (Schultz, 1956) M C Langenmayer1 , E Lewisch2 , M Gotesman2 , W Hoedt3 , M Schneider3 , M El-Matbouli2 and W Hermanns1 1 Institute of Veterinary Pathology at the Centre for Clinical Veterinary Medicine, LMU Munich, Munich, Water-borne transmission of Dermocystidium Vol. 12: 41-48, 1991 salmonis in the laboratory Robert E. Olsonl, Christopher F. ~ungan~, Richard A. ~olt~ 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 25, 2014 Share Publicado: Novembro 25, 2014 Pessoal leiam com atenção o post do Hugo Santos, cuidados redobrados com os vossos néons. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts