Recommended Posts

Publicado

ola, no meu aqua de 250 litros, onde tenho 7 discus,4 corys bla bla bla, faço tpas de 15% quase todos os dias "pois um dia ou outro o trabalho nao mo permite ".

tenho uma pequena W.C. a cerca de tres metros do aqua,onde tenho sempre 5 garrafoes de 5l com agua apos a tpa para o dia seguinte.

a minha duvida é-existe algum mal em nao deixar a agua reposar em garrafoes, ou seja, sair directamente da torneira???

vantagens a meu ver:

-nao teria de ter que encher garrafoes sempre depois de uma tpa que ficam a ocupar espaço na w.c.

- nao haveria choque termico pois iria deixar pouco fluxo de agua a sida da torneira, demorando assim mais tempo a encher e nao haveria o tal choque termico.pois tanto poderia levar 10 como 30 minutos a repor a agua.

desvantagem:

-o cloro da agua.

o que acham, poderei optar por por directo da torneira????

fico a aguardar uma resposta............obrigado

Publicado:

15 litros de água da torneira não faz mal nenhum, eu sou defensor disso, eu faço tpas por vezes bem grandes e já viste o que é 50% de 900 litros? Isso em garrafões dava quase 100 hehe

Publicado:

Olha eu no meu antigo aquele discos ligava a mangueira da torneira diretamente para o aquário. Fica tipo chuveiro a cair no aquário, como tinha altura e a queda de água ajudava a retirar o cloro (movimento de água) e fazia lentamento não me preocupava com choque térmico.

Quando fazia tpas de 50% sempre eram +300 litros...

Publicado:

Bem hoje fui obrigado a fazer uma grande tpa 50% , foram 150l , tive que encher 2 vezes e meia um aqua de 60l para ver que temperatura tinha.

Tinha a agua esverdiada, fiz limpeza de filtro, encontrei 16 reds vivos no fundo.

Processo foi, agua morna directa da torneira para o aqua de 60l, a agua estava a 29, depois do aqua de 60 para o de 300.

Resultado, está tudo em condições e filtro e mangueiras limpinhas. Mas o meu normal é deixar em garrafões a repousar isto foi só em emergência. Abraço

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Publicado:

Bem hoje fui obrigado a fazer uma grande tpa 50% , foram 150l , tive que encher 2 vezes e meia um aqua de 60l para ver que temperatura tinha.

Tinha a agua esverdiada, fiz limpeza de filtro, encontrei 16 reds vivos no fundo.

Processo foi, agua morna directa da torneira para o aqua de 60l, a agua estava a 29, depois do aqua de 60 para o de 300.

Resultado, está tudo em condições e filtro e mangueiras limpinhas. Mas o meu normal é deixar em garrafões a repousar isto foi só em emergência. Abraço

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Tinhas camarões a viver dentro filtro externo? :o

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu faço TPA's directo da torneira para o aquário, tenho uma geringonça da JBL com uma valvula que atarracha na torneira e liga a uma mangueira.Coloco a mangueira dentro do aquário, abro a torneira e o efeito venturi ferra o circuito, quando a agua chega a saida da valvula fecho a torneira e a agua continua a correr vinda do aquário, quando retirei o que quero rodo a valvula para a posição de encher e abro a torneira e vai directo para o aquario, apenas tenho é uma flauta na ponta da mangueira que agarro ao vidro com ventosas para colocar a agua devagar.Uso este metodo a anos e nunca tive problemas nem térmicos nem de parametros nem de cloros e afins, faço todas as semanas TPA de 50%.

PS: A geringonça chama-se JBL Aqua in-out, do melhor que há para as tpa's principalmente para quem tenha aquários grandes.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

desculpa a pergunta mas onde se compra isso?Por acaso estou interessado nisso! biggrin.png' alt=':biggn:'>

abraço,

paulo santos