Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já li aqui no forum alguns tópicos sobre TPA e a diferença de temperatura das aguas.

Eu vivo num apartamento e não tenho forma de armazenar 40 ou 50 L para conseguir aquecer a água para a temperatura do aquário. Vi alguma sugestões como as de utilizar a agua quente do esquentador, mas como foi dito irá aumentar a quantidade de cobre na agua.

Pergunto e aquece-la no fogão juntar a restante agua e fazer a TPA, será uma solução?

Publicado:

Boas,

Mas estamos a falar de que diferenças de temperaturas? qual é a que queres e qual a que sai da torneira?

Que quantidade de água na TPA, bem como a percentagem?

Utilizei durante anos o método do esquentador e sem problema algum, 40litros de reposição para um aqua de 200l

Publicado:

Os valores que tenho são esses também por volta dos 40L para um aquário de 200L

A agua da torneira sai por volta dos 18º, o aquário está nos 25º.

Apenas pensei na solução de aquecer no fogão por ter visto comentários que com o esquentador o nível de cobre aumenta, também não sei se será completamente verdade.

Publicado: (editado)

boas.

o que eu costumo de fazer é o seguinte, pego na agua repousada em cerca de 2 ou 3 dias, coloco numa panela que nunca foi usada, aqueço até a temperatura que está no aqua ronda os 27º e com 1 termómetro vou controlando :P e depois e só ir colocando no aqua muito devagarinho e ta feito :P

cmps

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Olá

Eu nas minhas tpas em aquários de 700 litros tb não tinha onde guardar tanta água, e se no verão não me preocupava assim muito no inverno a coisa já se poderia tornar mais complicada.

Solução?

TPA com água diretamente da torneira para o aquário, sem ligar esquentador (eliminar possíveis contaminações de canos etc etc) como fiz? simples, mangueira ligada a uma torneira e na outra ponta um dispersor de jardim (torneira ou como raio aquilo se chama) controlando o fluxo. Assim as TPAS eram demoradas mas não havia oscilação de temperaturas.

Assim sendo, vamos fazer umas contas de "merceeiro" para uma solução de colocares a água diretamente da torneira

Queremos um total 200L a 25º

160L são 4/5 da água

40L são 1/5 da água

Contas:

((25ºx4)+(18ºx1))/5=

((100º)+(18º))/5=

118/5=

23.6º

Como verificamos, vais ficar com a água a 23.6º o que para os peixes até é ótimo, gostam de umas pequenas diferenças de temperatura de vez em quando.

Como disse em cima, isto são contas de merceeiro, para ser ciêntifico tínhamos de considerar outras variantes como a temperatura do ambiente onde está inserido o aquário,....

Tudo menos aquecer água em panelas, que trabalheira...

Editado por Miguel Silva

sim aqueçer tanta litro em panelas não dá lá muito jeito, é verdade :rolleyes:

no meu caso resulta.

Editado por Gonçalo Melo