Recommended Posts

Publicado

Boas, precisava de uma ajudinha... Já tenho aquário ha algum tempo, e nunca tive problemas com fetos de Java, há bem pouco tempo troquei a lâmpada q tinha de 15w t8 por uma calha t5 com 2x24w una 10000k e uma vermelha... Tinha 8h diárias e qd troquei e elas começaram a ficar neste estado baixei para 5h30-6h mas não consigo resolver... O Aqua é de 54l brutus, tenho substrato fértil e faço fertilização líquida, uso CO2 caseiro se bem q está na altura de renovar, até vir o meu extintor :)

Obrigado

3701fdaf7a4ca2ffad51737ba6ae2f31.jpg4b076eb972c3a288837df3b15d445d8b.jpgf57fb689bb51299cfacf5f2e19abaec1.jpg60410b5b61517c470b3ce0cef0abd7e0.jpg

Publicado:

Olá!

Em primeiro lugar, tem mais plantas no aquário? Se sim estas apresentam os meus sintomas?

Em relação aos Fetos de Java, depois de pesquisar pelo Google, penso que o problema estará relacionado com o excesso de luz associado ao défice de CO2 disponível. Se adicionalmente as folhas mais antigas apresentarem um tom amarelado poderá também haver uma carência de fosfatos.

Quanto à solução, como é óbvio, passa pela diminuição da intensidade luminosa ou pelo aumento dos níveis de CO2

Agora como fazê-lo? Talves retirando uma das lâmpadas (não estou muito dentro da temática das lâmpadas por isso não faço ideia se as plantas sobrevivem sem a luz vermelha ou se só a vermelha basta...). Outra hipótese será a de renovar a mistura caseira de CO2 e caso mantenha as duas lâmpadas equacionar a adição de uma nova garrafa a bombear o dito gás.

Se optar por manter a intensidade luminosa e aumentar os níveis de CO2 não se pode esquecer que terá também de aumentar a dose de fertilizações.

Após a implementação das sugestões acima referidas, convém sempre remover as folhas afectadas para encorajar a formação de novos rebentos.

E assim termina o pequeno contributo de um jovem "jardineiro". :doofywave:

Publicado:

48W em 54Litros "é muita fruta".

Liga apenas uma lâmpada ( "a vermelha"), a que tens com 10 000k é "inutil" para aquários plantados e deves posteriormente substituir...

Se possível elevar a calha para reduzir a luz. Ou melhor ainda colocar a antiga, ate teres tudo funcionar. :)

O ideal é agora introduzires mais CO2, quer comprando a botjia ou então mete duas garrafas DIY de CO2 (temporariamente).

Só um aparte, o teu difusor é uma pedra difusora? se sim, estas a desperdiçar o co2 todo.... Podes arranjar um difusor de ceramica "made in china" sao 3€ e fazem o serviço (muito melhor que a pedra difusora).

Relativamente à fertilização liquida o que fazes mais concretamente? Embora o CO2 seja uma deficiência obvia, dada a carga luminosa que tens, parece-me que a fertilização não está "no ponto" que devia.

Mais detalhes = melhor ajuda.

Cumps.

André

Publicado:

Boas,

Vou tentar responder a tudo :) de forma a ficar mais evidente o meu problema... Do pouco que sei aponto para muita luz para pouco CO2 e fertilização talvez.

Sim tenho mais plantas(mas não sei bem os nomes), as vermelhas ficaram muitos mais bonitas, a única que parece estar a apresentar este problema são mesmo os fetos... as valisnerias nunca estiveram a 100%.

A minha calha é uma Odyssea Dual Pro T5HO Series 60/80 portanto não sei se retirando uma lâmpada a outra ficará a funcionar. posso tentar elevar essa...

Posso tentar cortar um pouco a luminosidade com alguma folha tipo vegetal fininha, ou não vai resultar?

Já arranjei um extintor, vou tentar meter a funcionar até ao fim-de-semana.

O meu difusor é de cerâmica, e uso a fertilização AIO da ecoarium.

Obrigado pela ajuda vou tentar implementar as sugestões dadas :)

Publicado:

Não acho que 48w em 54litros seja assim tanta fruta. Agora depende é das plantas, para plantas com exigências altas, tapetes é bom, claro que isto eleva as restantes necessidades, + iluminação +c02 + fertilização.

E plantas adequadas é claro.

Publicado:

Olá.

...a que tens com 10 000k é "inutil" para aquários plantados e deves posteriormente substituir.

Podes explicar porque é que é "inútil"?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas os meus teste estão assim:

PH 7

Gh 8

Kh 4

No2 0,05

No3 10

As vallisnerias, rotalla e as desta foto estão OK

0854375d0bb1238288574b82ad21be60.jpg

Os fetos estão cada vez pior

0bf42826ae3972c82ba40852555fe549.jpgab970349ccdaeb1db25e50195a126203.jpg

Apesar de ainda não ter solenóide adicionei CO2 ligo quando chego a casa

Cumprimentos

Publicado:

Olá

Os fetos tens que os colocar à sombra ;)

As fotografias ficam pálidas ou as plantas estão mesmo com cor pálida (vou mais pela segunda hipótese pois os peixes não estão pálidos lol)? Fertilizas?

Publicado:

fertilizo, mas não gostei muito deste fertilizante... também esta a acabar vou optar por comprar outro.