joao costa Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 qual o GH da tua água???? Obrigado Joao Costa
Joao Machado Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Boas. Lamento o sucedido. Os discus precisam, essencialmente de uma àgua "afinada". Amonias e nitritos...NEM VER. Nitratos.... o minimo possivel. Ph, Gh e Kh, para manutenção e para discus de "aviário" não são muito relevantes desde que não sejam muito elevados/baixos. Um ph entre 6,5 e 7,5 um gh entre 5 e 12 e um Kh entre 4 e 6 proporcionam-lhes umas boas condições. MUITAS MUDAS DE ÀGUA SÃO UM "MUST". Discus são peixes que dificilmente "permitem" erros. Não desistas e para a próxima, salvo situação extraordinária, evita peixes que com 6 cm custem menos de 20 € (seguramente Asiáticos). Pede para, na loja, alimentarem os peixes e escolhe os que mais se assemelharem a "tubarões" a comer. Recusa peixes com olhos desproporcionais ao tamanho. Recusa peixes escuros. etc., etc., etc. Aqui p'o sul há uns gajos que vendem uns peixes "fixes" . Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
zack Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Boas Sinto muito peolos Discus pois custa sempre perder um peixe. É como o João Machado diz, num aqua estabelizado, com TPA's regulares, os Discus não dão muito trabalho. Só não precebi se durante a desparazitação ligaste uma bomba de ar , pois o Flagyl consome Oxigenio, mas não me parece que fosse disso que morreram. Quanto aso Discus do João, só te digo que vale bem apena a viagem, eu só lhe comprei 10 e estou a pensar em mais uns dois. Juntem-se uns 3 ou 4 e venham à capital pois ao que parece ai em cima os Discus não abundam, e alem disso o Homem precebe da " Poda". Um Abarço Mário
arty77 Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Em relação a amónia e nitritos segundo os testes periódicos que costumo fazer estão claramente a zero. Os nitratos estão com uma média de 10mg/l. Em relação às TPA faço 20 litros todas as semanas, isto num aquário de 200 litros. O pH sei que anda entre os 7.0 e os 7.5. Na loja o senhor disse-me que eles estavam com o pH=7. O Gh e Kh não faço ideia dos valores uma vez que não disponho dos testes. De qualquer forma há uma loja em que posso levar amostras de água e eles fazem os testes de graça. Talvez valha a pena fazer isso da próxima vez que passar por lá. Em relação ao preço, acontece que ainda sou estudante e os euros não abundam, então este factor é bastante importante. No entanto estou a verificar que as vossas sugestões fazem sentido, por vezes o barato sai caro. O meu receio também é eu comprar dois ou três discus de 40 euros cada e de um dia para o outro perdê-los tal como os outros. Em relação à desparatização que fiz com o Flagyl, de facto lembrei-me de ligar a bomba de ar, esteve sempre activa, uma vez que tinha lido que o flagyl consome muito oxigénio, pelo que não terá sido essa a causa da morte. Por enquanto continuo bastante desmotivado em relação aos discos. Ainda estou na fase de luto. Um dia que ganhe nova coragem para arranjar mais alguns acho que vou mesmo optar por adquiri-los a criadores particulares com reputação aqui no fórum. Quem sabe um dia não irei mesmo a Lisboa, aliás tou há tempos a pensar dar um salto ao Oceanário, ainda não visitei e deve ser bem interessante. Pode ser que compre alguns discus ao João. Muito obrigado pelas vossas mensagens. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
zack Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Se queres ter Discus tens que fazer mais TPA's 10% por semana é pouco. Tenta 10% duas vezes por semana ou então 20% uma vez por semana, mas a primeira opção é bem melhor. Só para teres noção eu num aqua de 520LT troco duas a três vezes por semana perto de 20%. Outro aspecto a ter em conta são os companheiros que deves dar aos Discus, pois estes são normalmente nervosos e stressão com facilidade. Um abraço e não desistas. Mário
Recommended Posts