Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Tenho um aquário de 160 litros (brutos) onde tinha montado um setup tipo comunitário (vulgo saladeira).

Há uns tempos um amigo meu ofereceu-me um disco que estava com problemas de compatibilidade com outros discus no aquário dele.

O disco, com aproximadamente 7cm, adaptou-se bem ao meu aquário, e tendo gostado da experiência decidi ir adaptando o setup do aquário a um biotipo "semi-amazónico". Estabilizei gradualmente o pH em 6,7, reforcei a filtragem e as TPA's e, dos peixes que tinha, deixei apenas: 12 Néons, 6 Coridoras Broze, 2 Coridoras paleatus e 4 Comedores de Algas Siameses (sim eu sei que estes não são amazónicos :) ).

Ontei comprei mais dois discus, um do mesmo tamanho do existente (7cm), e o outro ligeiramente mais pequeno (6cm).

Quando os introduzi no aquário, foi "porrada de criar bicho", ou seja o disco mais antigo não deu sossego aos caloiros, e prachou-os sem descanso, até que apaguei as luzes e o ambiente acalmou um pouco.

A minha questão é a seguinte: será que se eu tirar provisoriamente o disco mais antigo, dando tempo aos novos de se adaptarem ao aquário, e passados dois ou três dias reintroduzir o disco antigo, a agressividade deste desaparece?

Agradecia as vossas opiniões.

Cumprimentos,

Pedro Dourado

Publicado:

no início qd comecei com os discus tb tive esse problema e nunca consegui resolver o problema na totalidade. altera a disposição do aqua na totalidade, muda tudo de sítio que o discu assim sente-se perdido pois perdeu o seu território então as coisas acalmam e pode ser que isso se altere um bocado. nunca metas discus de tamanhos diferentes juntos pq geralmente ha porrada para a definição de territórios. faz isso que resulta. ou então tira-o e deixa os outros tomarem conta do sítio e possivelmente isso mudará um bocado. os meus azul turquesa adultos estão com 5 crias da minha criação e não tenho problemas mas tudo pode acontecer, pois os pais não se aguentavam com estes havia sempre porrada. abraço e boa sorte

Publicado:

Acho que antes de mexeres demasiado no aquário, provocando um stress adicional aos peixes, deves sobretudo ter paciência. Para teres uma ideia, tenho há três semanas um disco novo no comunitário que durante muito tempo não podia sair do seu esconderijo sem levar porrada do dominante. Agora, o outro já o começa a aceitar melhor. Estas coisas não são matemáticas: há cinco dias meti lá outro disco (mais pequeno) que anda na maior, como se fosse dono daquilo.

O que quero dizer é que, antes de optar pelas soluções radicais: mudanças de decoração, retirar o disco, etc., deves dar uns tempos para ver se as coisas acalmam. Afinal, sempre estamos a falar de ciclídeos...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

P.S. Como é óbvio, nada do que eu disse se aplica se verificares que o novo disco exibe sinais de doença ou stress (escurecimento de pele, etc.). Mas estes peixes são mais "rijos" do que se pensa!

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Os discos têm de estabelecer uma hierarquia.

Isto pode demorar um pouco. Na minha experiência demora 1 ou 2 semanas, é natural até que nos primeiros dias os novos discus não se alimentem.

Eu deixava os discus no aquário e observava a evolução.

Publicado:

Oi.

Obrigado pelas opiniões.

Ao segundo dia o cenário foi o mesmo. O velho continua a correr atrás dos novos. O mais pequeno consegue esconder-se por largos períodos no meio das plantas e da decoração. O maior (do mesmo tamanho do velho) não se esconde tanto, e como ainda por cima é laranja, está sempre a levar com o velho. "Granda chato! :twisted: "

Para já vou seguir o conselho dos membros PST! e Pires e vou mantê-los como estão, e aguardar. Caso veja algum sintoma de doença ou ferimento, então aí tomo uma medida mais drástica.

A mudança da decoração não é viável. Tenho um tronco e pedras muito grandes e as plantas estão muito bem enraízadas. Ía ser uma "big mess".

De qualquer maneira, vou dando notícias.

Cumprimentos,

Pedro Dourado

• 1 ano depois...
Publicado:

O meu aqua tem um disco de uns 8cm há cerca de semana e meia. No início era muito tímido mas agora já tá adaptado. Hoje comprei mais 3 discus, de cerca de 5cm, e o cenário é semelhante. O disco antigo persegue os novatos, dá-lhes turras, enfim, tá a "massacrá-los". Acho que vou aguardar uns dias a ver o desenvolvimento. Espero que os novatos não fiquem stressados e se ambientem rapidamente.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

Deixa as luzes desligadas por 1 ou 2 dias para eles se acalmarem, pois tens aí um que já é dono do aqua e sabes que os ciclideo são bastante agressivos em relação aos seus territórios , por isso tem calma e não destruas o aqua com mudaanças radicais , eles lá se entendem , pois se te poes a mexer aqui e ali tá a stressalos ainda mais o que poderá despoletar ainda mais violência podendo levar os dois á morte por stress.

Posso te dizer que tive um discu com escalares , estes não lhe faziam mal nenhum nem comiam primeiro que ele pois ele é que dominava a situação , andava sempre a dar chegas pra lá nos escalares, o que eventualmente o levou á morte pois estava sempre stressado por estar sempre a defender o seu território, um dia estava bem no outro estava a boiar

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

As perseguições acalmaram bastante, no entanto de vez em quando lá vai ele chatear os outros pequenos. Há é uma situação curiosa, os pequenos devem ter tanto medo do dominante que passam o dia praticamente sempre no mesmo local, que é na parte de trás perto da superfície da água, atrás de umas plantas. Em termos de alimentação, deito granulado e consegui que pelo menos dois dos três comessem algum. O terceiro ainda não o vi comer. Quantos dias é que um disco de 5cm aguenta sem comer? Devo ficar preocupado ou eles acabam por procurar comida quando estiverem famintos?

Publicado:

Um disco Saudável e bem alimentado aguenta 1 semaninha na boa mas mais que isso pode ser preocupante...... Oferece lhes Bloodworms, geralmenta eles gostam e comem com alguma voracidade, talvez isso ajude.........

Não te preocupes é um comportamento normalissimo, pode levar um pouco a eles se ambientarem ao novo lar e ao novo Boss de zona :wink:

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Um disco Saudável e bem alimentado aguenta 1 semaninha na boa mas mais que isso pode ser preocupante...... Oferece lhes Bloodworms, geralmenta eles gostam e comem com alguma voracidade, talvez isso ajude.........

Oi Joao,

Se para um discu adulto isso é verdade... para um dicu com 5cm, suponho que já não será bem assim.

Digo isto porque tive um (6cm) que fez o skip de 3 refeições e a partir dai ficou sempre mais 'enfezadito' que os outros.

arty, experimenta a colocar um pouco de extracto de alho, custuma a abrir-lhes o apetite.

Luis.Dias

Publicado:
...... Oferece lhes Bloodworms, geralmenta eles gostam e comem com alguma voracidade, talvez isso ajude.........

:lol: É como tentá-lo com "um veneno".

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Dei-lhes larvas vermelhas mas nada... eles não vão à superfície comer... os espadas e mollies é que gostaram :lol:

Outra coisa que achei caricata, quando eu deito granulado, este vai caindo e verifico que os três pequenos não têm grande pontaria para abocanhar a comida, ou seja, em 10 ou 20 pedaços talvez engulam 1... Enquanto que o maioral come-os na boa... ao cairem... no fundo... sob as plantas... este já domina. Os outros parecem bebés... :lol:

Continuo preocupado com um dos três, que ainda não vi comer nada... E na segunda-feira vai fazer uma semana que estão no aquário... Pensei numa ideia que seria passá-los aos três para uma bacia e dar-lhes lá os alimentos... podia ser que assim atacassem a comida... Já agora, por acaso existe comida líquida?

Publicado:

Boa noite.

Apesar de haver opiniões contrárias não lhes dês "bichinhos" de àgua doce como, daphnias, larvas mosquito, bloodworms, etc.

Vai ao 2º tópico do forum doenças e lê atentamente como desparasitar discus com flagyl.

Penso que vais precisar.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Há um dos discus pequenos que permanece à superfície da água praticamente sempre no mesmo sítio com a boca virada para cima. Há dias pareceu-me ver esse disco com fezes transparentes/esbranquiçadas. Será então aconselhável fazer a medicação? Uma outra dúvida, o tratamento com Flagyl pode ser efectuado no aquário de 200 litros que tem outros peixes e não afectará o filtro biológico?

Publicado:

Boas João, estive a ver a prescrição do tratamento e tenho duas dúvidas. As TPA antes de cada tratamento no aquário de 200 litros pessoalmente parece-me um desperdício de água. Então queria saber se as TPA são mesmo necessárias ou se basta no final do tratamento. Se forem necessárias tenho uma solução de recurso que é usar um aquário de 54 litros para o tratamento. Em relação ao Flagyl, vende-se apenas nas farmácias ou também nas lojas de aquariofilia? Sabes mais ou menos o preço? Obrigado desde já

Publicado:
As TPA antes de cada tratamento no aquário de 200 litros pessoalmente parece-me um desperdício de água.

O que desperdiças em àgua...poupas em peixes :twisted:

Os comprimidos contêm açucar o que vai servir de "incentivo" às bactérias presentes na àgua.

As TPAS (uns 10%-20% em cada) vão servir, entre outras coisas, para reduzir um pouco a turbidez da àgua.

Flagyl comprimidos (há a opção "ovulos" vaginais mas não se dissolvem bem :oops: ) compra-se na farmácia (+ - 3€ cada caixa).

Recorda que para 200 lt X 8 tratamentos = 40 comprimidos

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Iniciei agora o tratamento com o Flagyl.

Hoje ao regressar a casa encontrei um dos discus de pernas para o ar mas ainda a respirar. De vez em quando ele movimenta-se mas nota-se que perdeu o equilíbrio. Se não estou em erro é um disco que trouxe novo esta segunda-feira, então estranho este comportamento súbito. Ontem aconteceu coisa semelhante com o disco dominante. Andava de lado e estava quase sempre parado. Entretanto recuperou o equilíbrio apesar que estar mais calmo que o habitual. Estes sintomas terão a ver com as bacterias intestinais?

Os outros três aparentam estar bem.

Obrigado mais uma vez

Publicado:

Boa noite.

Agora acaba o tratamento e depois....logo se vê.

Os nitratos resolvem-se facilmente....mudando àgua.

O Ph a 7,5 não é relevante, o problema é que, pelo preço, esses discus são de criação Asiática, e eles criam-nos com Ph muito baixo, 5-6.

Agora aguarda.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

O disco dominante, que eu tinha baptizado de Dragão, já não está entre nós... :wink: não o conseguia ver no aquário... fui a ver e estava atrás dumas plantas já sem vida...

8275UL737001-02.jpg

O disco que estava de pernas para o ar continua em estado muito grave e só não morreu porque ainda respira, de resto está moribundo... :twisted:

Em relação aos discus serem de criação asiática penso que não são, uma vez que o senhor da loja disse-me que são de criação de um particular, daí os preços mais baixos.

A ver se os restantes três se safam...

• 3 semanas depois...
Publicado:

boas

Provalvelmente os discus novos estavam doentes.

Quando compro discus novos, passam por um aquário Hospital (quarentena) durante 3/4 semanas (quando não conheço a sua origem nem os valores da agua da loja ou particular). Outra coisa que faço antes de os comprar é observa-los muito bem, ver a sua respiração, tentar quando possivel ver como se alimentam, se falta escamas, etc.

1Abraço