DrKynes Publicado Maio 11, 2005 Publicado Maio 11, 2005 Viva, Tenho lido bastantes neste fórum mas ainda não percebi a relação do GH com o KH. No caso específico do meu aquário, ter um KH = GH = 8 poderá indicar falta de macro-nutrientes? Dados: Aquário: 120x40x50 Filtro: Decantação interno com lã, esponja e cerámica Temperatura: 28ºC Bomba: Hydro PICO 400/500 Injecção CO2 DYI LUZ: 2 * 28W T5 (Calha Dimax) + 2 * 30W T8 (que vinha com o aquário ) PH: 7.6 (Teste JBL em que o máximo é 7.6. Não sei se não será mais) NO2: 0.2 ppm Potásio: 0.1 ppm Fauna: 1 botia; 4 peixes vidros; 3 moly; 3 camarões; 1 Colisa Perula Flora: 8 pés cabomba(com 2 semanas) ; 6 pés valisnéria (com 2 semanas e 3 cm max) Outros: 2 troncos + 1 pedra vulcánica Nota: Aquário com mais de 1 Ano. Tinha carvão activado no filtro mas retirei-o a 2 semanas ao ler uns tópicos do forum. Citar
luis lima Publicado: Maio 11, 2005 Publicado: Maio 11, 2005 Aqui fica a minha modesta contribuição: GH(dureza total) = Dureza Provisória + KH (Dureza permanente) Se o GH=KH significa apenas que tens uma dureza provisória nula. No meu ponto de vista a existencia na água de calcio e Magnesio vejo pelo GH, e o valor de 8 significa que eles estão presentes, o KH vejo só para me aperceber da capacidade da água para absorver ácidos. Não sei se se pode fazer mais alguma interpretação dos parametros da tua água. Citar Luís Lima
DrKynes Publicado: Maio 11, 2005 Autor Publicado: Maio 11, 2005 Viva, E essa dureza temporário tem que ser tido em conta quando definimos um objectivo para o aquário? No meu caso gostaria de avançar para um plantado. Já que não tenho jardim em casa faço um pequeno jardim no aquário . Desde já obrigado pela resposta. Cumprimentos, Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Olá. No caso específico do meu aquário, ter um KH = GH = 8 poderá indicar falta de macro-nutrientes?Não entendo esta tua pergunta... Acho muito difícil associares uma falta de Macro-Nutrientes (Potássio, Azoto e Fósforo) às durezas da água. GH(dureza total) = Dureza Provisória + KH (Dureza permanente) Se o GH=KH significa apenas que tens uma dureza provisória nula. Não percebi o que queres dizer com isto Luís Lima Não podes relacionar assim, de uma forma tão linear, a Dureza Carbonatada (KH) com a Dureza Geral (GH). É que pensando um pouco, ao que tu chamas Dureza Provisória é, de certa forma, a soma de todas as concentrações dos aniões (exceptuando os Bicarbonato/Carbonato) da água. E assim sendo, não percebo porque lhes chamas dureza Provisória... A Dureza Geral (GH), como devem bem saber, é a soma de todas as concentrações de iões metálicos em solução; tais como: Cálcio, Magnésio, Ferro, Sódio, Potássio, Lítio, etc... (sendo o Cálcio e o Magnésio aqueles que contribuem mais para o valor da Dureza Geral). A Dureza Carbonatada (KH), é apenas a soma das concentrações dos iões Bicarbonato (HCO3-) e Carbonato (CO3(2-)) em solução aquosa. Por isso, se fizeremos um balanço de cargas, para a solução ser electricamente neutra, o número de cargas negativas (aniões) tem que ser idêntico ao de cargas positivas (catiões). Quer dizer que para todos os catiões que contribuem para o GH tem de haver aniões para os contrabalançar. E como é óbvio, esses aniões não são esclusivamente Bicarbonato e Carbonatos. Existe uma infinidade de iões na água do nosso aquário. Entre alguns: Hidróxido (OH-), Fosfato (PO4(3-)), Nitrito (NO2-), Nitrato (NO3-), Cloreto (Cl-), enfim... uma data deles (sem contar com iões orgânicos). Por isso, mais uma vez, acho um pouco estranho relacionares os iões positivos (GH, óbvio que não entra com todos) com o KH (que apenas tem em conta aos Carbonatos e Bicarbonatos). Como é óbvio, sabe-se que geralmente, o GH e o KH são directamente proporcionais entre si. Ou seja, quando um aumenta, o outro também. Mas daí até se conseguir relacionar "matematicamente" um com o outro, ainda é um bocado difícil... Quando falas em o KH ser a capacidade de o teu aquário absorver ácidos, tens razão e não tens Razão, porque o KH está relacionado com o poder tampão da água dos nossos aquários. O poder tampão (o que tu chamas "capacidade de absorver ácidos") é, de certa forma, a capacidade que uma água tem em não alterar o seu pH, aquando a adição de ácidos ou bases. Ou seja, quanto maior o valor, mais difícil é de variar o pH da água do nosso aquário. Não tens razão, porque no caso de teres um KH baixo, não quer dizer que a água do teu aquário tenha um poder tampão baixo. Ou seja, podes tamponizar a tua água sem recorreres ao equilíbrio Bicarbonato/Carbonato. Uma das maneiras é usares turfa/troncos. Baixam o KH, porque baixam o pH e o KH vai desaparecendo. No entanto o pH da água mantem-se constante e não oscila facilmente. Outra maneira boa (se tiveres poucos peixes) é saturares a água com CO2. Vai-te estabilizar o pH à volta de 6.4-6.5, e consequentemente, aumentar-te o valor do KH brutalmente. No entanto, se deixares de injectar CO2, apesar de teres um KH altíssimo, o pH vai oscilar facilmente. Como podes ver, cada caso é um caso... Espero ter ajudado. Cumprimentos a todos. Luís Fortunato PS: Desculpem a seca de aula... Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DrKynes Publicado: Maio 13, 2005 Autor Publicado: Maio 13, 2005 Luis, Não peças desculpe pela aula que foi bastante esclarecedora. O que posso então concluir é que quando o GH = KH não existem Fosfatos, Nitritos nem Nitratos. É uma água imprópria para plantas, correcto? Mesmo adicionando os fertilizantes habituais de aquários (que contém Ferro e Micro-nutrientes) elas não irão tirar vantagens porque faltam os macro-nutrientes para os assimilar e processar. Ontem fiz mais uns testes à água e verifiquei que os Nitratos estão a zero e a amónia também. Obrigado, Citar
luis lima Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Luis' date='Não peças desculpe pela aula que foi bastante esclarecedora. O que posso então concluir é que quando o GH = KH não existem Fosfatos, Nitritos nem Nitratos. É uma água imprópria para plantas, correcto? quote'] A julgar pelas questões diria que foi tudo menos esclarecedora para ti... Pesquisa um pouco para te familiarizares com a linguagem quimica utilizada pelo Luis Fortunato... Luís ao seu melhor nas quimicas da água, obrigado pela tua contribuição, vou ver melhor isto da dureza provisória, isto porque ando a ler umas "brasileiradas" e pode estar a criar confusão... Saudações, Luis Lima Citar Luís Lima
DrKynes Publicado: Maio 13, 2005 Autor Publicado: Maio 13, 2005 Luis Lima, O que o Luis Fortunato disse foi o seguinte: A Dureza Carbonatada (KH), é apenas a soma das concentrações dos iões Bicarbonato (HCO3-) e Carbonato (CO3(2-)) em solução aquosa. Por isso, se fizeremos um balanço de cargas, para a solução ser electricamente neutra, o número de cargas negativas (aniões) tem que ser idêntico ao de cargas positivas (catiões). Quer dizer que para todos os catiões que contribuem para o GH tem de haver aniões para os contrabalançar. E como é óbvio, esses aniões não são esclusivamente Bicarbonato e Carbonatos. Existe uma infinidade de iões na água do nosso aquário. Entre alguns: Hidróxido (OH-), Fosfato (PO4(3-)), Nitrito (NO2-), Nitrato (NO3-), Cloreto (Cl-), enfim... uma data deles (sem contar com iões orgânicos). Se o GH = KH então o GH é composta maioritariamente por iões Bicarbonato e Carbonato. Os restantes iões estarão em percentagens mínimas. Se na água tenho níveis muito baixos de fosfatos e nitratos a fotossíntese das plantas será muito reduzida razão pela qual disse que a água era imprópria para plantas. Mesmo injectando CO2 e tendo luz suficiente só estou a contribuir uma pequena parte para o processo de fotossíntese faltando os nutrientes. Acho que vou ter que procurar os meus livres de química da secundária Cumps, Citar
luis lima Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 e o que eu te quis dizer reforçando a nota do Luís é que pelo GH e KH não podes tirar nenhumas conclusões relativamente a macronutrientes, se queres saber como estão os nitratos e fosfastos tens de fazer outro tipo des testes que não esses. As revisões na leitura são sempre uma mais valia... Saudações. Citar Luís Lima
Luís Fortunato Publicado: Maio 14, 2005 Publicado: Maio 14, 2005 Olá de novo. O que posso então concluir é que quando o GH = KH não existem Fosfatos, Nitritos nem Nitratos.É uma água imprópria para plantas, correcto? Afinal parece que não ficaste muito esclarecido... Não te esqueças que os iões metálicos, não são os únicos em solução aquosa. Andamos fartos de falar num deles, que até faz parte da fórmula matemática para o cálculo do pH, o ião hidrogenião H+. Lá por teres em valores numéricos, GH=KH, não significa que tens tantos iões Carbonato/Bicarbonato, como iões metálicos em solução. Primeiro de tudo, não te esqueças que os iões metálicos, tal como o Carbonato e o Bicarbonato, não têm todos a mesma carga. Segundo, se por ventura adicionasses um pouco de Cloreto de Amónia à tua água, não ias alterar nem o KH nem o GH. No entanto estarias a aumentar as concentrações de Cloretos e Amónia na tua água. Como podes ver, não te podes guiar apenas pelos valores de GH e KH para dizeres que a tua água tem muitos ou poucos iões Nitrato, Potássio, Fósforo. Se queres ter a certeza das concentrações desses macro-nutrientes, mede-os com os testes próprios. Não tentes deduzir a presença ou não destes elementos apenas com o GH e o KH. Se o GH = KH então o GH é composta maioritariamente por iões Bicarbonato e Carbonato. Os restantes iões estarão em percentagens mínimas. Acho que te enganaste a ler... O GH não tem nada a ver com iões Bicarbonato/Carbonato. Até podias dizer que, quanto muito, ao serem iguais em valores de ppm ou mg/L, que as cargas dos iões Bicarbonato/Carbonato em solução estão a ser todas contrabalançadas pelos iões metálicos do GH. Mas como já vimos, não podes afirmar isso. Nem que seja pelos diversos iões que contribuem para o GH e KH, não terem cargas eléctricas idênticas. Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts