Recommended Posts

Publicado

Ola e boa noite a todos,

Ofereceram-me um aquário que tinha como bónus um cauda de cometa e por uma questão de respeito para com quem me ofereceu esta prenda resolvi dedicar-me a 100% a este novo hobby. Comecei por pesquisar alguns tópicos aqui neste forum e estou com muitas dúvidas.

Descrição do equipamento:

Aquário 50x25x20;

Filtro boyo SP-601E penso que será 200l/h

Termómetro;

Iluminação 15w cor 4000k

Possuo o aquário à cerca de duas semanas e acho que já tenho o ciclo feito.

O que se passa é que estou a tentar decorar o aquário para lhe dar alguma estética e não sei que tipo de substrato e plantas lhe vou colocar e se o posso colocar depois do ciclo do Azoto feito.

Não possuo termostato, sendo que vivo no porto e as diferenças de temperatura não são muito acentuadas será que justifica?

Estava a tentar adquirir outros tipos de habitantes para aquário, o que me aconselham? Já que não acho o cauda de cometa muito interessante.

Aqui no porto conhecem algum local onde posso adquirir restantes equipamentos mais baratos, tipo o Kit de ph e outros testes, bomba de ar e outros acessórios?

Já agora andei a ler sobre o carvão activado, será que posso adicionar algum no compartimento do filtro onde é colocada a esponja?? Ou estou a dizer uma coisa totalmente disparatada?

Reparei que sempre que ligo a iluminação bicho fic um pouco assustado, porque será?

Agradeço a compreensão mas ainda sou um pouco nabo nestas andanças, mas a verdade é que depois de pesquisar um pouco e de contemplar o bicho estou totalmente entusiasmada com isto.

Cumprimentos

Daniel

Publicado: (editado)

Em relação ao termostato, depende do local do teu aquário (longe de correntes de ar, portas, janelas). O carvão ativado, normalmente usa-se apenas após a utilização de um medicamento, a sua durabilidade é muito curta. Como vives no Porto, lojas deves ter, pesquisa no google ou espera por alguém aqui do fórum, porque os testes são muito importantes, principalmente porque os peixes de água fria causam muita porcaria. Em relação ao ciclo, se for como os peixes de águas quentes, o ciclo não está terminado. Agora um aparte, não tenho experiência em aquários de água fria (apenas ainda só estudei, porque quero montar um de água quente), mas pelo que sei esses peixes crescem muito e não me parece que daqui a uns tempos esse aquário sirva, ainda para mais com outros peixinhos, mas posso estar errado. Também me chamo Moreira, viva! :) XD

Editado por BioJaeger
Publicado:

Olá Daniel,

O teu aquário tem 25 litros brutos, deve andar pelos 20, com essa quantidade nem te deves preocupar muito com ciclos e testes,tens é que te dedicar a tpas frequentes, masmo muito frequentes, no máximo 48 em 48horas.

Esse peixe merece outras condições, merece e precisa, mas ofertas são sempre complicadas. Eu no teu lugar visitava umas lojas a fim de verificar se alguma delas podia ficar com o peixe.

A temperatura da água é fácil de resolveres, se a divisão onde está o aquário estiver sempre quente não te preocupes, agora se é fria ou se de noite a temperatura desce muito deves pensar nisso.

Publicado:

Boa tarde,

Antes de mais agradeço as respostas ao tópico por mim criado. Tendo em conta o comentário do Hugo Silva, consegui "livrar-me" do meu cauda de cometa (ofereci a um amigo).

Posto isto, encontro-me com o meu aquário desabitado, e estava a pensar comprar uns 6 neons chineses. Que me dizem? ou aconselham outra espécie??

Cumprimentos

Daniel Moreira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!