joao.pff@gmail.com Publicado Outubro 29, 2014 Publicado Outubro 29, 2014 Boas, Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada. Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda). Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha. Será mesmo ictio?? Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo?
Nelson Matos Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Pelo aspecto é ictio...Quanto ao tratamento não sei como deves proceder nunca usei nenhum deles para o ictio. De certo que alguém mais conhecedor já te vem ajudar.
David EC Costa Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 (editado) Boas Antes de mais acho que não deves desligar o filtro durante a noite,pois o ictio faz com que eles percam as capacidades respiratórias e com pouco movimento na água pior ainda. Eu quando tinha peixes,cheguei a ter ictio umas 3 vezes e além de não desligar o filtro,ainda ligava a bomba de ar... Continua com a temperatura acima dos 28 graus. Esses medicamentos nunca usei,por isso não te sei dizer nada sobre eles. Eu usava um medicamento à base de azul de metileno e era eficaz. Se não me engano era o Protozin que eu usava. Pode-se fazer o tratamento com sal,mas só em alguns casos,porque certos peixes não resistem às quantidades de sal que é preciso usar,como por exemplo as corydoras. Editado Outubro 29, 2014 por David EC Costa Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Não deves fazer os dois, isso vai dar salganhada. Sobes a temperatura e desligas o filtro para que? Cozeres os peixes?!?!??! Alguns dos meus aquários (shrimps)
joao.pff@gmail.com Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 (editado) Pelo que li com a temperatura acima dos 28º o ictio acelera o ciclo de vida libertando-se dos peixes mais depressa, e a essa temperatura não se consegue reproduzir. Relativamente ao filtro apenas estava a desligar por causa do carvão e do zeolite, para nao absorverem o medicamento. A bomba de ar está ligada 24H no máximo. Relativamente a iluminação estou a mante-la ligada entre as 8 e as 20 por causa das plantas Editado Outubro 29, 2014 por João Pedro Ferreira Filipe
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Retiras o carvão do filtro e só colocas quando quiseres retirar medicamentos da água. O Carvão não é para estar sempre colocado. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Vera Santos Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Boas, Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada. Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda). Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha. Será mesmo ictio?? Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo? Sobre aumentar a temperatura para 30º acho que sim, fazes bem e é correto o que disseste. Em relação ao desligar o filtro, a quem diga para desligar momentaneamente e á quem diga para não o desligar, Eu quando faço algum tratamento desligo o filtro durante 30 min, e não mais que isso. Estar a desligar o filtro por 8/10h é completamente errado, podes estar a destruir parte da colónia de bactérias que lá existe. E isso leva a que os parâmetros da água desestabilizem. A propósito que parâmetros tens neste momento? Nitritos, nitratos e amónia? Sobre o carvão activado, ele é útil e deveria ser utilizado para absorver restos de medicamento que existam na coluna de água, apenas e somente. Portanto é após acabares os tratamentos que o deves utilizar. Já agora, podes não saber tu ou outros que o carvão activado tem a durabilidade de 1 mês, portanto ao fim de um mês as suas propriedades de "purificar" a água são zero. Quanto á bomba de ar, acho que sim ajuda-te a oxigenar a água durante o tratamento. Se tens o esha exit podes medicá-los com esse seguindo a bula, é um bom medicamento para o ictio, mais adequado para o efeito que o 2000. Agora segundo o que percebi, desde 6ª feira que estás a aplicar o 2000 ora estás à cinco dias a medicar os peixes, por acaso já pensaste em fazer alguma tpa??? É que após 5 dias é de todo conveniente, ainda para mais se pensas continuar com o 2º tratamento agora com o exit. E até te digo mais deverias deixar o aqua e peixes repousarem entre os dois tratamentos, no mínimo 48h. Outro assunto que falaste e que não é relevante aqui para o nosso assunto, e a iluminação estar ligada 12h, eu gostava de saber que tipo de plantas tens tu para um fotoperiodo de 12h????? E também gostava de saber quem te aconselhou a fazer isso?, mesmo não sabendo que tipo de aqua tens nem o seu setup, digo-te seguramente que um fotoperiodo de 8h é suficiente. Para acabar seria bom explicares então o setup do aqua, incluindo a fauna que mantens. Com certeza que te darão uma ajuda mais adequada. 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
joao.pff@gmail.com Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 Em desligar o filtro durante tanto tempo também pensei que poderia estar a prejudicar a colónia de bactérias, mas os valores continuam bons ( amonia =0, nitritos =0 e nitratos entre os 10 a 25 mol). Vou retirar o carvão até porque quero troca-lo, já calculava que o tempo de vida fosse curto, assim coloco o novo após os tratamentos. Na TPA´s tenho feito cerca de 50 litros no domingo e outros 50 na segunda, com aspiração de fundo para ajudar a remover alguns ovos que possam existir. Estive a ler o folheto do esHa EXIT e parece-me posso fazer os dois em conjunto: Informação folheto: USAR O EXIT COM eSHa 2000 ? Peixes que estao enfraquecidos ou contaminados por qualquer dos parasitas mencionados na 1a pag. Frequentemente ficam vuineraveis a 'Superinfeccoes' (isto significa que o peixe sofre de diferentes doencas simultaneamente). Isto ainda complica mais as coisas e pode levar um aquarofilo ao desespero. No entanto, EXIT e eSHa 2000 Fungus, Finrot and Bacteria Treatment (efectivo contra mais 18 sintomas e doencas) podem ser usedcs em combinacao e com seguranga afim de munir o aquariofilo com um instrumento poderoso e com uma efectividade alargada para curar os seus peixes. O eSHa 2000 tambem pode ser usado como medida preventiva contra a doenca.
Gonçalo Melo Publicado: Novembro 2, 2014 Publicado: Novembro 2, 2014 mete sal grosso e mantem a temperatura nos 30º, que o ictio ao final de uns dias morre 1 colher de sopa cheia para cada 25L de agua. cmps
joanacarinaa Publicado: Novembro 2, 2014 Publicado: Novembro 2, 2014 Boas, Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada. Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda). Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha. Será mesmo ictio?? Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo? Olá João. Parece ser íctio, mas por vezes ficam debilitados e apanham problemas bacterianos- O meu aquário já teve 2x problema de ictio e nunca perdi nenhum peixe. O que eu faço é o seguinte: - aumento gradualmente a temperatura e mantenho nos 29-30ºc durante uns 25-30 dias, coloco uma bomba de ar ligada dia e noite, apago a luz do aquário e faço imediatamente a aplicação de Costapura da Sera. Para combater o ictio precisas de um produto com azul de metileno. Em relação a usar 2 medicamentos em simultâneo sei que por vezes traz resultados catastróficos, deves evitar sobrecarregar o aquário com medicamentos.
joao.pff@gmail.com Publicado: Novembro 2, 2014 Autor Publicado: Novembro 2, 2014 Obrigado a todos, Penso que o problema para ja esta resolvido, apliquei o esha Exit na quinta à noite e na sexta à noite praticamente a femea ja nao tinha pontos brancos, de qualquer das formas fiz tratamento na sexta e sábado também, vou manter a temperatura nos 29º - 30º por mais uma ou duas semanas.
Recommended Posts