Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite

Depois de termos um surto de ictio podemos colocar novos peixes em segurança?

Pode parecer uma pergunta estranha e de resposta obvia mas o que me leva a perguntar isto é o seguinte:

Introduzi a duas semanas um cardume de 10 tetras cardinais que estiveram em quarentena por volta de 1 mês sem manifestar sinais da doença. Aconteceu que passado uma semana de os introduzir tive um surto de icto que afetou todos os peixes e ainda o estou a tratar.

A cerca de dois anos tive um surto de ictio que foi tratado e nunca mais introduzi nenhum peixe até agora. Agora mal introduzo um cardume de tetras que supostamente eram sãos, pois estavam em quarentena sem manifestarem de doenças, o ictio aparece.

De onde veio o parasita?

Poderia estar adormecido no aquário a espera de uma fragilidade de algum peixe?

Estaria com os peixes que introduzi?

Estas são questões que julgo importantes serem debatidas para evitar novos ataques.

Já agora deixo os meus parâmetros de água:

NH3/NH4 = 0

NO2= 0

pH = 6

capacidade total: 100l

Editado por RicSilva
Publicado:

Boas,

Que alimentação das aos peixes?

Geralmente o ictio é uma combinação de vários fatores, que resultam em peixes debilitados e consequentemente apanham doenças mais facilmente.

Outro aspeto sao as TPA's, com agua "fria" causando choques térmicos aos peixes.

Quanto a introduzir novos peixes podes sem problema desde que passe uma semana ou duas depois do tratamento...

Publicado:

Dou comida em flocos da marca Sera e Tropical. Vou alternando.

As condições da água variam só a nível de pH e temperatura.

Compostos azotados como amónia e nitritos = 0 em ambos

Aquário principal:

pH = 6

Temperatura = 28º

Aquário quarentena;

pH = 7

Temperatura = 26º

Adaptação dos peixes para o aquário principal foi feita de forma lenta e suave. Demorei 1:30h a fazer o processo!

Publicado:

Talvez tenhas alguma coisa no aquário principal que os stressou, porque para além dos dois graus de temperatura e um de ph não vejo mais motivos. Não compro a estória dos germes adormecidos

miniatura_f_rum.jpg

Publicado:

Visto desse ponto de vista de onde veio o parasita!

Veio com os peixes novos? Durante o mês de quarentena não manifestaram qualquer sinal de doença.

Essa é a minha grande duvida. Saber de onde veio o parasita.

Publicado:

Sem dúvida os peixes tinham o ictio, depois de teres tratado o aquário principal ele não se manifestou por 2 anos é pq não estava no aquário.

Entrou com os novos peixes e por stress ou qualquer razão despoletou agora.

O mais importante agora é tratares disso.

Publicado:

Estou a fazer tratamento desde sexta feira (dia 24).

Ataquei com um mix de Sera Costapur, Mycopur (3 dias seguidos). Também subi a temperatura para 31º e coloquei Sera Ectopur. Agora estou na segunda vaga de tratamento só com Sera Costapur e já noto melhorias. Ainda existe 3 ou 4 peixes com uma ou duas pintas. Espero até Sábado, fim do tratamento, ter a praga eliminada!!!

Depois disso estou a pensar fazer uma TPA grande com sifonagem do areão a ver se o elimino mesmo de vez.

Entretanto isto vai passar e quero refazer a vida do aquário. Estava a preparar um biótipo de tetras cardinais que espero poder continuar.

Foi falado em cima duas semanas até colocar novos peixes. É consensual ou é melhor esperar mais um pouco?