LMNS Publicado Outubro 27, 2014 Publicado Outubro 27, 2014 Boa tarde, Sou um novato neste mundo, tenho este Aquario de 56L ... Necessitava de umas ajudas... Já tenho água há dois dias... Quanto tempo agora demora a fazer o ciclo? É preciso colocar algum produto?! No ciclo de quanto em quanto tempo devo fazer os testes? O cloro da água será necessário colocar alguma coisa mesmo no ciclo? Espero que me ajudem Cpts Citar
j.m Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 boas se bem vindo le um pouco ve se tirar as tuas duvidas . cumps A ciclagem de um aquário é o primeiro passo, após a compra dos equipamentos, para se dar início à aquariofilia. Sem o ciclo de nitrogénio realizado, o aquário não é um local seguro para os peixes.O ciclo de nitrogénio é um processo biológico de importância vital para o aquário pois permite a transformação de toxinas em fertilizantes para plantas. Esta espécie de “reciclagem” é feita por bactérias que se revelam uma mais-valia para os aquariofilistas. Assim, o ciclo de nitrogénio ou nitrificação destina-se a desenvolver uma colónia de bactérias em número suficientemente grande para poder transformar os elementos nocivos para os peixes em algo tolerado por eles. Estas toxinas que se acumulam no aquário dizem respeito a valores altos de amónia. A amónia produz-se a partir das fezes e urina dos animais, plantas mortas ou restos de comida. Ao contrário do que acontece na natureza, em que existe um maior volume de água por peixe, o aquário é um ambiente relativamente estanque e a concentração de amónia pode disparar para níveis tóxicos para os peixes numa questão de horas. O ciclo de nitrificação passa por três fases em que os compostos de nitrogénio se sucedem, tornando-se cada vez menos perigosos: acumulação de dejectos de peixes, comida e plantas mortas. Bactérias vão transformar o nitrogénio molecular (N2) em amónia (NH4), altamente tóxica para peixes, transformação, por oxidação, da amónia em nitritos (NO2), com um menor grau de toxicidade, pelas bactérias do género Nitrosomonas transformação, por oxidação, de nitritos em nitratos (NO3), não tóxico, aproveitado pelas plantas, pelas bactérias do género Nitrobacter Nos aquários, o ciclo é interrompido neste ponto, pois existem aquários sem plantas naturais para transformar os nitratos ou as plantas existentes podem não ser suficientes para consumir todos os nitratos acumulados. Daí que seja necessário fazer Trocas Parciais de Água (TPA) que vão regularizar o nível de nitratos novamente. As trocas acabam também por diminuir a concentração de amónia e nitritos. As trocas são parciais para permitir que as bactérias permaneçam e que o ambiente se mantenha estável.O ciclo deve ser feito antes da introdução dos peixes. Caso contrário, a acumulação de amónia gerada pela acção dos peixes pode ser em quantidade superior àquela que as bactérias conseguem processar. Quando o ciclo de nitrogénio não é feito e os peixes são introduzidos precocemente, as bactérias podem não ser suficientes para transformar a amónia em nitritos e depois nitratos e os peixes podem acabar por morrer logo nas primeiras semanas.Assim, deve comprar o equipamento, aquário, filtros, etc., e por o aquário a funcionar mesmo antes de comprar os peixes, uma vez que demora algumas semanas, entre duas a seis para que o aquário esteja em ciclo. Para dar início ao ciclo é necessário um depósito de amónia, ou seja é necessário introduzir matéria orgânica no aquário. Alguns peritos aconselham a introdução de um peixe resistente e barato no aquário para dar início ao ciclo, mas se não quiser correr riscos, o mais aconselhável é utilizar comida, folhas mortas, etc. O ciclo pode tornar-se mais lento, mas não obriga a que recorra a medidas de emergência para salvar o peixe introduzido, caso a colónia de bactérias não esteja a suportar o nível de amónia produzido.Para monitorizar as várias fases do ciclo, basta fazer medições regulares à quantidade de amónia, nitritos e nitratos. Para isso, compre um kit com estes testes e faça-os regularmente. Deve começar a testar amónia a partir de terceiro dia. Os nitritos podem ser testados, quando os valores da amónia caírem.O valores obtidos devem-se repartir por 3 fases: acumulação de dejectos que origina o aumento dos níveis de amónia – A amónia pode ser ionizada (NH4) ou não ionizada (NH3). A primeira, presente em ambientes com PH inferior a 7, não é tóxica para os peixes, enquanto a segunda, presente em águas com PH superior a 7, é altamente tóxica, pondo em risco a vida dos peixes se chegar a 2 ppm. transformação da amónia em nitritos – o valor da amónia deve descer para zero ou valores muito próximos. O ciclo não deve parar nesta fase, pois os nitritos podem impedir a circulação do oxigénio e causar a morte dos peixes por asfixia. Nesta fase é vital a existência de um filtro biológico onde geralmente as bactérias nitrificantes se concentram. Valores de 1 mg/l de nitritos podem ser letais para peixes. transformação de nitritos em nitratos – o valor de nitritos deve ser reduzido para zero ou valores muito próximos e o de nitratos deve aumentar. Nesta fase, dá-se o ciclo como concluído no aquário, já que na natureza são realizadas outras conversões, mas já é seguro começar a introduzir gradualmente peixes no aquário. Um ambiente estável no aquário é então um ambiente onde a amónia gerada por peixes, plantas mortas e comida é constantemente processada por bactérias que a transformam em nitritos e estes em nitratos. Este processo é constante, por isso, num ambiente estável, os valores de amónia e nitritos devem ser zero ou próximos.Uma condição essencial para a realização do ciclo de nitrogénio é a presença de oxigénio. As bactérias responsáveis pelo ciclo consomem oxigénio, são aeróbias, para realizar as transformações, oxidação bioquímica.Sendo o oxigénio presente na água vital para os peixes, é preciso ter a noção de que a acumulação de matéria orgânica vai implicar um maior consumo de oxigénio utilizado nas transformações da amónia – nitrito – nitrato. Por isso, em aquário comunitários, por vezes torna-se indispensável a plantação de plantas, que ao realizar a fotosíntese estão a transformar o dióxido de carbono em oxigénio, ou de aparelhos que ao fazer circular a água, dotam-na de uma maior percentagem de O2. Citar joao a.
LMNS Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Muito obrigado pela ajuda... Amanhã quando tirar os primeiros valores irei colocar aqui e assim se me poderem ajudar melhor amanhã fará o 3 dia.... Em relação aos peixes gostaria de colocar ciclideos quais recomendaria?! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Ciclideos só peixes pequenos e um casal, tipo apistogramas. Ciclo podes começar colocando comida. Mas lê Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
j.m Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 ciclidios ? mas tens de por em causa o tamanho do aquario tem de ser especie pequena se quizeres ter alguns peixes juntos sem teres problemas no futuro nao percebo muito de ciclidios mas como es novato aconselhava te comecares por uma especie mais facil guppys molis espadas para ganhares experiencia Citar joao a.
LMNS Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Obrigado j.m, mas talves como o Hugo diz, um casal seria o suficiente para mim.... O que acha/acham do apistogramas cacatuoides, ou do Ramirezi? Citar
j.m Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 ramirezy para mim sao lindos ja tive um casal mas n tive sorte com eles Citar joao a.
LMNS Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Então o que se passou com eles?! Coloquei uma foto com ele a trabalhar Está nos 26 graus. Talvez amanhã coloque um pouco de comida Citar
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Os primeiros testes: No3 - 10 No2 - 5 Gh - 10d 6d 6d (não sei o que quer dizer as 3 cores diferente) Kh - a cor é roxa e a informação de cores é verde) PH - 7.2 Estou a usar o sera Quick test Talvez fosse melhor fazer os testes com as gotas... Basta fazer estes testes ou é preciso fazer mais alguns? Também coloquei hoje um pouco de comida... Luis Santos Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Está a fazer o ciclo, falta te o teste de amônia Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 No ciclo deixo a luz acessa? Luis Santos Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Não é obrigatório ter o teste de amónia, se fizer as coisas com cabeça. Mas sim claro que é melhor ter mas....não é obrigatório. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 No ciclo deixo a tampa aberta? Luis Santos Citar
Ric.Gomes Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 A tampa nao tem influência no processo! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 É igual Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Hoje fez 4 dias que tenho o ciclo e fiz os primeiros testes, deve se fazer de quanto em quanto tempo? Obrigado Luis Santos Citar
Ric.Gomes Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Deixa as 'coisas' a desenvolverem-se tranquilamente. Ao final de 3 semanas comeca a realizar os testes para ver em que ponto do ciclo te encontras! Cumps, Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
j.m Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 esta bonito mas nao pensas em plantado real ?! Citar joao a.
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Se plantar real o que necessito botija de CO2? E mais? Luis Santos Citar
Ric.Gomes Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 N orecisas necessariamente de CO2... Arranjas plantas de baixa exigenscia e plantas! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Mesmo directamente na areia que tenho? Não preciso nem de qualquer produto?! Quais o tipo de plantas que me aconselham? Luis Santos Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Anúbias, fetos, musgos, valisnérias, algumas cryptorines aguentam-se bem em zonas de areia. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ric.Gomes Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Musgos, feto java, anubias... feto java podes colocar no centro onde tens essas plantas de plastico q tens no centro. Amarras os fetos a uma pequena rocha e enterras a rocha nessa areia.. com as anubias a mesma coisa, sendo q estas n podem ter o rizoma enterrado. Procura alguma informacao sobre estas plantas. Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
LMNS Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 E posso colocar agora ou só quando o ciclo terminar? Luis Santos E onde posso comprar online as lojas aqui de Portimão não são muito de confiança... "As que conheco" Luis Santos Citar
Ric.Gomes Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 (editado) Agora... porque ajuda ao ciclo! Compra no forum. Mais barato e maior qualidade! Editado Outubro 28, 2014 por Ric.Gomes Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Recommended Posts