Carlos VirgÃnia Publicado Outubro 27, 2014 Publicado Outubro 27, 2014 Boas pessoal, Tenho um aquário comunitário de água doce de 60L a funcionar desde abril e nunca tive problemas. ATENÇÃO: Sei que o aquário é pequeno para alguns dos exemplares nele inseridos mas esta é uma situação até comprar um maior visto que por enquanto encontram-se relativamente pequenos. Fauna: 1x Espada Macho 2x Espada Fêmea 1x Betta 1x Tubarão Bala 1x Plecostomus 1x Lophiosilurus alexandri ou Chaca bankanensis (algo do género, costumo chamar-lhe Dinossauro ) 1x Guppy Macho 2x Guppy Femêa 2x Neon (tinha 3 mas possivelmente morreu e foi comido pois não o encontro em lado nenhum, só dei pela falta dele hoje por isso pode estar escondido) Flora: Além de as decorações serem artificiais tenho uma planta que penso ser musgo de java (que possivelmente vou retirar). Filtro de esponja e siporax. Oxigenação externa. Temperatura a rondar os 28o C Faço os devidos tratamentos da água antes das trocas parciais Nunca tive qualquer problemas ate agora em que uma das espadas (a que está comigo há mais tempo) começou a ficar "corcunda" e a nadar de forma estranha, como se isso não fosse suficiente o guppy macho perdeu um bocadinho da cauda, mas não o seu total (cerca de 1/4 ou 1/5) e tenho vários deles a ganhar umas "manchas" brancas aleatórias (2 ou 3 cada). Estou a ficar um pouco desesperado pois não sei o que fazer e não quero perder os meus meninos . Obrigado por toda a ajuda
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 corcunda pode ser defeito genético ou de uma batida (contra o vidro ou decoração). Descreve lá as manchas brancas em pormenor sff 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos VirgÃnia Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 corcunda pode ser defeito genético ou de uma batida (contra o vidro ou decoração). Descreve lá as manchas brancas em pormenor sff Mas ela sempre foi bastante saudável e "normal" e agora anda assim e com as barbatanas "fechadas". São pequenas, 2 ou 3 em cada peixe (nem todos têm isto) e diria que parecem algodão ou algo do género (como são pequenas não consigo dar uma descrição exaustiva)
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Algodão ou pintas? Pintas será ictio algodão será oodinium. Tens que tratar 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos VirgÃnia Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Algodão ou pintas? Pintas será ictio algodão será oodinium. Tens que tratar Iction não é pois isso sei ver. E como posso tratar isso? É muito grave?
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Todas as doenças são graves quando não tratadas. Tem acesso à marca Sera? jbl? São tratamentos à base de cobre por isso seria ideal tratar num aquário hospital (outro aquário). PS. segundo a bula o eSha Exit tb trata. 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos VirgÃnia Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Todas as doenças são graves quando não tratadas. Tem acesso à marca Sera? jbl? São tratamentos à base de cobre por isso seria ideal tratar num aquário hospital (outro aquário). Sim produtos da Sera encontro numa loja aqui perto, uso o bio nitrivec deles para tratamento da agua. Não seria melhor fazer o tratamento a todos os exemplares? Peço desculpa tanta pergunta mas em relação a doencas pouco ou nada sei
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Sim como já está em vários podes fazer a todos. O eSha Exit tb dá 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos VirgÃnia Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Muito obrigado por todo o esclarecimento, só mais uma questão, visto que vou fazer o tratamento a todos posso fazer no aquário principal e deixar a água existente ou faço à parte e lavo devidamente o aquário e coloco água nova?
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Como não tens camarões penso que no teu lugar faria no aquário tal como está Segue bem a bula pq isso tem dias certos e muita tpa depois. 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos VirgÃnia Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Qual seria o equivalente da Sera ao eSHa EXIT? Muito obrigado pela disponibilidade, agradeço mesmo, graças a si posso conseguir evitar perder os meus pequenos :D. Mais uma vez obrigado
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Da Será é o oodinopur 1 Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts