pedrosac Publicado Outubro 26, 2014 Publicado Outubro 26, 2014 (editado) Boa noite, Antes de mais queria dar os parabéns pelo forum. Já estive a pesqusar aqui no forum sobre problemas parecidos mas não escontrei nada parecido e é sempre bom ouvir alguem que perceba. Tenho o meu aquário à cerca de um ano e meio sempre sem problemas, tem 60 litros, filtro interno, tem uma "bio box" com esponja, cerâmica e carvão activo. Utilizo sempre agua de nascente nas TPS´s (pois nã sei fazer os tratamentos nem ler os testes), fiz o do PH e está a 6.5. Durante um ano não tive problemas mas à cerca de 2 meses comecaram as folhas das plantas a ficar escuras e as mais finas comecaram a apodrecer, as outras crescem muito pouco e ficam logo com as folhas escuras. À cerca de 3 semana limpei o aquário todo para ver se resolvia mas voltou ao mesmo, agora também tenho nas pedras e nos vidros. Será que me podem ajudar? Obrigado PSA Editado Outubro 26, 2014 por pedrosac Citar
andre1991 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 (editado) Boas, 1. Quantas horas estão as luzes ligadas? 2. Quantos watts tem as lâmpadas? Cumps. Editado Outubro 27, 2014 por andre1991 Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 De que maneira lavas te o aquario Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 De que maneira lavas te o aquario Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Bom dia, Tirei tudo, lavei com agua dentro da banheira. Tirei as folhas danificadas mas já está como podem ver. Obrigado Boas, 1. Quantas horas estão as luzes ligadas? 2. Quantos watts tem as lâmpadas? Cumps. Bom dia, Peço desculpa, esquecime dessa parte. Inicialmente tinha uma de 15w daqulas econimicas tipo florescente luz branca entretanto fiu a uma loja e o Sr. aconcelhou a por uma lampada é de 50cm com 24 led´s, não diz a potência mas o Sr. que ma vendeu disse que era o ideal para o aquario, e tenho ligado 8,5 horas. inicialmente disse para deixar as duas ligadas e à cerca de 1 semana desliguei uma pos estava pior, e aconselhou-me e deitar um fertilizante para plantas. Obrigado Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Ao lavar o aquario inteiro foste matar as bacterias do ciclo do azoto ( 1' erro ) , quanto as plantas provavelmente será da luz. Mas espera por mais opiniões. Abraço Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Olá, Como já disseram antes não deves lavar totalmente o aquário. Tens areia? Isso compacta as raízes das plantas o que leva ao seu apodrecimento além disso tens falta de iluminação. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Olá, Como já disseram antes não deves lavar totalmente o aquário. Tens areia? Isso compacta as raízes das plantas o que leva ao seu apodrecimento além disso tens falta de iluminação. Boas, Pois eu sei mas estava sem saber o que fazer... Eu coloquei as colonias de bactérias e os peixes estão bem. Sim eu tenho areia fina e as raizes das plantas estão muito fortes. Eu só lavei porque estava a ficar tudo escuro e as palantas então, a planta anúbia não esta na terra e está igual. Quanto à iluminação posso ligar a outra lampada novamente, desligueia à pouco tempo. Obrigado Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Boas como são as algas? Castanhas? Passas com a mão e elas saem? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Boas como são as algas? Castanhas? Passas com a mão e elas saem? Boas, Sim são castanhas e não saeem, até porque eu tentei limpar com uma esponja e nem assim. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Ficaste só com os leds?? Parece que tens pouca iluminação e será uma das causas, testes de fosfatos e nitratos tb eram bem vindos. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
andre1991 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 (editado) Durante um ano não tive problemas mas à cerca de 2 meses comecaram as folhas das plantas a ficar escuras e as mais finas comecaram a apodrecer, as outras crescem muito pouco e ficam logo com as folhas escuras. À cerca de 3 semana limpei o aquário todo para ver se resolvia mas voltou ao mesmo, agora também tenho nas pedras e nos vidros. E Peço desculpa, esquecime dessa parte. Inicialmente tinha uma de 15w daqulas econimicas tipo florescente luz branca entretanto fiu a uma loja e o Sr. aconcelhou a por uma lampada é de 50cm com 24 led´s, não diz a potência mas o Sr. que ma vendeu disse que era o ideal para o aquario, e tenho ligado 8,5 horas. inicialmente disse para deixar as duas ligadas e à cerca de 1 semana desliguei uma pos estava pior, e aconselhou-me e deitar um fertilizante para plantas. Foram na mesma altura? Ou seja, trocaste as lâmpadas e na semana/mes seguinte começaste a ver as folhas ficaram mal? Acho que isto responde onde esta o problema. Eu não entendo de LEDs acho que ainda é uma coisa muito verde para o pessoal usar e/ou recomendar a alguém. Já vi, que varia gente disse que devia ser pouca luz. Eu não sei se o problema é mesmo pouca ou demasiada luz.... Se os problemas começaram quando trocaste a calha mete a antiga de volta, durante um mês, se as coisas melhorarem ja sabes o que é. Agora aquelas pontas das folhas numa anubia... ser falta de luz não sei não. Quanto muito é falta de CO2 ou nutrientes, por estar iluminação a mais as plantas querem mais CO2 e nutrientes então se não tem vão "destruir" as folhas inferiores e criar melhores condições junto a zonas com mais luz. A luz é como se fosse o pedal do acelarador do carro... quanto mais aceleras mais gasolina (CO2 e fertilização) tens de por. Isto sao tudo especulações..... Cumps. André PS: pesquisa na calha de leds algo sobre os lummens que tem. Editado Outubro 27, 2014 por andre1991 Citar
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Ficaste só com os leds?? Parece que tens pouca iluminação e será uma das causas, testes de fosfatos e nitratos tb eram bem vindos. Sim, só fiquei com os led´s. Onde aconselham a arranjar esses testes? As "algas" são meia avermelhadas e outras verdes. Vou tentar tirar uma fotos melhores E Foram na mesma altura? Ou seja, trocaste as lâmpadas e na semana/mes seguinte começaste a ver as folhas ficaram mal? Acho que isto responde onde esta o problema. Eu não entendo de LEDs acho que ainda é uma coisa muito verde para o pessoal usar e/ou recomendar a alguém. Já vi, que varia gente disse que devia ser pouca luz. Eu não sei se o problema é mesmo pouca ou demasiada luz.... Se os problemas começaram quando trocaste a calha mete a antiga de volta, durante um mês, se as coisas melhorarem ja sabes o que é. Agora aquelas pontas das folhas numa anubia... ser falta de luz não sei não. Quanto muito é falta de CO2 ou nutrientes, por estar iluminação a mais as plantas querem mais CO2 e nutrientes então se não tem vão "destruir" as folhas inferiores e criar melhores condições junto a zonas com mais luz. A luz é como se fosse o pedal do acelarador do carro... quanto mais aceleras mais gasolina (CO2 e fertilização) tens de por. Isto sao tudo especulações..... Cumps. André PS: pesquisa na calha de leds algo sobre os lummens que tem. Boa tarde, Não, eu coloquei a lampada a leds porque as plantas estavam a morrer com essas algas e a alastrar às pedras. Ou seja tive cerca de 1,5 mês com as duas lampadas ligadas, entretando estava igual e lavei tudo voltei a por as duas, como não resolveu à cerca de 5 dias deixei só a de leds. Pois essa ultima teoria faz algum sentido pois eu como tinha as duas lampadas ligadas podia ser luz a mais. Quanto à lampada fui aconcelhado por um Sr. de uma loja, fui ele que disse para por as duas e depois deixar só os led´s Obrigado Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Só uma dúvida lavas o filtro? De quanto em quanto tempo? Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Só uma dúvida lavas o filtro? De quanto em quanto tempo? Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Sim, lavo o filtro e o motro quando faço a TPA, mais ou menos uma vez por mês, porque fica muito sujo... Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Mas lavas com água da torneira? Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
andre1991 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Eu o problema não é a limpeza do filtro, porem quando tinha filtro interno limpava semana a semana... mas isso cada um é que sabe. Tens cerâmicas no filtro? (isto não tem nada haver com as algas de certeza) Eu acho que é resultado de luz em excesso, que consequentemente faz carências de CO2 e Nutrientes. Neste caso é evidente segundo a imagem ser falta de potássio, clássico de aquario não/mal fertilizado e com plantas. fonte: http://aquapons.info/resource/recognize-plant-nutrient-deficiencies/ A "solução" pode passar simplesmente por reduzires o foto-período. Aconselho-te a durante 1 mês colocares só 5h ou 6h de luz. Pois ao reduzires as horas de luz reduzes também o consumo de nutrientes. A aquisição de um fertilizante de Macros e um de Micros para colocares semanalmente é também uma boa opção para ajudar no problema. Cumps. André Citar
pedrosac Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 (editado) Mas lavas com água da torneira? Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Sim, com agua da torneira. Eu o problema não é a limpeza do filtro, porem quando tinha filtro interno limpava semana a semana... mas isso cada um é que sabe. Tens cerâmicas no filtro? (isto não tem nada haver com as algas de certeza) Eu acho que é resultado de luz em excesso, que consequentemente faz carências de CO2 e Nutrientes. Neste caso é evidente segundo a imagem ser falta de potássio, clássico de aquario não/mal fertilizado e com plantas. fonte: http://aquapons.info/resource/recognize-plant-nutrient-deficiencies/ A "solução" pode passar simplesmente por reduzires o foto-período. Aconselho-te a durante 1 mês colocares só 5h ou 6h de luz. Pois ao reduzires as horas de luz reduzes também o consumo de nutrientes. A aquisição de um fertilizante de Macros e um de Micros para colocares semanalmente é também uma boa opção para ajudar no problema. Cumps. André Muito obrigado pela explicação. Sim tenho cerâmica e carvão. o aquario traz uma bio box que tem varias partições. Vou experimentar então colocar só 5 horas com a calha de leds. a outra lampada ja a desliguei à 5 dias. De qualquer maneira vou colocar aqui mais fotos. Obrigado Seguem aqui mais fotos. Editado Outubro 27, 2014 por pedrosac Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Lava sempre o filtro num balde com água do aquário senão matas a colonia de bacterias. Quanto as plantas tenta fazer o que disseram sobre o tempo em que deves ter a luz ligada Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
andre1991 Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 (editado) Que grande cocktail de algas esta mesmo uma confusão. Podes também tirar esse carvão que não faz nada senão tirar nutrientes da coluna de agua, nutrientes que as plantas podiam consumir... Não ficou claro para mim se tens lã filtrante mas penso que deves ter. Isso nos vidros é pontos verdes? é chegar lá com um "cartão de credito" velho e raspar com cuidado que não risca. Desligas o filtro, raspas tudo e de seguida aspiras com o sinfão, durante a TPA. GSA (pontos verdes) é geralmente causado por falta de Fosfato e luz a mais luz. Tem de ponderar uns fertilizantes. Para já reduz a iluminação a 5 ou 6h e faz uma TPA de 50 ou 40%, em conjunto com a limpeza dos vidros. Outra coisa que convém lembrar é que folhas que estejam demasiado afetadas não vão recuperar já e devem ser cortadas. Folhas com os cantos pretos como: Ou Devem sair, só estão a contribuir para ficar ainda mais frágil a planta. Cumps. André Editado Outubro 28, 2014 por andre1991 Citar
pedrosac Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Lava sempre o filtro num balde com água do aquário senão matas a colonia de bacterias. Quanto as plantas tenta fazer o que disseram sobre o tempo em que deves ter a luz ligada Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk As colonias não ficam nas cerâmicas? Eu as cerâmicas e o carvão não lavo mas a esponja e o motor custumo lavar... Obrigado Citar
pedrosac Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Que grande cocktail de algas esta mesmo uma confusão. Podes também tirar esse carvão que não faz nada senão tirar nutrientes da coluna de agua, nutrientes que as plantas podiam consumir... Não ficou claro para mim se tens lã filtrante mas penso que deves ter. Isso nos vidros é pontos verdes? é chegar lá com um "cartão de credito" velho e raspar com cuidado que não risca. Desligas o filtro, raspas tudo e de seguida aspiras com o sinfão, durante a TPA. GSA (pontos verdes) é geralmente causado por falta de Fosfato e luz a mais luz. Tem de ponderar uns fertilizantes. Para já reduz a iluminação a 5 ou 6h e faz uma TPA de 50 ou 40%, em conjunto com a limpeza dos vidros. Outra coisa que convém lembrar é que folhas que estejam demasiado afetadas não vão recuperar já e devem ser cortadas. Folhas com os cantos pretos como: Ou Devem sair, só estão a contribuir para ficar ainda mais frágil a planta. Cumps. André Boas, Lã não tenho, só tenho uma esponja bem larga... achas que é melhor colocar? Sim são pontos verdes, ok, vou tratar disso... Eu utilizo um fertilizante uma vez por semana, ao mesmo tempo que aumentei a luz. Ok, eu já tinha cortado todas mas voltaram ao mesmo. Vou tratar disso então Obrigado a todos.. Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 A tal lã compra no chineses, filtro para exaustor. A colônia de bacterias não está só nas cerâmicas mas se não as lavas já é um ponto positivo. Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Outra coisa, em vez de pores fertilizante todas as semanas, tens uma solução para meses, que é umas cápsulas que enterras no areão. Abraço Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 As colonias não ficam nas cerâmicas? Eu as cerâmicas e o carvão não lavo mas a esponja e o motor custumo lavar... Obrigado As colónias de bactérias ficam em todo o lado, maior quantidade em cerâmicas, substrato, esponjas e por aí fora. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
andre1991 Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 (editado) Boas, Lã não tenho, só tenho uma esponja bem larga... achas que é melhor colocar? Sim são pontos verdes, ok, vou tratar disso... Eu utilizo um fertilizante uma vez por semana, ao mesmo tempo que aumentei a luz. Ok, eu já tinha cortado todas mas voltaram ao mesmo. Vou tratar disso então Obrigado a todos.. Qual é o fertilizante? Ele pode ter só micros e como tal não ajuda no teu problema. Quanto à esponja e à lã são duas coisas distintas: uma apanha as partículas maiores e a outra as partículas mais pequenas, respetivamente. Deves colocar na seguinte ordem: Entrada no filtro -> esponja -> ceramicas -> esponja -> lã -> saida do filtro para dentro do aquário. Nota que a esponja inicial na entrada do filtro é opcional e apenas se tiveres espaço... Cumps. Editado Outubro 28, 2014 por andre1991 Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Não concordo com esse esquema das matérias filtrantes, pois deve ser esponja e la antes da água chegar às cerâmicas, para fazer filtração mecânica e não deixar chegar restos de folhas, etc às cerâmicas e entupilas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts