Recommended Posts

Publicado:

Mt bom :)

Abraço

Nuno neves

Sent from my iPhone using Tapatalk

Editado por Hugo R. Silva

Publicado:

Dia 6: A única diferença hoje é mesmo que os pincarelhos já se começam a esticar e começa a notar-se o desenvolvimento da primeira folha.

Hoje foi um dia puxado, amanhã faço actualização com fotos!

Abraço,

David

Publicado:

Dia 7: Nada de novo, mais do mesmo. Ficam as fotos do que queria referir ontem:

Antes da TPA:

WP_20141103_001_zpsa51bd2d7.jpg

Após a TPA:

WP_20141103_005_zpsc482f63a.jpg

Abraço

Publicado:

Não sei quantas mais plantas existem que tenham sementes de casca dura que necessitem de serem limadas. Algum entendido?

Publicado:

Processo engraçado e deveras rápido.

Sim, isto até é engraçado e rápido até agora. Daqui a pouco é que vem a parte mais demorada (se tudo correr bem e chegar lá, claro).

Mas, pela minha opinião, não sei até que ponto é que compensaria a muitos aquariófilos comprar uma semente, limar, passar por estes processos todos, blablabla e esperar até a planta ficar adulta... Em vez de comprar uma já pronta numa loja da especialidade por uns míseros euros. Eu pessoalmente gosto de DIY, mas a verdade é que também tenho que ver o outro lado :coffee:

Agora o próximo passo é esperar que o talo estique completamente e vejo as folhas a desenrolarem-se!

Abraço

Publicado:

Sim exacto, este processo é para quem gosta e tem disponibilidade para esperar.

Sou sincero pois as lotus que tive nunca vi sementes, só tive bolbos e não tem nada a ver com esta situação e sementes...

Publicado:

Bem, estas lotus são as de jardim. Não sei se as de aquário (mais vistosas tipo zenkeris e assim) são iguais e precisam do mesmo processo.

Publicado:

Bem, já me esquecia! :sorry:

Dia 8: Nada de novo a registar. Mantém-se a espera pelo esticar dos talos e da formação da folha.

Publicado:

Viva pessoal,

Isto de andar sem tempo é complicado. Ontem nem fiz a TPA e hoje só a faço mais logo. De qualqeur das formas, nada a registar de novo ainda.

Mas daqui a uns dias tenho que ponderar transplantar para vasos pequenos, colocar substrato fértil e areão e arranjar forma de conseguir submergir os vasos sem que liberte nada para a coluna de água, pois vão ter que ficar temporariamente num lago externo com peixes vermelhos e não queria ter muito trabalho para andar a sujar o lago... Talvez forrar o interior do vaso com papel vegetal ou plástico... Ideias?

Abraço

Publicado:

Dia 11: Penso que já posso afirmar que das 20 sementes, só 14 é que germinaram. Vamos a ver quantas aguentam até ao fim! :)

WP_20141107_006_zps1882636d.jpg

WP_20141107_005_zpseb9e4c13.jpg

WP_20141107_003_zps5dbfe361.jpg

WP_20141106_003_zpscf24943c.jpg

WP_20141106_002_zpsa03ed7e0.jpg

Abraço,

David

• Votar + 1
Publicado:

Acho que até há uma já com 3 pincarelhos :)

E na maior parte dos que germinaram nota-se mesmo o esticar da folha.

• Votar + 1
Publicado:

Dia 13: Já tenho que começar a pensar em arranjar uns vasos individuais pequenos para transplantar para a rua :)

Continuam a desenvolver-se bem. Amanhã a ver se consigo colocar fotos!

Abraço

• 4 semanas depois...
Publicado:

Uiiii quase um mês sem actualizar isto... Bem, fotos!

Dia 19 de Novembro estavam assim:

WP_20141119_005_zps8ce7b944.jpg

27 de Novembro:

Neste espaço de uma semana, o grupo das sementes mais redondas começou a fungar bastante e tive que deitar quase tudo fora, aproveitando apenas 3:

WP_20141127_005_zpsd40ca21d.jpg

WP_20141127_001_zps85620061.jpg

Creio ter sido pela falta de trocas de água porque estive ausente uns dias.

Agora estão assim:

WP_20141201_007_zpsb276f628.jpg

Para terem também uma ideia, aqui ficam umas fotos actuais das lotus do meu antigo projecto. As folhas apodreceram com o frio e condições em que estavam... Resolvi dar uma poda!:

Antes:

WP_20141201_002_zps49749298.jpg

Depois (lamaçal):

WP_20141201_004_zps37ae1494.jpg

A ver se aguentam o inverno! :P

Abraço

Publicado:

Ui grande diferença.

As antigas sofreram muito com o frio.

Viva Hugo,

É o que acontece com estas temperaturas, ventania desgraçada e até ao facto de estarem confinadas a uma área superficial reduzida, até havia criação de mosquitos dentro da água... E de 3 em 3 dias ainda mudava a água!

Mas penso que será agora as plantas a entrar num estado dormente, quase a 'hibernar' no Inverno... Só quando o tempo aquecer é que posso ter a certeza :)

Ainda as quis tentar despachar, mas enviar estas plantas por CTT não é seguro e aqui na área não encontrei interessados :(

Abraço

Publicado:

Já tinha pensado num daqueles tanques públicos velhos de lavar a roupa que parecem piscinas antigas... Mas não sei se aquilo ainda é usado e acho que as lotus não se dão bem com Skip ;)

Publicado:

E se tentares arranjar aqueles plásticos de bolhas que servem para embrulhar objectos frágeis para por em cima do recipiente onde se encontram as plantas, esses plásticos servem como isolante térmico e se puseres quatro ou cinco camadas é capas de se aguentarem, até podes embrulhar o vaso.

Alfredo Garcia

Publicado:

O problema é mesmo aquilo estar na rua, e esse plástico até poderia servir para a tarde, aquecendo a água um pouco... Mas isso implicaria diferenças de temperatura maiores pelo dia fora, o que no Inverno, para estas plantas pode não ser bom :/

E para além de que aquilo reduz a iluminação incidente na superfície de água.

Publicado:

:P

Nem sei se os cágados tocam nisso. Tenho aqui uma com uns 10 anos tipo a meio metro do alguidar das lotus. Quando puser as do projecto novo em vasinhos individuais, a ver se coloco um ou outro vaso no lago dela para ver a reacção dela :)

E não me importaria de te oferecer uns rizomas, o problema é mesmo o envio por CTT... Já enviei camarões, caracóis, plantas, tudo e mais alguma coisa... Mas lotus nunca :/

• Votar + 1