dg12 Publicado Outubro 25, 2014 Publicado Outubro 25, 2014 Boas aquariófilos! Por curiosidade em ver se seria dificil germinar sementes de Lotus em conjunto com a falta de informação disponível (pelo menos aqui no fórum), decidi experimentar no verão. Aqui fica o resultado passado 2 meses após o arranque: Conclusões a tirar desta primeira experiência: - É dispendioso de tempo, mas desde que uma pessoa queira fazer por gosto, não cansa; - É relativamente fácil o processo geral; - Apenas aproximadamente 50% das sementes chegaram a vingar no fim; - Convém ir mexendo/mudando a água quando se plantam ou então colocar alguma bomba/filtro... Porquê? Para evitar água choca para não haver larvas de mosquitos... Creio que até sejam a causa das folhas roídas que se vêem nas fotos; - Creio que as sementes, que arranjei de um amigo, eram de plantas diferentes, pois algumas folhas são verdes e outras são vermelhas; Agora tenho que arranjar casa para estas plantas para arranjar lugar... Para mais uma experiência! Portanto se alguém quiser algumas que fale comigo por PM Tenho agora algumas sementes que adquiri numa loja há umas semanas. Aqui fica uma foto: Irei seguir o mesmo método que usei na outra experiência, apenas trocando uma coisa ou outra resultante de aprender com erros. O próximo passo consistirá em limar (sim, limar...) cada uma das sementes pela lateral (zona que vêem na foto), para permitir que elas incham com água quando se submergirem em água morna. Vai ser a doer Se estiverem interessados neste projecto, por favor digam algo neste tópico para eu ganhar coragem para fazer isto e ir actualizando diariamente (ou quando puder) o andamento disto! Abraço a todos, David 2
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Força David, Eu germinei uma lotus em aquário, tinha um bolbo, penso eu. Alguns dos meus aquários (shrimps)
PDI Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Qual a altura mínima do aquário para se poder ter lotos. Alfredo Garcia
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Não tens altura mínima, o meu aquário era alto, tinha 70 de altura. Alguns dos meus aquários (shrimps)
PDI Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Sempre achei linda essa planta mas o meu aquário só tem 45cm de altura e tenho receio de estragar uma planta. Alfredo Garcia
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Não estragas não podes é deixar as folhas chegarem à superfície. caules pequenos e as folhas rente ao areão fica linda. Alguns dos meus aquários (shrimps)
dg12 Publicado: Outubro 25, 2014 Autor Publicado: Outubro 25, 2014 Hehe, já tenho alguma motivação! Mais ninguém? Pelo que li, não existe alturas mínimas nem máximas, mas há uma gama (dependendo de várias condições) que elas preferem. Na germinação, creio ter lido algo entre 15-25cm para facilitar o desenvolvimento dos caules/folhas sem provocar grandes desgastos da planta, mas já não me lembro bem. Mas esta planta, sempre que rebente folhas novas, vão-se estendendo até chegarem à superfície. Abraço
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Se as cortares antes não forçam a chegada à superfície Alguns dos meus aquários (shrimps)
dg12 Publicado: Outubro 25, 2014 Autor Publicado: Outubro 25, 2014 Sim, é verdade. Mas na minha cabeça, as lotus (excepto as zenkeri, que são bonitas em aquário) são usadas em lagos pelas folhas, para servir até de esconderijo aos peixes de lago.
PDI Publicado: Outubro 25, 2014 Publicado: Outubro 25, 2014 Tenho de experimentar então. Alfredo Garcia
AbÃlio Costa Publicado: Outubro 26, 2014 Publicado: Outubro 26, 2014 Boas Achei engraçado ver que dava para adquirir sementes de lotus(nem sabia que havia XP). Vou ter mesmo que seguir este tópico... Já agora eu tenho 2 tipos de lotus e nunca tive folhas a chegar a superficie, elas não sobem mais que 10-15cm, ficam perto do areão e até acho mais bonitas assim. Ha e as folhas ficam pontiagudas e não arredondadas XD. Força, vai com este tópico para a frente que eu vou seguir pois acho estas plantas intereçantes em aquários.
dg12 Publicado: Outubro 26, 2014 Autor Publicado: Outubro 26, 2014 Viva Abílio, Sim, as sementes vêem das flores das lotus, as quais só aparecem em plantas 'adultas'. Essas lotus não devem ser como as minhas. As minhas são as próprias para lagos, as 'water lilys'. Obrigado pelo apoio
AbÃlio Costa Publicado: Outubro 26, 2014 Publicado: Outubro 26, 2014 1 das lotus vinha com folhas até a superfície mas quando as foi cortando as novas não cresceram até a superficie... Será a iluminação muito forte?
andre_inacio Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Sem dúvida um tópico a seguir, e que faz ter vontade de seguir o exemplo Onde consegues adquirir as sementes? Nalguma loja típica da zona ou numa superfície comercial? Julgo que já tens aqui membros suficientes para seguirem o projecto, venham essas fotos e informações Até hoje apenas consegui ter uma lotus a dar flor no aquário, e na altura fiquei tão contente com isso que não liguei patavina à semente
Ric.Gomes Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Projecto bastante interessante! Não tens ai umas sementes a mais? Adoro lotus e aproveito para fazer alguns testes tambem! Eheh Cumps, Ricardo A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
dg12 Publicado: Outubro 27, 2014 Autor Publicado: Outubro 27, 2014 Viva pessoal, Visto o apoio, já as limei! Ainda demoro uns minutos para cada uma das sementes. De 22 sementes, apenas 2 delas estavam podres internamente. A ver quantas consigo fazer vingar Como ficaram: Têm que ser limadas até se ver o miolo, aquela parte cor de pinhão que se vê no centro e não só até ao interior da casca. Mais ao pormenor (não é que a qualidade da foto e fotógrafo ajude ): Método que arranjei para facilitar. Antes de descobrir esta pólvora, demorava uns 7-8 minutos para cada semente : Passo seguinte: COLOCAR DE MOLHO! Coloquei a ferver uma panela de água de nascente (evita-se usar água da torneira para estas coisas) até ela ficar morna. Pode-se também usar água de filtro de osmose: Passado uma hora e meia, nota-se já a casca interna a depenar-se e a semente a começar a amolecer. Dentro de uns 5-7 dias, espero ver verdura na abertura das sementes . Mais pormenores (mesma qualidade de foto e fotógrafo): Que dizem pessoal? Espero que gostem! Abraço aquariófilo, David 1
Ricardo Carvalho Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Tambem já fiz germinar algumas destas sementes, as minhas compradas no ebay. O processo foi semelhante, mas em vez de usar água morna germinei as minhas no aquário, e o seu crescimento era rápido até terem meia duzia de folhas à superficie. Deixei algumas nos aquários e meti 2 ou 3 num vaso no exterior com terra no fundo, mas todas acabaram por morrer, embora as do vaso tenham crescido mais, quer no tamanho das folhas como na quantidade.
dg12 Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Aqui fica uma actualização! Das 20 sementes, todas afundaram em horas, o que é um bom sinal. Conjuntos das sementes hoje à tarde, antes da TPA: Como dá para ver, são bastante distintas. Umas são mais redondinhas e outras mais tipo ovo. E começa-se a notar também que já começam a inchar e a ficar deformadas, que também é bom sinal! Patrocínio ao material usado : Após a TPA: Pormenores de ambos os conjuntos: Espero que continuem a gostar! Abraço
AbÃlio Costa Publicado: Outubro 28, 2014 Publicado: Outubro 28, 2014 Onde arranjaste as sementes e a que preço se não é em descrição?
dg12 Publicado: Outubro 28, 2014 Autor Publicado: Outubro 28, 2014 Foi numa loja aqui da zona. Nem chegou a 10€ e não foram só estas 20 sementes pois ainda tenho umas de 'reserva' caso isto corra mal. cumps, David
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 29, 2014 Publicado: Outubro 29, 2014 Vai relatando, boa iniciativa. Alguns dos meus aquários (shrimps)
dg12 Publicado: Outubro 29, 2014 Autor Publicado: Outubro 29, 2014 Bem, hoje fiz a TPA um pouco à pressa e só me lembrei de tirar fotos no fim de tudo Mas posso dizer que a água estava mesmo turva com as substâncias deitadas pelas sementes... A água tinha uma coloração meia-creme, meia-transparente. Sem ser isso, nada a acrescentar. As sementes incharam um pouco mais em comparação com ontem, mas nada muito visível. Amanhã a ver se me lembro de fazer a coisa bem feita! Abraço
dg12 Publicado: Outubro 30, 2014 Autor Publicado: Outubro 30, 2014 (editado) Actualização - 3º dia: Aqui ficam fotos para demonstrar o que quis dizer no último post acerca da água estar turva. Não é tão notável desta vez, mas ainda se vê algo. Também se vêm bolhas na água criadas pelas sementes (elas incham com a água e deitam para fora o ar dentro delas). Elas estão mais moles e com a casca a desfazer-se mais na zona da abertura, tendo uma espécie de nuvem de algo a sair dessa abertura. Antes da TPA: Após a TPA: Abraço Editado Outubro 30, 2014 por dg12
dg12 Publicado: Outubro 31, 2014 Autor Publicado: Outubro 31, 2014 Dia 4: Já se vê verde! E havia mais bolhas e 'núvem' das sementes. Antes da TPA: Fora da água, com pormenores (mas péssima qualidade): Após a TPA: Abraço
dg12 Publicado: Novembro 1, 2014 Autor Publicado: Novembro 1, 2014 Dia 5: Mais verdura ainda! Um dos conjuntos de sementes (as mais finas) deitou uma substância que parecem teias dentro de água: E este pequenote já com 2 pincarelhos! Abraço a todos Abraço Editado por Hugo R. Silva 1
Recommended Posts