Ana Camoesas Publicado Outubro 24, 2014 Publicado Outubro 24, 2014 Olá a todos! Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável (pedra, substrato e calha novas... contas feitas, só no "hardscape" lá se iam cerca de 200€!). Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas, gostaria de saber a vossa opinião... Aqua: 60x30x30 Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível) Termostato Aquapor Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, colocá-lo em zonas delimitadas do áqua. Também preferia, numa fase inicial, não ter que usar CO2. Para o layout, pensei simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes, e algumas plantas pouco exigentes... será viável? o que me sugerem? Não conheço muito bem as plantas e tenho lido informaçõs contraditórias relativamente à maioria, sendo que nuns locais referem que precisam de mais luz e noutros menos... Uma vez que vou optar principalmente por areia (embora possa usar em zonas delimitadas um substrato fértil) com troncos e apontamentos de rochas, pensei em anúbias e fetos/musgo de java mas também gostava de umas que são do género da párvula mas que são altas e ficam com as "pontas" a flutuar (perdoem-me mas não consegui descobrir o nome). Também pensei nas valisnerias... O que me dizem, tendo em conta o tema e as condições que tenho? Sugerem-me outras? Desde já, obrigada pelas respostas!
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 24, 2014 Publicado: Outubro 24, 2014 Olá Pontas a flutuar? Pontas ou folhas? Lotus será folhas. Valisnerias as folhas crescem até à superfície tb. Anubias, fetos java, musgos, ricia podes colocar em zonas de areia sem problemas. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo_Cruz12 Publicado: Novembro 8, 2014 Publicado: Novembro 8, 2014 Boas, Também estou a pensar em colocar algumas plantas no meu aqua de 60cm, apenas tenho areia fina e até posso colocar substrato mas queria plantas de fácil manutenção, a luz fica ligada durante 10 horas (mas pode ficar mais se necessário), gostava de saber que plantas comprar, que não implicasse uso de CO2 por ser caro e caseiro dizem ser perigoso.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 8, 2014 Publicado: Novembro 8, 2014 Olá hugo Deves criar um tópico com as tuas dúvidas. Mas dando já uma ajuda. Podes colocar anubias, fetos as raízes destes não são enterradas, seguras a pedras ou troncos. Musgos e ricia atas tb a pedras ou troncos. E plantas de fácil manutenção como valisnerias, echinodorus.... Cryptorines Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts