Plantas: o que escolher? - Ajuda


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos!



Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável (pedra, substrato e calha novas... contas feitas, só no "hardscape" lá se iam cerca de 200€!).



Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas, gostaria de saber a vossa opinião...



Aqua: 60x30x30


Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w


Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível)


Termostato Aquapor



Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, colocá-lo em zonas delimitadas do áqua. Também preferia, numa fase inicial, não ter que usar CO2. Para o layout, pensei simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes, e algumas plantas pouco exigentes... será viável? o que me sugerem?



Não conheço muito bem as plantas e tenho lido informaçõs contraditórias relativamente à maioria, sendo que nuns locais referem que precisam de mais luz e noutros menos... Uma vez que vou optar principalmente por areia (embora possa usar em zonas delimitadas um substrato fértil) com troncos e apontamentos de rochas, pensei em anúbias e fetos/musgo de java mas também gostava de umas que são do género da párvula mas que são altas e ficam com as "pontas" a flutuar (perdoem-me mas não consegui descobrir o nome). Também pensei nas valisnerias... O que me dizem, tendo em conta o tema e as condições que tenho? Sugerem-me outras?



Desde já, obrigada pelas respostas!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pontas a flutuar? Pontas ou folhas? Lotus será folhas. Valisnerias as folhas crescem até à superfície tb.

 

Anubias, fetos java, musgos, ricia podes colocar em zonas de areia sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Também estou a pensar em colocar algumas plantas no meu aqua de 60cm, apenas tenho areia fina e até posso colocar substrato mas queria plantas de fácil manutenção, a luz fica ligada durante 10 horas (mas pode ficar mais se necessário), gostava de saber que plantas comprar, que não implicasse uso de CO2 por ser caro e caseiro dizem ser perigoso.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá hugo

 

Deves criar um tópico com as tuas dúvidas.

 

Mas dando já uma ajuda. Podes colocar anubias, fetos as raízes destes não são enterradas, seguras a pedras ou troncos.

Musgos e ricia atas tb a pedras ou troncos.

 

E plantas de fácil manutenção como valisnerias, echinodorus.... Cryptorines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais