Recommended Posts

Publicado

boas pessoal, tenho um aquario plantado desde o dia 03-10, ao inicio estava com melhor aspect, mas tinha a luz demasiado baixa, e ''queimou-me um bocado a monte carlo, mas entretanto subi a calha, e para 30cm do topo do aquario, mas ha 2 dias atras, noto as plantas a ficarem mais acastanhadas, principalmente as de caule, as limnophila hippuroides, e a rotala wallichii, isto e um bocado esquisito, mas se alguem me conseguir ajudar agredecia.

aqui fica umas fotos.

SAM_1279_zps9642fc0d.jpg

SAM_1280_zps6210ab1d.jpg

SAM_1281_zps462995ef.jpg

SAM_1282_zps725bb6f1.jpg

Publicado: (editado)

Boas,

Quais sao as condições em que manténs as plantas?

1 - Litros do aquario?

2 - Lampadas ( total de Watts, Kelvins e duracao do fotoperiodo)?

3 - Fertilização existe? Se sim, qual?

4 - CO2 adicionas algum? Se sim, qual?

5 - Compraste as plantas em uma loja ? Ou "fora" ?

Se falhares uma destas "regras básicas" o problema poderá vir dai, sem sabermos não é fácil :)

Dai ninguém ter respondido....

Fizeste a pergunta mas não deste nada para nos darmos dicas do proximo passo.

Fico a aguardar a resposta ;)

André

PS: as fotos tao um bocado "fatelas" e descuidadas, podias as ter posto direitas.

Já é dificil ver o que pode ser se ainda temos de virar a cabeça mais fica :P

PS2: Claramente o teu problema vai ser o 2 e/ou 3. Mas quero ver a tua resposta :)

Editado por andre1991
Publicado:

obrigado, aqui fica entao todos os meus dados.

aquario 100*40*45.

160litros brutos, mas reais por volta de 120l.

tenho 2 t5 uma de 6500k, e outra de 10000k, esta a 30cm de altura do topo do aquario.

fertelizaçao faço http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/ei-starter-kit.html

faço 30 ml 3x por semana, de macros e micros.

tenho sistema de co2 pressurizado, com valvula selonoide.

tenho co2 a ligar as 14h, e a desligar as 22h, e iluminaçao tenho a ligar as 16h, e a desligar as 23h.

as plantas vieram da aquaeden todas.

em relaçao as fotos, postarei mais logo ao fim do dia outras que vou tirar.

hugo, depois de explicar isto o que que sugeres que possa ser, em relaçao a luz ou fertelizaçao?

tambem me falaram em falta de circulaçao, o filtro que tenho e um fluval 206.

desde ja obrigado e desculpem alguma coisa.

Publicado:

as lampadas tem 39w cada.

macro

4tsp potassium nitrate

1 tsp potassium phosphte

6 tsp magnesium sulphate

micro.

1tsp chetated trace elements.

cada tsp corresponde a 5gramas.

Publicado:

Penso que foste tu que queixaste da monte carlo e subiste a iluminação certo? Antes as plantas estavam bem excepto a monte carlo, eu voltava à posição inicial. Se estou a fazer confusão esquece ;)

Pq utilizas o co2 desfasado da iluminação?

Publicado:

Sim hugo.

Nos tres primeiros dias a monte carlo estava porreira, mas fepois começou a ficar queimada e aconselharam-me a subir a calha para 30cm do topo do aquario, e foi isso que fiz disseram-me para deixar assim 2 a 3 semanas, eu comecei a montagem com a calha ja a 15cm do topo do aquario.

Sendo assim voi seguir a tua sujestao e voltar para os 15cm.

Em ralaçao ao co2 aconselharam-me a fazer assim, ligar 2 antes e a desligar 1 antws.

Publicado:

Podia não ter sido da calha mas sim da adaptação da planta às novas condições.

Não entendi bem o esquema do co2, mas este deve existir juntamente com a iluminação.

Publicado:

ok entao.

ja regulei isso e ja desci a calha para os 15cm iniciais.

agradeço a ajuda, e daqui a uns dias darei noticias a ver se ja esta a correr melhor.

obrigado pela ajuda hugo e andre.

Publicado:

aqui fica umas fotos tiradas hoje, em relaçao as plantas de caule, cortei as que estavam mais estragadas, e replantei as melhores, em relaçao a monte carlo, esta um caos, amarelada, e a ganhar filamentosas.

SAM_1283_zpsf38fef1b.jpg

SAM_1284_zpsedc69cea.jpg

SAM_1285_zps78ad5ea1.jpg

SAM_1286_zps83f63135.jpg

SAM_1287_zps32a9c3ee.jpg

SAM_1288_zps1b04d487.jpg

SAM_1289_zpsd1e18289.jpg

Publicado:

eu testes so tenho ph. e no2.

esses teste que falaste nao tenho, mas posso comprar as tiras de testes que da para ver esses niveis, eu sei que nao e a mesma coisa que os testes verdadeiros, mas da para ter noçao dos valores.

Publicado: (editado)

Aqui na zona só conheço uma que faz a análise a água de aquário, mas só faz ao sábado de manhã porque tem lá um biólogo.

Neste momento tenho 7h de luz, devo aumentar para 8h?

Editado por diogo257