Recommended Posts

Publicado

Ontem finalmente experimentei em fazer o CO2 caseiro.

Tive como base uma receita que foi dada aqui no forum.

Deixei a mangueira com cerca de 1m para que depois possa colocar a garrafa "escondida" atrás do movel do aqua. Tenho uma valvula de retorno para nao haver saida de água do aqua.

Montei ontem cerca das 22h a solução mas até hoje de manha não havia saida de CO2.

A questao:

Será que, por ter a mangueira muito comprida, a saida de CO2 seja mais dificultada?

(receita utilizada: 1 chavena acuçar, 1 colher cha fermento biologico, 1 colher de chá de bicarbonato sódio)

Obrigado.

Publicado:

Viva,

Provavelmente alguma fuga.

Verifica também se a valvula não está ao contrário (já me aconteceu :?:oops: ).

Publicado:

A valvula está bem colocada.

Se apertar um pouco a garrafa, sai co2... parece que não tem "força"...

Não terá a haver com o tamanho da mangueira?

Publicado:
É fuga. Como é que fazes a ligação da mangueira à garrafa?

a garrafa é uma da cocacola (PUB). Furei a tampa e coloquei uma cola tipo silicone a vedar...

logo à noite vou checkar a montagem e depois digo qq coisa.

Obrigado pela rápida resposta :?

Publicado:

Detectei uma pequena fuga na tampa da garrafa.

Aproveitei e reduzi o tamanho da mangueira... agora está a funcionar.

obrigado pela ajuda omg

Publicado:

isto já parece uma "never ending story"...

O CO2 está funcionar bem demais, acho.

Ontem após ter corrigido a fuga, ao fim de uma/duas horas lá começou a injectar CO2 no aquario.

O que achei estranho foi a cadência de bolhas... está rápido demais. Parece um fio de bolhas sempre a sair. :)

Posso fazer alguma coisa para diminuir o fluxo de CO2?

Publicado:

Olá.

O que achei estranho foi a cadência de bolhas... está rápido demais. Parece um fio de bolhas sempre a sair.  

Parece que adicionaste fermento a mais. Quanto a diminuires o caudal de CO2, não podes fazer nada, a não ser que tenhas uma garrafa/junções/tubos que aguentem pressões elevadas e arranjas um estragulador para colocarres no tubo. Como é óbvio, isto é muito difícil de fazer, se não mesmo impossível. Também podias diminuir a temperatura do meio em que os fungos se encontram, mas é deveras difícil controlares esse parâmetro.

Se achares que tens muito CO2 dissolvido dentro de água, o que podes fazer é colocar o difusor/pedra difusora mais perto da superfície. Mas como é óbvio, a mistura vai-te durar menos tempo. Já sabes, da próxima vez usa menos fermento. As outras quantidades de açúcar, bicarbonato e água podes manter. Como em tudo, o CO2 DIY não tem regras certas. É um bocado a olho. É questão de te ires habituando.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

tambem me aconteceu fazer um super CO2 mas explicaram-me que dura menos tempo. O q fiz foi ter sempre a bamba de ar ligada para nao "envenenar" os meus peixes, ja passaram quase 15 dias e a cadencia das bolhas estabilizou para um ritmo normal. Da proxima vez vou por uma colher de cha mas rasa de fermento e bicarbonato, pq desta vez coloquei colheres bem medidas.

para nao ter os problemas de fugas e de rebentamento de garrafas, comprei o sistema de CO2 da Nutrafin, usei o pacote que vinha na embalagem e comecei a utilizar uma receita caseira para fazer o CO", fica bem mais barato.

Realmente tb me assustei com o meu super CO2 mas ja esta normal

Publicado:
isto já parece uma "never ending story"...

O CO2 está funcionar bem demais, acho.

Ontem após ter corrigido a fuga, ao fim de uma/duas horas lá começou a injectar CO2 no aquario.

O que achei estranho foi a cadência de bolhas... está rápido demais. Parece um fio de bolhas sempre a sair.  :(  

É mesmo assim. Controla medindo o Ph, se este baixar demasiado coloca a pedra difusora mais junto à superficie.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!