Betta com barbatanas esfarrapadas


Recommended Posts

Boas!

Surgiu-me um problema de última hora!

Há 3 dias comprei um casal de bettas. Coloquei-os num comunitário de 50 litros onde já habitavam 2 kribensis e 3 coridoras. Coloquei a fêmea numa garrafa dentro do aquário para o macho não demonstrar agressividade para com ela. Assim foi durante 2 dias. Ontem de noite soltei a fêmea e hoje à hora do almoço tudo estava normal. Agora à noite ao olhar para o aquário vi que o betta estava com as barbatanas todas esfarrapadas.

 

 

Verifica-se este estado de barbatanas, aqui ficam as minhas dúvidas:

È possível ter sido a fêmea a morder o macho da forma que as fotos demonstram, visto apenas ter acontecido precisamente hoje, menos de 24 horas depois de a libertar?

Os kribensis não me parece que possam ter sido visto nos primeiros 2 dias não terem demonstrado qualquer tipo de agressividade, mas aqui fica também esta hipótese.

A última hipótese que coloco é a possibilidade de um ataque de fungos ou de parasitas que tenham provocado as barbatanas esfarrapadas, o que me parece muito esquisito visto ter ocorrido numa tarde, parece-me uma velocidade muito grande para um ataque deste tipo.

Agradecia esclarecimento de todos os entendidos de como isto pode ter acontecido e que medidas posso tomar agora perante esta situação.

 

Tentei colocar fotos, mas não consegui!

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda não consegui colocar as fotos aqui fica mais uma descrição:

As habituais basbatanas longas do betta (anal, caudal e peitorais) de repende, durante uma tarde ficaram todas esfarrapadas, muito mais pequenas, detrioradas.

 

Entretanto também verifiquei que o filtro estava bastante sujo e limpei. Penso que o acumular desta sujidade excessiva se deveu principalmente à adição de água normal misturada com alguma àgua com elementos de turfa.

 

Não sei se isto será relevante mas comunico também este facto de forma a quem se pronunciar poder fazer um diagnóstico mais preciso.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A femea tinha o ovopositor à vista? É maior que o macho?

Pode bem ter sido ela que correu com ele...Ela não tem nenhuma marca?

Quanto ao macho acho que a única coisa a fazer é ter atenção para a uma possível infecção que possa aparecer, ou podes sempre tomar uma medida preventiva para o evitar.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais