Bruno Fonseca Publicado Maio 9, 2005 Publicado Maio 9, 2005 Olá a Todos, Deixo uma questão ao forúm que pode ser um pouco patética mas no entanto aqui fica: Como todos nós ou quase todos sabem que existem aquários que tem tampas plásticas a tapar toda a superficie do aquário ou outros que não. Os aquários sem tampa levam as calhas laterais de iluminação, os tapados levam calhas interiores. A minha dúvida é qual a diferença entre estes tipos de aquários. É por questão estética ou é por uma outra razão ? Aguardo comentários, Obrigado, BF Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Boas Além da questão estética existem mais algumas razões. Uma delas é que um aquário tapado tem menos evaporação e está mais protegido de lixos que andem no ar. Outra prende-se com o facto de alguns tipos de peixes saltarem e num aquário aberto um salto pode ser a morte do peixe. Pessoalmente tenho os meus aquários abertos e isso já me custou um peixe, que saltou do aquário. Por outro lado não tenho problemas de aquecimento excessivo e aproveito 100% da luz disponivel para as plantas. É no fundo uma questão de gosto e segurança no caso de teres peixes "acrobatas" Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Além disso, os aquários de água salgada devem ser destapados devido às necessidades especiais de oxigenação e para que as gotas da condensação (após evaporação) não retornem ao aquário. Os paludários devem ser destapados, por razões óvias Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
five pra one Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 boas esqueceram se de referir que para aquas bem plantados convem que o aqua sejam destapado pois assim conseguimos colocar uma luz bem mais potente do que as fraquitas T8 que vem nas calhas interiores.. Citar abraços
Just_me Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Paulo, discordo a maioria dos paludários são na realidade quase fechados na tentativa de manter a máxima humidade para as plantas num aquario fechado é possivel aumentar a iluminação, é so querer claro que os vidros e outras coberturas podem reflectir a luz ou limitar a luz disponivel, mas... eu ja tive os meus aquarios tapados bastante tempo, neste momento estão abertos á excepção de uma parte em que quero manter humidade alta para ver se consigo reprodução das ampulárias. No entanto os aquarios abertos ja me custaram a morte de 3 peixes...entre eles um trichogaster dourado femea de 8 cm... é sempre mau chegar a casa e encontrar um peixe ressequido ao lado do aquario! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
paulo duarte Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Quem tem gatos em casa, nunca está totalmente descansado com aquários sem tampa... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 E com tampa também não... no inverno a tampa fica mais quente, logo o sitio ideal para o bichano dormir a sesta O problema é que as tampas não são propriamente desenhadas para suportar gatos em cima e têm tendencia ou a partir ou a cairem dentro do aqua, com gato incluido. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 no inverno a tampa fica mais quente, logo o sitio ideal para o bichano dormir a sesta É por essas e por outras que sempre que o meu bichano olha para os aquários, leva logo um raspanete Já se vai habituando... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts