Fábio Lança Publicado Outubro 18, 2014 Publicado Outubro 18, 2014 Boas, eu montei o aqua na quarta-feira e esta a ciclar. Queria saber daqui a quanto tempo é recomendado começar a fazer fertilizações liquidas. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Olá, tens plantas? Tens substrato fértil? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Lança Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Olá, tens plantas? Tens substrato fértil? Boas, sim tenho plantas. Tenho fetos de java, eleocharis parvula, higrophila difformis e musgos. E tenho também substrato fértil. Algumas folhas do feto de java estão com uns bocados negros e castanhos e a higrophila algumas folhas estão a ficar avermelhadas, penso que será a ambientação das plantas ao aqua. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Fazes testes? Tens um fertilizante ou separados? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Lança Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Ainda não fiz testes, como tenho o aqua montado desde quarta, nao me parece que haja necessidade de fazer testes tao cedo. Fertilizantes irei comprar um de macros e outro de micros. Citar
João Tiago Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Boas Fábio. Testes são bastante importantes nesta etapa da montagem. Os testes é a melhor maneira de saber quando os níveis de amónia, NO2, NO3 estão certos e que a ciclagem está terminada. Cumprimentos *ps: Aguarda em média 1 mês a 1 mês e meio para que tudo fique "em ordem". Abraço Citar Brevemente...
Fábio Lança Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Boas, obrigado pela ajuda. Quanto aos testes de momento vai ser difícil arranjar. E eu apenas irei inserir a fauna daqui a +- 2meses, porque quero que a flora cresça primeiro com co2 caseiro. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Olá Fábio, Não seria preciso esperar tanto tempo para a fauna mas são opções. Aconselho a ires colocando comida para criares o ciclo. Ele precisa de matéria para iniciar e se manter. Vê se tens alguma loja perto de ti que possa ter fazer os testes, algumas fazem, levas a água do aquário numa garrafa de água das pequenas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
João Tiago Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Exacto acho demasiado tempo 2 meses. Quanto aos testes se quiseres vir a lisboa posso fazer os de NO2 e NO3. Já é uma ajuda! Abraço Citar Brevemente...
Fábio Lança Publicado: Outubro 19, 2014 Autor Publicado: Outubro 19, 2014 Exacto acho demasiado tempo 2 meses. Quanto aos testes se quiseres vir a lisboa posso fazer os de NO2 e NO3. Já é uma ajuda! Abraço Apenas disse 2 meses porque como tenho co2 caseiro, tenho medo que depois durante a noite os peixes não tenham oxigénio suficiente. Ainda não pus comida, mas tenho lá um caracol que deve de ter vindo com alguma das plantas, parece-me ser um melanoide. O caracol será o suficiente para já ter começado o ciclo? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Desde que haja decomposição de matéria orgânica inicia o ciclo, pode é não ser suficiente para isso arrancar a todo o gás. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Lança Publicado: Outubro 19, 2014 Autor Publicado: Outubro 19, 2014 OK, amanha já começo a por um pouco de comida todos os dias. Um floco chega ou é necessário uma quantidade maior? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Hoje um, amanhã dois Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Lança Publicado: Outubro 19, 2014 Autor Publicado: Outubro 19, 2014 Hoje um, amanhã dois Então de dia para dia acrescento sempre mais um?? E já vi também em alguns sites que dizem que pode-se também juntar um peixe resistente para ajudar no ciclo. Estava a pensar num betta, mas como não sei não quero estar a colocar a vida de um peixe apenas por causa do ciclo. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Podes colocar dois, não muitos. Há quem inicie o ciclo com peixes, tem que se ter cuidado com a vida dele pois vão haver picos que os podem matar, e optando por essa via devemos escolher um peixe que queiramos manter no futuro. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Lança Publicado: Outubro 19, 2014 Autor Publicado: Outubro 19, 2014 Se eu colocasse seria um Betta. Mas tenho receio que depois morra quando surgir o pico de amónia. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Betta depende sempre do resto da "banda"... Pensa, se não resistires começas a fazer tpas diárias. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ivo Cunha Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Boas, Desculpem interromper aqui o vosso raciocínio, mas como eu estou a tentar recriar um aquário de 96l estava a ler e tentar informar-me ao máximo queria que me dissessem o que são as TPA's, visto que não tenho experiência gostaria de alguns esclarecimentos. Cumprimentos e agradecimentos. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Olá Ivo, Tpa=Troca Parcial de Água. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ivo Cunha Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Então essas TPA's tem de ser feitas semanalmente com 30% ou (ex) de 2 em 2 dias com 10%? A água para a troca tem de estar em repouso para libertar o cloro antes de ser colocada no áqua?? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 As tpas devem ser feitas com o objetivo de renovar a água e diminuir alguma concentração de substâncias que possam ser prejudiciais. Mais regulares se houver elementos tóxicos (amónia, nitritos) mais espaçadas se forem outros (nitratos por exemplo). Há quem deixe repousar a água e há quem a coloque diretamente. Opções. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ivo Cunha Publicado: Outubro 27, 2014 Publicado: Outubro 27, 2014 Eu poderia fazer TPA's diárias de 5l num aquário de 96l? Dá cerca de 5% de TPA diária ou seja cerca de 30/35% semanal. Não é propriamente fácil trocar 30 litros ao invés de 5. Ou as TPA's apenas são condicionadas aos valores que induzem a água dentro do áqua? Citar
Recommended Posts