Recommended Posts

Publicado

Caros,

Já algum tempo que vos acompanho e aprendi bastante no meu primeiro aquario.

Montei um novo de 120 lts com o seguinte layout::

-80x35x40

- JBL Aquabasis

- JBL manado

- Troncos red moor (um novo fervido e 2 que vieram do outro aqua)

- rocha vulcânica

- Filtro externo SunSun 3 tabuleiros (de baixo para cima: ceramica para filtragem mecanica, esponjas, ceramicas siporax filtragem biologica)

- Duas calhas (60 cm): 1 led beamswork e 1 t5 2x24W odyssea

Acontece que depois da ciclagem normal e após 2 meses, com agua limpida, começou a agua a turvar esverdeada.

Um boom de algas??? O aquário não apanha luz natural, flora tenho neste momento foxtail, fetos java e algumas sagittaria subulata.

Ainda tenho pouca fauna: 2 neos, 3 guppys 2 corydoras.

Estava a espera de estabilizar completamente o aqua para poder introduzir outro tipo de fauna (apistogrammas, principalmente).

Tenho os testes de tiras da JBL e aparentemente esta tudo ok, Tirando o Ph que pela tira esta na casa dos 6, sem nitratos e sem nitratos.

Já fiz vários TPA de +/- 30% e já limpei o filtro (não lavando o siporax por causa das colonias de bacterias) e não consigo meter a agua cristalina. Ahhh os tubos do filtro em 2 semanas ficaram escuros de "verdum".

Pensei num filtro Uv, não sei se irá ajudar...

Li também que existem produtos que aglomeram partículas em suspensão. Acham que é a solução??

Estou a ficar um bocado frustrado e não é por falta de paciência, já sei o suficiente para saber que temos de tê-la, mas principalmente por falta de resultados.

Alguém me pode dar umas luzes do que possa fazer?? Alguém passou pelo mesmo (de certeza que sim).

Obrigado desde já!!!

Publicado:

Apenas tenho os testes de tiras da jbl. Da varios parametros mas com a precisão de um boi numa loja de loiça :$ mas com poucos peixes nao deveria ter mts nitratos. Certo?

Ah. Falta acrescentar que reduzi a comida ao minimo dos minimos... nao sobra nada :$

Publicado:

Mt pouca... 3 fetos java com alguns risomas. 4 pes de foxtail e 7 sagittarias. Mt pouco.

Publicado:

Quantas horas tens a iluminação ligada?

Fazes fertilização?

Penso que tens pouca flora para a luz que tens, o ideal seria colocares mais plantas (crescimento rápido vão utilizar mais rapidamente os nutrientes existentes na água), fazes tpas com frequência e em último reduzir a iluminação (ou desligar uma lâmpada ou menos tempo).

Se poderes leva uma garrafa da água a uma loja que te possa fazer os teste de nitratos e fosfatos.

Publicado:

Faltou-me essa. Tenho temporizador ligado 7 horas. Vou por vallisnerias e tiger esta semana... as malditas algas vao-se??? Grrr. Obrigado peela ajuda...