Jorge Alegria Publicado Outubro 18, 2014 Publicado Outubro 18, 2014 Caros, Já algum tempo que vos acompanho e aprendi bastante no meu primeiro aquario. Montei um novo de 120 lts com o seguinte layout:: -80x35x40 - JBL Aquabasis - JBL manado - Troncos red moor (um novo fervido e 2 que vieram do outro aqua) - rocha vulcânica - Filtro externo SunSun 3 tabuleiros (de baixo para cima: ceramica para filtragem mecanica, esponjas, ceramicas siporax filtragem biologica) - Duas calhas (60 cm): 1 led beamswork e 1 t5 2x24W odyssea Acontece que depois da ciclagem normal e após 2 meses, com agua limpida, começou a agua a turvar esverdeada. Um boom de algas??? O aquário não apanha luz natural, flora tenho neste momento foxtail, fetos java e algumas sagittaria subulata. Ainda tenho pouca fauna: 2 neos, 3 guppys 2 corydoras. Estava a espera de estabilizar completamente o aqua para poder introduzir outro tipo de fauna (apistogrammas, principalmente). Tenho os testes de tiras da JBL e aparentemente esta tudo ok, Tirando o Ph que pela tira esta na casa dos 6, sem nitratos e sem nitratos. Já fiz vários TPA de +/- 30% e já limpei o filtro (não lavando o siporax por causa das colonias de bacterias) e não consigo meter a agua cristalina. Ahhh os tubos do filtro em 2 semanas ficaram escuros de "verdum". Pensei num filtro Uv, não sei se irá ajudar... Li também que existem produtos que aglomeram partículas em suspensão. Acham que é a solução?? Estou a ficar um bocado frustrado e não é por falta de paciência, já sei o suficiente para saber que temos de tê-la, mas principalmente por falta de resultados. Alguém me pode dar umas luzes do que possa fazer?? Alguém passou pelo mesmo (de certeza que sim). Obrigado desde já!!!
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Olá O filtro uv resolve de certeza esse problema, mas fizeste o teste de nitratos? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Alegria Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Apenas tenho os testes de tiras da jbl. Da varios parametros mas com a precisão de um boi numa loja de loiça :$ mas com poucos peixes nao deveria ter mts nitratos. Certo? Ah. Falta acrescentar que reduzi a comida ao minimo dos minimos... nao sobra nada :$
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 E tens alguma quantidade de flora? Muita ou pouca? (eu li quais tens mas não sabemos a quantidade). Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Alegria Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Mt pouca... 3 fetos java com alguns risomas. 4 pes de foxtail e 7 sagittarias. Mt pouco.
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Quantas horas tens a iluminação ligada? Fazes fertilização? Penso que tens pouca flora para a luz que tens, o ideal seria colocares mais plantas (crescimento rápido vão utilizar mais rapidamente os nutrientes existentes na água), fazes tpas com frequência e em último reduzir a iluminação (ou desligar uma lâmpada ou menos tempo). Se poderes leva uma garrafa da água a uma loja que te possa fazer os teste de nitratos e fosfatos. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Alegria Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Faltou-me essa. Tenho temporizador ligado 7 horas. Vou por vallisnerias e tiger esta semana... as malditas algas vao-se??? Grrr. Obrigado peela ajuda...
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 As algas fazem parte de um jogo, iluminação X nutrientes X flora Quando um destes falha, ganham as algas em vez das plantas. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts