Recommended Posts

Publicado

Um betta meu apanhou esta doença, num dos olhos. O olho inchou e ficou nebulado, esbranquiçado. Depois passados uns dias, aquilo desapareceu. Fiquei curioso de saber do que se trata. Alguem me pode explicar?

• 2 semanas depois...
Publicado:

olá yoda

este post vai ser ao mesmo tempo uma resposta à tua pergunta e um outro pedido de ajuda pois tenho uma molly negra com o mesmo problema...

segundo o que tive a pesquizar em vários sites, os tufos brancos nos olhos para alem de doença são indicadores de que algo está mal com o ciclo de azoto no aquário... provavelmente excesso de comida, de detritos, ou mesmo restos de plantas, como tal, o ideal é apostar nas mudanças parciais de água.

Por outro lado também existe o agente patogénico que convem combater, depois de passar uma tarde à frente da internet a debater me com o problema cheguei à conclusão que esta doença pode ser causada por um fungo --micose-- ( nesse caso o ideal é um tratamento com fungicida) ou, noutros casos é causada por um "false fungus", que é uma bactéria que faz com que os peixes apresentem os mesmos sintomas que têm quando são atacados pelo fungo--infeção-- (neste caso o tratamento será feito com antibioticos.

a maior parte dos sites diz para intercalar o fungicida com o antibiotico... assim atacas nas duas frentes

outro conselho que muita gente dá... especialmente se for um molly doente é para utilizar sal de cozinha MAS ATENÇÂO porque o sal é prejudicial para os peixes de fundo!

neste momento estou a tratar o meu molly apenas com "protozin" mas se não vir resultados vou ter que comprar antibiotico.

como sou ainda novato nestas andanças peço a todos que me corrijam se eu der alguma bordoada neste post

Publicado:

:arrow: xiiii!

é k não dá pa misturar o protozin com o myxazin...

só passados 5 dias

mas o peive parece estar a melhorar :arrow:

vamo lá ver

Publicado:

Olá !!

Penso que são problemas provocados por bacterias!!! Tens feito mudas de água ?! À quanto tempo não limpas o filtro mecanico?!! ( os filtros internos devem ser lavados toudas as semanas!!!)

Boa Sorte

Anibal Mota

Publicado:

Olá !

Normalmente a opacidade dos olhos está directamente relacionada com problemas de nutrição, parasitas ou lesões.

Em termos de nutrição, uma dieta com deficiencias em Vitamina B2 ( Riboflavina ), poderá provocar o aparecimento da opacidade nos olhos dos peixes.

Um abraço

Miguel

Publicado:

olá amigos

a molly voltou a dar problemas... depois de lhe ter deito o tratamento com myxazin como foi sugerido no forum, os sintomas dos olhos enovoados desapareceram, mas ao mesmo tempo ela comecou a ganhar uns pontos brancos.

a minha dúvida é:

será que estou com a doença dos pontos brancos? ( neste cazo usarei fungicida)

ou que ainda é um sintoma da doença que lhe enovoou os olhos ( continuarei com o antibiotico)

Para piorar a situação,

uma segunda molly começou a aparecer igualmente com pontos brancos

(mais parecidos com os tufos) - (neste caso parecia ser obvia a utilização de fungicida) só que um dos pontos brancos é muito próximo do olho que me deixa em duvida sobre a origem da doença... ;)

Publicado:

oi pirolito.

em relaçaco aos olhos esbugalhados isso deveu-se a uma má qualidade da agua,causando uma alteraçao no metabolismo.

em relaçao aos pontos brancos e provavel que seja ictio pk o ictio e um parasita que gosta de se instala nos peixes mais fracos e a sua molly estava-se recuperando de uma outra doença.

p.s.:como tratamento use um fungicida como vc disse,n de de comida durante uns 2/3dias,e eleve um bocado o teor de oxigenio.

abraços e espero ter ajudado. :)