nunog77 Publicado Outubro 8, 2014 Publicado Outubro 8, 2014 Boas, No meu aqua a funcionar há um mês, tenho um biobox 2, como fazer a manutenção dos vários filtros? De quanto em quanto tempo devo lavar os diversos componentes e quais? E devo substituir os componentes quando? Obrigado Cumps
JoaoRRM Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 Boas nuno, Que matérias filtrantes tens na biobox? Cumps.
nunog77 Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 Olá João, As matérias filtrantes são a fibra de lã, a esponja grossa azul, o carvão ativado e por ultimo bolas de cerâmica.
JoaoRRM Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 Boas, São as que viram com o filtro? nas caixinhas? Basta tirares e lavares com água do aquário que retires na tap. O período de manutenção depende da quantidade de peixes que tens.. eu não sou muito apologista da biobox Se tiveres muitos peixes com vem que limpes 1 vez por semana, senão de 2 em 2 semanas. Todas as midias com o mesmo processo. O carvão é que podias substituir por mais cerâmicas a tempo inteiro, e colocava-lo apenas de tempos a tempos (uma em uma semana ou duas). Cumps.
nunog77 Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 Obrigado João. Sim, é esses filtros nas caixas. Eu também preferia outro filtro, mas como estou a iniciar-me na aquariofilia, no aquário que comprei vinha este filtro. O aquário tem 100x40x40 de medidas, ainda não tenho muitos peixes, são 10. Porque é que dizes que poderia substituir o carvão por mais cerâmica? Em relação a um filtro externo, para as medidas deste aquário, o que me aconselharias? Obrigado pela ajuda. Cumps
JoaoRRM Publicado: Outubro 10, 2014 Publicado: Outubro 10, 2014 (editado) Boas nuno, Digo para trocares o carvão por cerâmicas, porque não necessitas de ter carvão a tempo inteiro no aquário. E sempre aumentavas a colónia de bactérias. Um filtro externo tem de fazer 4 a 7 vezes a litragem do aquário por hora. Visto que o aquário tem 160l~150l um filtro com caudal de 650l/h a 1200l/h, mas também depende da capacidade do filtro (quantidade de midias que leva) e do tipo de peixes que tens.. Se tem ciclideos que são grandes e estão sempre a fazer sujeira optas por maior caudal.. se tens gupys e platis podes optar pelo de menor caudal. Tens o Eheim 2215 ou 2217 e os cristalprofi e701 ou e901. São os melhores a meu ver. Cumps. Editado Outubro 10, 2014 por JoaoRRM
ricardo32 Publicado: Outubro 10, 2014 Publicado: Outubro 10, 2014 Tens um dos patrocinadores do site ecoarium, filtro odisseya 1600l/h só por 80€ muito bom Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk
nunog77 Publicado: Outubro 10, 2014 Autor Publicado: Outubro 10, 2014 Obrigado João e Ricardo, pelos esclarecimentos. Em breve vou optar por um filtro externo, não gosto de ver a caixa da biobox dentro do aquário. Como iniciei à pouco tempo, tenho uns guppys, mollys, néon, etc... Mas adoro discus!! Quem sabe qdo tiver mais experiência não vá para os ciclideos. Cmps
ricardo32 Publicado: Outubro 11, 2014 Publicado: Outubro 11, 2014 Para ja o biobox serve, quanto aos ciclidios tens de ter atenção ao tamanho do aquário Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk
nunog77 Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Boas, Tenho 3 mollys, 2 guppys 10 neos e 10 alevins de molly, faço TPA de 20% de 8 em 8 dias, com sinfonagem do fundo, acontece que ao 5, 6 dia a água já se encontra com muita impureza, os vidros, o areão, a biobox tudo muito sujo, com muito verdete. Está tudo a funcionar à 1,5 mês, será que tenho que mudar os elementos do filtro? O elemento da lã artificial já mudo de 15 em 15 dias. Cumps
ricardo32 Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Sinceramente acho que resolves isso com um filtro externo, parece que a biobox não está a ser eficaz Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk
JoaoRRM Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Boas Nuno, Mudas para um filtro externo, adicionas um filtro de cascata a funcionar em simultâneo com a biobox ou aumentas a potencia da biobox, tens é de arranjar uma bomba que caiba.. As taps podes fazer de 3 em 3 ou de 4 em 4 dias sem problemas. O verdete solucionas com alguns peixes desse efeito. Cumps.
nunog77 Publicado: Outubro 18, 2014 Autor Publicado: Outubro 18, 2014 Obrigado pelas respostas!! Em relação a este verdete todo, também poderá ser da iluminação, pois tenho a luz ligada umas 12 a 14 horas. Amanhã vou fazer uma TPA e lavar os filtros. Posso tirar a biobox para a lavar? Ou não é aconselhável podendo matar as bactérias, comprometendo o ciclo do azoto? Cumps
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 18, 2014 Publicado: Outubro 18, 2014 Olá, não dupliques as perguntas pelos diversos tópicos. Alguns dos meus aquários (shrimps)
nunog77 Publicado: Outubro 19, 2014 Autor Publicado: Outubro 19, 2014 Ok. Desculpa. Mas ninguém responde às minhas dúvidas?
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Eu respondi no outro teu tópico. Tens a iluminação muitas horas ligada, reduz para 8h Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts