Henrique Afonso Publicado Outubro 6, 2014 Publicado Outubro 6, 2014 Boas pessoal! Estou a pensar em arranjar um novo aquário de 100L, mas gostava que me dessem algumas ajudas em relação ao material que devo adquirir para poder criar um espaço melhor para os meus peixes, bem como o processo de montagem do aqua, para não cometer nenhum erro. Que filtro devo comprar ? Que termostato ? O areão pode ser apanhado na Natureza ? Ciclos ? Fertilizantes ? Obrigado Citar
JoaoRRM Publicado: Outubro 7, 2014 Publicado: Outubro 7, 2014 Boas, Depende do que tu pretendes do aquário... Que peixes queres ter.. Procura uma ideia base e depois logo se ve os materiais. Quais são as medidas do aquário? Cumps. Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Boas João! Eu pretendo criar um aquário comunitário com variadas espécies. Mas o meu problema não está nas espécies que devo adquirir nem nada disso. Eu tenho peixes desde há muito tempo, só que nunca me preocupei muito com coisas que agora acho importantíssimas, como as colónias de bactérias e assim. No fundo, quero ter plantas, areão, pedras e talvez um tronco. Mas lá está, não conheço o devido processo que se deve realizar para pôr isso. Li que se deve ferver as pedras e assim, mas é só isso? Basicamente, eu até agora fui como que um autodidata na aquariofilia. Mas agora quero aprender mais para criar um ambiente melhor e mais natural dentro do aquário. O meu problema está em como fazer a devida montagem do aquário. Perguntas como aquelas são as minhas grandes dúvidas. Não tanto em relação aos peixes, mas sim ao ambiente do aquário, Agradecia imenso que me pudesses ajudar Em relação às medidas do aquário, ainda não o comprei. Mas vou ver aquários hoje e acho que logo já te posso dizer. Abraço. Citar
JoaoRRM Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 Boas Henrique, Compreendo a tua situação, também já fui assim mas depois descobri os fóruns e passei noites a ler e aprender. Depois de teres uma ideia do aquário falamos do resto. Cumps. Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 Boas henrique a montagem é simples, metes o areão lavado, passas varias vezes por agua até a agua sair limpa. Quanto às pedras raspas um bocado e onde raspaste mete umas gotas de vinagre ou limao se borbolhar não presta. Se prestar ferves passas varias vezes por agua e está bom. Plantas verdadeiras convém porque te vão ajudar. Tenta encher com água tendo esta repousado 48h. Mete tudo a trabalhar. Na fase do ciclo mete nos 30° e coloca um pouco de comida de peixes ou arranja 2 peixes resistentes. Depois é só ir fazendo testes á água a ver quando acaba o ciclo. O ciclo acaba quando tiveres nitritos e nitratos a 0. Se disse algo de errado gostaria que alguém corrigisse. Abraço Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Fui ver hoje os aquários e estavam lá dois que me agradaram. Os dois são do mesmo tamanho (aproximadamente 80x30x40) e vem incluído um filtro tipo mochila (acho eu), termostato e uns produtos. A única diferença que havia era que um tinha luz normal e outro tinha luz de leds. Qual a melhor opção ? Muito obrigado aos dois ! Mas posso apanhar o areão do chão ou é melhor comprar ? E em relação a troncos ? Encho com água fria, não é ? E encho logo o aquário todo ? Abraço. Citar
Paulo Korpys Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 (editado) Vou te ser sincero, uma vez cometi o erro de comprar um kit de aquário já com filtro, etc... e mais cedo ou mais tarde acabei por trocar tudo. Só o vidro é que sobreviveu do kit. Gastaria muito menos dinheiro caso pensasse melhor as coisas e comprasse tudo em separado. Na minha opinião, eu comprava tudo separadamente sempre tendo em conta os objectivos que tens para essa montagem. Editado Outubro 8, 2014 por Paulo Korpys Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Muito obrigado Paulo ! Ainda bem que me avisaste a tempo xD não sei é onde comprar tudo em separado, mas é uma questão de ver Citar
Paulo Korpys Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 (editado) - Editado Março 13, 2019 por Paulo Korpys Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Como "chego" às lojas do fórum ? Muito obrigado, mais uma vez Já pesquisei a loja que me indicaste e vou ver se entro em contacto com eles. Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 Bem aqui no porto tem 2 sitios onde fazem aquários e mais barato nao há. O meu 1.20*50*50 só custou 70 novo. A iluminação comprei aqui nos classificados. Diz quanto custa esses 2 que viste Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 O de iluminação normal custa 115 e o de leds 125. Fica em conta ? Citar
JoaoRRM Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 Boas, Depende dos leds, se forem de alta potencia ou dos singulares compensa, se forem de fita ñ vale a pena. Digo isto se quiseres meter plantas. Que lâmpada traz? Cumps. Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Penso que sejam de fita, pois eu espreitei e apenas tinha uma tira pequena ao longo da tampa. Cumps. Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Em relação à lâmpada, não vi nada :s o aquário estava fechado. Mas é uma das mais vulgares, penso eu. Mas sim, gostava de meter plantas no aquário. Citar
Paulo Korpys Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 (editado) - Editado Março 13, 2019 por Paulo Korpys Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 8, 2014 Autor Publicado: Outubro 8, 2014 Pois, na minha zona é que não há muita oferta :s Não conheço muito a área da flora de um aquário, também é um dos meus pontos fracos xD que espécies existem de fácil manutenção ? Citar
JoaoRRM Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 Se quiseres plantas de baixa manutenção esse kit serve. Mas se quiseres evoluir terás de comprar algo melhor.. Para anubias, fetos e algumas valisnerias serve. Cumps. Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 Então e com esta luz e com um fertilizante consigo manter outras plantas ? Citar
Paulo Korpys Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 (editado) - Editado Março 13, 2019 por Paulo Korpys Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 Sim, Paulo, já me apercebi disso. Hoje fui a uma vidraria e faziam aquários de 250L por 35/40 euros. mas agora põe-se outras questôes: para além de nesse aquário não dever vir integrado a parte de cima (calha?) nem luz, nem nada disso, tenho de adquirir tudo o resto e não faço ideia de onde comprar :s só mesmo online Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 O resto compra usado Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 onde ? só se for aqui nos classificados xD Citar
ricardo32 Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 Henrique tens aqui, tens no olx, tens no custo justo. Ou faz tu um topico nos classificados onde diz procura Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk Citar
Henrique Afonso Publicado: Outubro 9, 2014 Autor Publicado: Outubro 9, 2014 Certo. Então peço só que me aconselhes em que filtro e em que termostato escolher, por favor Cumps. Citar
Recommended Posts