Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos ..

Chamo-me Diogo Reis, e tenho 16 anos já sou membro do forum a algum tempo de tópicos no forum tenho apenas 2 ambos na área das doenças infelizmente.

A 1 ano e meio comprei ao membro Zé Carlos grande criador Português 6 discus, deixo aqui o meu grande obrigado pelas dicas e pelos belíssimos exemplares que trouxe.

A verdade é que era muito inexperiente para ter discus e não percebi isso mas mesmo assim nunca deixei de lutar para conseguir salvar estes seis meninos...

Com tudo hoje só tenho 4 deles neste caso 1 blue bolt penso, 2 alenquer, e outro que não sei a estripe ...

Pois os dois que faleceram foram dos pigeon que eu tanto gostava ...

Nunca consegui saber a causa da morte ( o primeiro não crescia (tinha a espinha torta desde que o comprei poderá ter sido disso) e o outro pensei sempre que tinha parasitas externos e internos usei tremazol da sera, esha 2000 e outros medicamentos sempre um de cada vez claro e com intervalos e tpas mas nao consegui salva-lo)

Mas agora pensando nas melhorias o bue bolt que chegou aqui com 4/5cm e que nao comeu durante 3 semanas esta agora lindo e com aproximadamente 12cm, um dos alenqueres que tambem chegou pequeno tem agora 10 cm e o que nao sei a estripe sempre foi um comilão desde que entrou na primeira montagem e já tem perto dos 13cm.

O outro alenquer esta no aquario hospital por ter batido ja algum tempo num ramo ou algo que aleijou-lhe o olho e nunca voltou a ser igual peço ajuda no medicamento que devo administrar (ja ouvi falar que azul metileno faz com que o olho recupere.)

Setup: Aquário: 120x50x50 (cm)= 300l brutos

Iluminação: Uma calha de leds feita por mim e uma t8 (não tinha por casa nada para t5) de 35w.

Filtração: SUN SUN 1400L/H com uv (sempre se portou bem não tenho razão de queixa)

Aquecimento: 1 250watts jager + 1 200 watts jager.

Substrato: 25KG de areia de filtro de piscina, e como substrato fértil rocha vulcânica 0.8mm + areao do rio misturado com sera floradepot da 1º montagem.

CO2: Não.

Fertilização:Não

Hardscape: Raizes de videira .. Ainda a espera de seixos rolados que tenho que ir apanhar.

Flora:

FRENTE:

TRONCOS E PEDRAS:
Anubias barteri var. barteri
Anubias barteri var. NANA
Microsorum pteropus

MEIO PLANO:
Cryptocoryne beckettii ''petchii''
Cryptocoryne undulata
Lotus

FUNDO:
Vallisneria sp. Americana -Ainda por plantar.
Vallisneria spiralis 'Tiger'-Ainda por plantar.
Echinodoros -Ainda por plantar.

Fauna:
Neste momento:
2 neons negros
3 discus
1 cobra kulli
1Peckoltia (Nao sei qual nem sei mesmo se é ... alguem ajuda?

Pessoal deixo aqui o video que fiz com muita dedicação para nao meter as fotos da montagem toda...

http://youtu.be/98bAAqc2wD0

Espero que tenham gostado :)

Editado por reisdiogo
Publicado:

Olá senhor Rui

No caso do discu que falo o olho não ficou baço mas sim furado mesmo

Os outros que entraram no aquario e que estiveram umas horas com os olhos baços e depois voltaram ao normal

Peço desculpa por ainda não meter a foto (não tive tempo ainda) mas vou por o mais breve possivel

Publicado:

deixa lá o sr...

bom , então esse que furou, esqueçe , não ha nada a fazer.

quanto aos outros , isso é sinal de que a agua não está com boa qualidade.

qual o regime de manutenção que utilizas?

volume das tpas , periodicidade , etc.

qua materias tens no filtro?

como o limpas?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Olá rui, obrigado pela tua ajuda ...

O aquário foi feito pela 2º vez (não sei se viste o video que postei mas se não viste agradeço que vejas e comentes).

Eu confesso que estava um pouco desleixado na montagem anterior mas agora tudo sempre bem feito:

Tpa: 1 vez por semana 20% da agua

Os parâmetros estão no video que fiz agora melhores (no2).

Filtro está no setup sun sun 1400l/h com cerâmicas esponja azul lã filtrante e rocha vulcânica .

Limpeza do filtro (1 vez por mês) :

1º-Fecho as torneiras

2º- Abro o filtro e ao lado meto um alguidar (só usado para manutenção do aquário) com agua do mesmo de modo que quando lavar as cerâmicas e as esponjas não percam as bactérias essenciais nelas contidas.

3º-Meto tudo de novo pela seguinte ordem (que não sei se esta certa): 1º divisoria a contar de cima -cerâmicas e biobolas /2º-esponja azul /3º lã filtrante .

O filtro tem uv mas raramente ligo ... (não sei bem quando devo ligar).

E falando agora nos discus acho que o pequeno baço dos olhos 4mm e apenas num olho (havia um discu que nem baço tinha) não deve ser nada da agua (pelos cuidados que tenho) mas sim pela grande ambientaçao que tiveram antes de entrar = 3 horas (+- gota a gota) .

Cumps e muito obrigado

Deixo aqui uma foto do discu com o olho furado que não se encontra num aquário principal (está numa caixa com 40 litros de agua).(espero poder melhorar o olho dele:

Ponho amanha porque ia tirar foto mas esqueci me que esta de noite e nao quero assusta-lo com o flash que ainda é fortezito... :)

Mas rui tens a certeza que nao dá para melhorar nem com antibiotico nem nada?

off topic.: Rui tenho que falar consigo sobre o seu aquario de agua salgada da costa portuguesa ... (estou a pensar se faço ou nao algo parecido)

Publicado:

os precedimentos parecem-me bem.

eu sempre preferi ter 2 filtros em vez de só 1 , porque assim limpas cada um deles alternadamente e nunca "mandas a baixo" a colónia de bactérias.

a uv podes usar umas horas por dia , ajuda principalmente a pôr agua cristalina e sempre esteriliza qq coisa.eu quando usei uv com discus tinha-a ligada 8 horas por dia.

os olhos baços pode ter sido de estarem na caixa sim.

da-lhes tempo e vê se isso passa.

quanto ao olho furado , aconteceu-me 2x, e nunca consegui recuperar, mas viveram na mesma sem problemas, só com o olho vazado.

certezas não tenho, é uma questão de tentares.

quanto ao salgado estás a vontade , pergunta o que quiseres.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado: (editado)

Olá outra vez ...

Pois eu também acho que de procedimentos está tudo certo ...

Ainda estou a ponderar a questão de pôr mais um filtro, isto porque o aquário não tem tubos la dentro é furado e o filtro está ligado aos furos e se mete-se outro filtro esta ja se iria ver e ficar um pouco mal em termos de estética mas 1º a saúde dos discus depois a estética :naughty: ...

-Deixo aqui uma foto do discu com o olho furado :

https://www.dropbox.com/s/9wj07fw3eai66i3/IMG_2014

1009_121844.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/qc4afpy8oq2g7zr/IMG_20141009_121944.jpg?dl=0

E agora dos discus e do aquario :

https://www.dropbox.com/s/nj4ua0ymlcy6kv0/IMG_20141009_122053.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/dhg1vz2zwn4kv4m/IMG_20141009_122106.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/axw2ency2aqadvw/IMG_20141009_122138.jpg?dl=0

Editado por reisdiogo
Publicado:

não dá para perceber bem ,mas não parece que o olho esteja vazado.

os meus pelo menos , estavam com todo o olho branco , não só com uma pinta.

pode ser que não esteja mesmo vazado e seja so arranhado.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Já algum tempo ja tentei alguns medicamentos que a loja que vou normalmente indicou e não vi melhorias...

Cumps e obrigado pela ajuda