Pedro Bernardo Publicado Outubro 3, 2014 Publicado Outubro 3, 2014 (editado) Boas.... Ontem reparei que um dos Peixe Gato Vidro "Kryptopterus Bicirrhis", tinha alguns pontos brancos pelo corpo... Como estão abrigados na sombra de um tronco e só à noite com a iluminação reduzida se aventuram para comer não tinha reparado... Estive a inspeccionar todos os outros peixes e nada tinham ontem. Fiz alguma pesquisa e à partida será ictio. Como já referi noutro tópico, com o método de fertilização por E.I. tenho de fazer TPA's de 100 litros todas as semanas, o que implica usar água directamente da torneira. Como comecei a fertilizar no verão, os 100 litros da torneira vinha à temperatura da água do aquário, cerca de 28ºC (muito calor no Algarve) Agora com o tempo a arrefecer, na torneira já está mais fria, e apesar de gradualmente a temperatura ambiente ter vindo a descer, (termostato a 26ºC temperatura ambiente ainda a 27ºC) a diferença que gera de temperatura com adição de água da torneira é cerca de 1ºC, não sei se por ai a origem do ictio. Em tempos falei em temperar a água com o esquentador, mas alertaram-me para o problema do cobre, mas vai ter de ser, pois chegando ao inverno não há outra hipótese... Hoje já vi os bótias de vez em quando a se esfregarem no substrato para coçar... Mas tudo normal e a se alimentarem normalmente... Comecei o tratamento ontem com esha 2000 e EXIT em conjunto, conforme aconselhado nas bulas e em vários tópicos que tinha lido, tenho a iluminação reduzida no tempo e na intensidade, tenho estado a enriquecer a alimentação quer seca quer congelada com vitaminas, desliguei o CO2 e tenho a bomba de ar a bombar 24h, a temperatura já está 29, li que é aconselhado manter nos 30ºC, mas também li relatos que as corydoras não toleram temperatura nesta ordem, estou um pouco perdido aqui... O aquário tem 200 litros Dois filtros (eheim pro 3 350 + classic 250) Esterilizador UV PH 6.5 Amónia:0 Nitritos: 0 Nitratos:10 Dureza KH <3ºd Acham que a coisa resulta assim ou há algo mais a fazer....? Editado Outubro 12, 2014 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
andre1991 Publicado: Outubro 3, 2014 Publicado: Outubro 3, 2014 Falta uma coisa que considero essencial. Ficares 1 semana com a luz desligada e com o aquário tapado com uma "manta" ou algo do estilo. Escuridao completa durante uma semana, só destapas para alimentar durante uns 10m. O ictio precisa de luz para desenvolver, assim estancas o crescimento. citando outro post do forum (foi uma pesquisa rápida no google): User Quo como disse o ictio é um fungo causado por um protozoário que é activado com diferenças de temperatura, por isso devemos aumentar as defesas dos peixes da seguinte forma:-variar a alimentação, dar uns suplementos vitaminicos tb é opção. -desligar as luzes do aquario durante o tratamento.-remover espécies conflituosas do aquário. Boa sorte relax... nao percebi porque de dois medicamentos.Eu quando tive isso no inicio usei um que dizia ICTO mais nada era um liquido azul...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 3, 2014 Autor Publicado: Outubro 3, 2014 Obrigado pelo comentário. Sobre os medicamentos... o esha EXIT é indicado para o ictio e o esha 2000 é indicado várias doenças. Nas bulas referem que associado ao ictio, por os peixes afectados estarem imunodeprimidos logo susceptíveis a outras doenças, podem ocorrer outras infecções, por outro lado, a sintomatologia do ictio pode ser idêntica a de outras doenças, ou melhor depende do diagnostico neste caso meu e pode estar errado assim como medida preventiva aconselham usar os dois medicamentos em simultâneo, pois não são agressivos, são biodegradaveis e não afectam o filtro, informação esta corroborada por outros colegas em vários tópicos que li sobre o assunto... Cumprimentos Pedro Bernardo
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 3, 2014 Autor Publicado: Outubro 3, 2014 Sobre a temperatura, é aconselhado 30ºC ou mais, as corys não sofrem com isso? Cumprimentos Pedro Bernardo
Nuno Neves Publicado: Outubro 3, 2014 Publicado: Outubro 3, 2014 Boas as coys não sei mas mete a temperatura a 29 Sent from my iPhone using Tapatalk Eu já tive isso e o apodrecer das barbatanas Tb tive. Quando fizeres o tratamento tira o carvão do filtro só voltas a meter no f do tratamento e fazes uma TPA Sent from my iPhone using Tapatalk
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 3, 2014 Autor Publicado: Outubro 3, 2014 Já tenho a temperatura a 29ºC. Carvão não uso, e á partida pelo menos tendo em conta a informação, com o esha EXIT e 2000 não será necessário pois supostamente são biodegradaveis, mas se necessário no fim do tratamento ponho... Vamos ver como corre... Já alguem teve bons resultados com esha EXIT e 2000? Existe eventualmente risco de perder alguns peixes???? Cumprimentos Pedro Bernardo
andre1991 Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 Existir existe mas desde que faças o tratamento não tem problema... No dia que acabar o tratamento faz TPA e coloca um pouco de carvão durante 1 semana só para remover o medicamento. Se quando abrires o filtro vires as esponjas com cores diferentes não te assustes é normal é do medicamento. Mais uma vez relax e mete os gajos as escuras. Alimentas os peixes sempre com a mesma comida (só por curiosidade)? Cumps.
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 4, 2014 Autor Publicado: Outubro 4, 2014 (editado) Sobre a comida... Alimento com granulado pequeno e médio, dafnia seca triturada vitaminada, artémia ou mix de crustáceos congelados, artémia eclodida de vez em quando, para além de 4 variedades de alimento de fundo incluindo vegetal e pastilhas de spirulina. Vou variando na qualidade durante a semana De vez em quando uso vitaminas da sera, adiciono num recipiente e deixo hidratar a comida que vou dar com gotas das vitaminas, acho que é mais viavel do que adicionar no aquário até porque diluidas na água, as vitaminas são perecíveis quando expostas à luz Editado Outubro 4, 2014 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
andre1991 Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 (editado) Ah ok. As vezes as pessoas dão sempre o mesmo de comida e as defesas dos peixes baixam. Quanto a temperatura da agua da TPA, a meu ver é o possível grande culpado. Ou entao algum peixe q tenhas introduzido 2 ou 3 dias antes ( mas terias dito penso ). Eu para temperar a agua que introduzo no aquário, uso uma coisas destas: Sou sincero nao sei se faço bem ou faço mal. Tenho 3 garrafões de 6L. Aqueço "0.5L" de água tirada de um dos garrafões e depois de aquecer essa agua meto 0.5L dos outros dois, dentro da chaleira para baixar e equilibrar a temperatura da agua de chaleira. Depois distribuo essa agua nos vários garrafões e vou medir a temperatura, tapo o garrafão e mexo o um pouco para misturar a água la dentro. Se tiver um offset de ]0, 3] graus quando meter la o termómetro, meto direto dentro do aquário. Não se pode é por agua mais quente do que existente no aquário, porque isso faz mal aos peixes. Ai das duas uma ou espero ou então tiro um nada de água e meto directamente da torneira. Mas ao fim de 1 mês ja tens sensibilidade para saber quanta água vais aquecer e quanta tens de distribuir etc. fica tudo mais rápido. As primeiras vezes é que é chato porque ainda não se tem aquela sensibilidade de quanta agua por para atingir a temperatura ideial. Acho que comprar um aquecedor para a agua das TPA's é o ideal mesmo mas acho que €€€ não são para deitar assim a toa (a meu ver). Até agora não me dei mal. A história do cobre também só é chata para camarões, de resto (eu não sei) peixes acho que não são tao sensíveis. Editado Outubro 4, 2014 por andre1991
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 4, 2014 Autor Publicado: Outubro 4, 2014 O problema é que não tenho espaço para ter 100 litros de água a aquecer e repousar... Cumprimentos Pedro Bernardo
andre1991 Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 Pois realmente 100L é muita fruta. Não da mesmo para guardar a 100L concordo, ou é direto ou não é. Se nao tiveres camarões ou espécies sensíveis, eu arriscava. PS: vou mandar um link para veres sobre o EI de um post do tom barr. (Nao sei se posso por links de outro forum suponho que não)
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 6, 2014 Autor Publicado: Outubro 6, 2014 André obrigado pelo link, tenho de estudar isso... Já fiz os 5 dias de tratamento com esha 2000 e EXIT, e está tudo porreiro, não há coçadelas e todos estão a se alimentar bem. Mantenho a bombar de ar ligada 24h, luz desligada e a água a 30ºC, convém manter essa temperatura quantos dias, alguns dizem 7 dias outros dizem 18 dias.... Convém daqui a uns dias fazer nova dose de esha? O peixe gato vidro ainda mantém duas manchinhas, mas como é transparente podem ser as lesões a cicatrizar ainda, pois por foram nada aparente ter Cumprimentos Pedro Bernardo
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 12, 2014 Autor Publicado: Outubro 12, 2014 Boas, Pessoal !!!! Botia maior voltou a cocar-se hoje... Não vejo nada na pele, mas.... O Gato vidro ainda tem alguma manchas, mas não consigo perceber se por fora ou por dentro, eles são mesmo transparentes, por isso fiquei na dúvida se seria a cicatrização, apresenta duas manchas com cerca de 2 a 3 mm num lado e noutro, ainda fiquei na dúvida se seria mesmo ictio, pois pelas fotos que vi, o ictio apresenta-se com muitas pintas pequenas... Estou um pouco perdido aqui.... Um dos escalares, não tem uma pontinha da cauda, mas não consigo perceber se foi um encontro imediato com o betta (que irá para outro aqua em breve) ou poderá ser derivado a doença... na cauda para além da falta de uma pontinha apresenta apenas um ponto branco e no corpo outro... Estão todos "felizes" e a comer bem.... Será que era ictio e voltou, ou era outra infecção e agora é ictio??? Volto a fazer o tratamento com EXIT e esha 2000? WTF... Cumprimentos Pedro Bernardo
Luis Batista Publicado: Outubro 19, 2014 Publicado: Outubro 19, 2014 Boas. Tive recentemente tambem um surto de ictio devido a uns gobios que comprei infectados. Ao contrario do que muitas vezes se diz, mudanças de temperatura não têm nada a ver com o aparecimento do ictio, já que não se trata de geração espontanea. A unica forma de introduzir ictio no aqua é atravez de fauna ou flora contaminados. A velha lenda de que o casulo pode viver no substrato e apenas se manifestar aquando de diferenças de temperatura não passa de mais uma ideia fundamento, lado a lado, com a de que escesso de fertilizantes causam algas... Tambem não necessitas de desligar a iluminação. A unica ligação do ictio com a iluminação é que muitos dos tratamentos anti ictio usam cloroquina ou verde de malaquita, que se degradam mais rapidamente em presença de luz solar, solar apenas e não a "nossa" iluminação... A temperaturas mais baixas na ordem dos 24-25 graus, o ciclo de vida do ictio prolonga se por semanas, mesmo alguns meses, até que seja visto a olho nu, os ditos pontos brancos, dai a ideia errada de que todos temos ictio no aqua... Convêm a temperatura estar na casa dos 30 graus para acelerar o ciclo de vida do parasita, que anda à volta dos 2/3 dias no corpo do peixe, caindo depois para o substrato, plantas ou decorações onde a esta temperatura, vive mais uns 2/3 dias até se transformar esse casulo em centenas de novos parasitas que vão infestar cava vez mais tudo. É nesta fase de nado livre que o tratamento é eficaz... Deves continuar o tratamento durante 3/4 dias após deixares de ver os peixes com pintas, para teres a certeza que todos os parasitas deixaram o peixe e se encontram ou em forma de casulo ou nado livre... Acabei a semana passada 6 dias de tratamento com o esha exit, com a temperatura a 29/30 graus. Tenho corys paleatus, bronze e sterbai e não tive qualquer problema com elas... Deixo te um artigo muito bom sobre o tema, onde desmitifica, com factos cientificos, muitas das lendas ligadas a este parasita... http://www.skepticalaquarist.com/ichthyophthirius Continua com o exit mais uns dias que isso desaparece tudo... Um abraço Pedro 1 Cumprimentos, Luis Batista Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015) Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 20, 2014 Autor Publicado: Outubro 20, 2014 Boas Luís, muito obrigado pela partilha!!!! Depois de um primeiro tratamento, e como referi, vi o botia a coçar-se, voltei a colocar a água a cerca de 30, só no 3º dia a esta temperatura iniciei o tratamento com Esha EXIT e 2000. Por acaso como tinha lido que normalmente pode existir um erro no diagnostico e quando se pensa que é ictio pode ser oodinium, e neste caso apesar do tratamento ser o mesmo, convém desligar a iluminação pois impede que esta faça a fotossíntese e enfraquece, perecendo ao medicamento. Continuo com dúvidas sobre se será uma coisa ou outra... Realmente introduzi um botia e 6 escalares lindos, mas o primeiro peixe a dar sinal foi um peixe gato vidro que já tem meses de estar no aquário com mais 3... O Cardinais estão, bem, as corys estão bem, apenas o gato vidro apresenta algumas manchinhas pequenas, mas como referi pode ser cicatrizes ainda... Quando iniciei o tratamento na segunda vez, vi um escalar com um ponto na cauda que ainda mantém, e vi outro a coçar-se nas folhas bem como o botia grande, mas apenas numa ou duas situações, sem frequência... Estão todos muito bem a comerem bem... Vou continuar o tratamento, na bula diz até 5 dias o exit, devo continuar mais um pouco? Cumprimentos Pedro Bernardo
Luis Batista Publicado: Outubro 20, 2014 Publicado: Outubro 20, 2014 O ictio ao que parece manifesta se primeiro em peixes mais frageis ou debilitados, com menos defesas, talvez por isso reparas te primeiro nesses barbos. Mas quando o ictio é visivel a olho nú, já de certeza mais peixes estão infectados... Se já não detectas o ictio, continua por mais 48 a 72 horas para teres a certeza de que eliminas todo e qualquer parasita que ande pelo aqua... Se a tua fauna está bem, mais 2 ou 3 dias não lhe faz grande incomodo... Segundo a esha, o exit não destroi as bacterias benignas nem necessita de ser eliminado do aqua no fim do tratamento, por isso, não te reduzas apenas ao indicado na dose prolongada e pelo sim pelo não, continua mais uns dias... Eu foi o que fiz e nem sinal de ictio... 1 Cumprimentos, Luis Batista Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015) Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 20, 2014 Autor Publicado: Outubro 20, 2014 Ok. Mais uma vez muito obrigado. Abraço Cumprimentos Pedro Bernardo
Renato.Vieira Publicado: Outubro 23, 2014 Publicado: Outubro 23, 2014 Já muito foi dito antes, mas quero apenas deixar o meu contributo. O parasita conhecido por "ictio" não eclode a temperaturas altas, quando abandona o seu hóspede e tenta proliferar, razão pela qual se aumenta a temperatura para 30ºC. Na verdade, e fica a correcção, não acelera o ciclo de vida do protozoário, impede-o de "nascer" e propagar-se para novos hóspedes. O uso de medicamentos de diluição em água, deve ser aplicado numa fase em que o peixe se encontre já fustigado e prostrado. O Exit é eficaz nesta fase, com tratamentos de 3 dias e 1 dia de repouso, sem trocas de água. A alimentação deve ser dada de igual forma, o uso de carvão activado pode debilitar a eficácia do medicamento, dado que o carvão absorve o mesmo. Se detectares os sintomas numa fase inicial, em 10% ou 18% do corpo, sugeria aplicação de sal (para cada 50L uma colher de chá) e 30ºC quanto antes. É importante não abusar da quantidade de sal, pois Corydoras não têm escamas, logo são mais sensiveis á quantidade de sal na água. A iluminação é completamente irrelevante desde que não tenha contacto directo com luz solar. Por norma, a temperatura e sal ajudam em muito e contribuem para uma recuperação rápida e não tão abrasiva ao ecossistema. As melhoras e boa aquariofilia. 1 Lima-Limão 500l
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 24, 2014 Autor Publicado: Outubro 24, 2014 Obrigado pela partilha Os peixes parecem estar bem, nada de notório, até o peixe gato vidro parece já não ter manchas... Estão todos activos e a comer muito bem, comida muito variada e vitaminada. Sobre o sal, não usei, pois tenho corydoras e botias, mas com o temperatura na ordem dos 30º, o esha exit e 2000 a coisa correu bem e sem queixas Apenas ficou um pontinho (chato) branco na cauda de um escalar, que não faço ideia do que será... A pontinha da cauda desse escalar que parecia roída, (com recorte que indiciava trauma e não degeneração) está a crescer a olhos vistos... Grande abraço a todos e obrigado pela ajuda Cumprimentos Pedro Bernardo
Luis Batista Publicado: Outubro 24, 2014 Publicado: Outubro 24, 2014 Boas noticias então... Isso é que se quer... Cumprimentos, Luis Batista Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015) Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 6, 2014 Autor Publicado: Novembro 6, 2014 (....) Apenas ficou um pontinho (chato) branco na cauda de um escalar, que não faço ideia do que será... (....) Boas Pois.... o pontinho chato está a dar muitas chatices... O pontinho ficou e apareceram mais dois, depois noutro escalar apareceu um no véu da barbatana dorsal e noutro igual... Algumas corys e botias coçaram-se no fundo... Sem muita frequência, vi duas ou três situações em peixes diferentes, todos comem muito bem e aparentam estar bem... tirando os pontos... Na zona dos pontos com cerca de 1 mm branco, o tecido das barbatanas começou a desparecer e depois de um tratamento intensivo com esha, só pode ser bacteria... Fiz hoje o tratamento com Sera Omnipur, espero que resulte... Cumprimentos Pedro Bernardo
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 7, 2014 Autor Publicado: Novembro 7, 2014 Esqueci-me de mencionar que a barbatana dorsal do Betta apresenta na extremidade uma descoloração ou despigmentação do azul... Já era para o ter tirado, mas por suspeita de doença não o fiz... O aquário para onde ele iria tens peixes... Outra coisa importante, alguns dos escalares, apresentaram fezes brancas e por vezes transparentes, fiz o tratamento com flagyl no alimento, artemia e bloodworms e eles sempre comeram muito bem e continuam a comer muito bem... por vezes ainda se nota algumas fezes brancas... Li, que a adição de flagyl liberta glicose no aquário, pois é um dos excipientes e tal facto, com a temperatura de 28º que ainda mantinha desde o tratamento do suposto ictio, cria um ambiente bom para bactérias... Tenho entre tratamento feito TPA's de 50%, tenho dois filtros que ultrapassam largamente a necessidade do aquário, amónia e nitritos a 0 nitratos também não estão elevados, pois desde que fiz o tratamento para o ictio nunca mais fertilizei... e a comida é toda papada. Sendo a alimentação ultra variada, passado pela congelada e vitaminada, etc... Continuam todos de bom humor, espero que o Omnipur resolva o problema, caso contrário e pelo que tenho lido terei de usar o backtapur direct... Que mer....... Cumprimentos Pedro Bernardo
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 7, 2014 Publicado: Novembro 7, 2014 Boa sorte e vai dando novidades Alguns dos meus aquários (shrimps)
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 7, 2014 Autor Publicado: Novembro 7, 2014 Obrigado Deixo algumas fotos... as possíveis e com o detalhe possível, pois estes meninos não param Cumprimentos Pedro Bernardo
Renato.Vieira Publicado: Novembro 9, 2014 Publicado: Novembro 9, 2014 (editado) Isso não é de todo ictio, são bactérias que provocam o sintoma já conhecido da degeneração das barbatanas. Limpeza geral ao aquário pode ser aplicável se não controlares os individuos contaminados. Usa Bactopur quanto antes, com tratamento de 4 dias descanso de 2, sem trocas de água pelo meio. Repete se não vires melhoras nos peixes. Tenta evitar colocar mais matéria orgânica no aquário, excesso de comida por exemplo, está na principal causa deste excedente bacteriano, seguida da propagação de um peixe novo. Aumento de temperatura para os já conhecidos 29,5ºC recomenda-se. Editado Novembro 9, 2014 por Renato.Vieira 1 Lima-Limão 500l
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