João Brás Publicado Outubro 3, 2014 Publicado Outubro 3, 2014 Boas tardes pessoal, vou deixar aqui o testemunho do que me tem acontecido com os meus camarões Red Cherry, espero que me consigam ajudar a compreender o que se passa. Aqui à umas semanas, após ter introduzido uns novos habitantes CBS, no meu comunitário comecei a ver uns Red Cherry mortos, corpo esbranquiçado dentro da água e sempre nos cantos do aquário, inicialmente aparecia um de 3 em 3 dias, até que um dia chego a casa e retirei 15 mortos :/. Fiz de tudo, coloquei cartão ativado, substitui a esponja do filtro, aspirei todo o areão em condições (tive que levantar o meu tapete de musgo de java todo), até que voltei a deixar de ter mortes durante uma semana, pesquisei uma possível causa e associei à doença do leite, desde ai tenho andado sempre atento e quando lhes dou comida verifico se algum apresenta sintomas da doença. Após verificar que alguns camarões começaram a ficar esbranquiçados pensei "Bem deixa-me tirá-los daqui para não morrerem durante a noite e os outros praticarem canibalismo!" e foi o que fiz, mas como não os queria deitar pelo esgoto vivos, pensei "Tenho ali o aquário das plantas ponho-os para lá ate morrerem.". As características deste aquário são muito especiais, ou seja, não têm cuidados especiais , é um aquário de 15 litros, com filtro só com esponja (muito fraquinho comprado por 10€ no Jumbo), sem termostato (água fria), 1 lâmpada de 12W económica e fundo de areia da ribeira da minha aldeia não tratada!! E o que tem acontecido aos camarões que lá coloco?!?! Vivos da "Silva", voltaram a uma cor bem vermelha, sempre a moverem-se e a procurarem a comida quando lhes coloco pastilhas de Spirula, chamo a atenção que alguns quando os retirei do aquário comunitário já nem se mexiam e agora andam todos contentes . Sei que não descobri a cura para a doença do leite, mas consegui recuperar estes camarões, ainda nenhum morreu. Agora se eu tivesse maneira de os identificar e voltar a colocá-los no comunitário, fazia isso para ver se os sintomas da doença voltavam, mas não tenho como fazê-lo, se os voltar a colocar no comunitário vou perder o rasto. Gostaria que partilhassem a vossa opinião neste caso, acham que a água fria está a fazer com que a doença pare a evolução? A água fria regride a doença em si? Será o ambiente da areia do rio que está a ter algum efeito? Outras sugestões? Conclusão: Os meus camarões que já mal se mexiam ao serem transferidos para o aquário de agua fria voltaram a ter vida, e espero eu a ser mais felizes, não querendo com isto dizer que será o melhor para eles e que eventualmente será uma solução. O primeiro camarão a entrar neste experiência faz hoje 2 semanas e meia. Desculpem pelo testamento, mas achei que seria interessante partilhar a história com o máximo detalhe. 1 My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
Tozé Nunes Publicado: Outubro 3, 2014 Publicado: Outubro 3, 2014 Obrigado pela partilha, já não é o primeiro testemunho que os camarões gostam pouco de muitos cuidados. Parece que quanto mais nos preocupamos com eles menos sorte temos com eles! 2 Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo SS Conceição Publicado: Outubro 3, 2014 Publicado: Outubro 3, 2014 Já agora elucida-nos o que tem acontecido no aqua onde supostamente apareceu os camarões, parou as mortes? ou continuam? só os red cherries ou também CBS?. Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
dg12 Publicado: Outubro 3, 2014 Publicado: Outubro 3, 2014 Obrigado pela partilha, já não é o primeiro testemunho que os camarões gostam pouco de muitos cuidados. Parece que quanto mais nos preocupamos com eles menos sorte temos com eles! Isto aqui resume a minha experiência nos camarões infelizmente! :/
João Brás Publicado: Outubro 4, 2014 Autor Publicado: Outubro 4, 2014 Já agora elucida-nos o que tem acontecido no aqua onde supostamente apareceu os camarões, parou as mortes? ou continuam? só os red cherries ou também CBS?. Boas Paulo, no aquário onde estão os red, também tenho CBS e CRS, as únicas mortes que tive foi nos Red's, de vês em quando aparece um ou dois por semana, mas como deves saber a doença do leite é difícil controlar devido ao canibalismo.. O que faço é perder algum tempo no aquário a observar os reds que possam ter sintomas e transfiro-os para o de agua fria. My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
clik Publicado: Outubro 4, 2014 Publicado: Outubro 4, 2014 (editado) Boas Sendo assim como aqui descrevem, presumo que não seja bem a doença do leite o que pode estar a acontecer é algum envenenamento. Se não tiveres notado o desaparecimento de CRS ou CBS, sendo a doença do leite contagiosa para ambas as espécies então não deve ser esta doença o motivo das mortes, tens que reparar se tens vermes do tipo mesostomas, planarias ou outros géneros de planarias. Se tiveres mesostomas estas libertam toxinas na agua que aos poucos vão envenenar os camarões um dos primeiros sintomas é o desaparecimento das crias, outro pormenor é tendência dos camarões adultos de deixarem de andar no substrato refugiando-se na esponja evitando andarem no substrato. Sendo por vezes o motivo da morte dos camarões juvenis e adultos dever-se ao comportamento depredativo destes vermes que em aquários com carga orgânica elevada é um problema. Editado Outubro 4, 2014 por clik
João Brás Publicado: Outubro 5, 2014 Autor Publicado: Outubro 5, 2014 Boas Sendo assim como aqui descrevem, presumo que não seja bem a doença do leite o que pode estar a acontecer é algum envenenamento. Se não tiveres notado o desaparecimento de CRS ou CBS, sendo a doença do leite contagiosa para ambas as espécies então não deve ser esta doença o motivo das mortes, tens que reparar se tens vermes do tipo mesostomas, planarias ou outros géneros de planarias. Se tiveres mesostomas estas libertam toxinas na agua que aos poucos vão envenenar os camarões um dos primeiros sintomas é o desaparecimento das crias, outro pormenor é tendência dos camarões adultos de deixarem de andar no substrato refugiando-se na esponja evitando andarem no substrato. Sendo por vezes o motivo da morte dos camarões juvenis e adultos dever-se ao comportamento depredativo destes vermes que em aquários com carga orgânica elevada é um problema. Obrigado pela resposta click. Continuo a ter bastantes crias dos red e continuo sem baixas dos CBS e CRS. Quanto aos camarões andarem no substrato não vejo isso a acontecer, continuam a andar sem problema.. No Entanto esta semana vou aspirar todo o areao. Planarias não vejo, mas esses outros que falas não sei o que são e como Identificar.. Alguma sugestão de como resolver? Obrigado My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
clik Publicado: Outubro 6, 2014 Publicado: Outubro 6, 2014 Boas Então deve ser algum problema de bactérias, as quais os teus red cherrys não estavam adaptados, provavelmente a quando da introdução dos CBS ou CRS. Relativo aos outros vermes por vezes e complicado a sua erradicação no caso das planarias tens medicamentos apropriados no mercado mas não quer dizer que resulte no caso dos outros vermes, mas se forem planarias desaparecem. O que temos que fazer é na montagem dos aquários proceder a uma desinfecção de plantas e troncos, também por vezes não se perdia nada em meter por uns minutos o substrato no forno pelo-menos a 70 graus pois já me aconteceu aparecer bichara em substratos novos pois suponho que aquilo não é esterilizado. Mas informação tens aqui neste Link. http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria&com=1&id=124&local=2
João Brás Publicado: Outubro 6, 2014 Autor Publicado: Outubro 6, 2014 Boas Então deve ser algum problema de bactérias, as quais os teus red cherrys não estavam adaptados, provavelmente a quando da introdução dos CBS ou CRS. Relativo aos outros vermes por vezes e complicado a sua erradicação no caso das planarias tens medicamentos apropriados no mercado mas não quer dizer que resulte no caso dos outros vermes, mas se forem planarias desaparecem. O que temos que fazer é na montagem dos aquários proceder a uma desinfecção de plantas e troncos, também por vezes não se perdia nada em meter por uns minutos o substrato no forno pelo-menos a 70 graus pois já me aconteceu aparecer bichara em substratos novos pois suponho que aquilo não é esterilizado. Mas informação tens aqui neste Link. http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria&com=1&id=124&local=2 As bactérias foi algo que me lembrei aquando do inicio do problema, pois os CBS podiam trazer alguma bactéria à qual eles já tinham obtido resistência e os Red não, mas os CRS que também já lá estavam não tiveram nenhum problema, o que estranhei. O aquário já estava montado a algum tempo, pelo que se tivesse surgido do próprio aquário penso que já teria sido à mais tempo. Obrigado pela informação, vou estar atento e tentar resolver definitivamente este problema, infelizmente hoje retirei mais uma vitima, um dos meus Reds mais vermelhinhos. Obrigado. Cumprimentos, My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
Recommended Posts