Recommended Posts

Publicado

Boas

Venho mostrar algumas fotos da reprodução de Apistogrammas abacaxis.

Esta foi a primeira espécie de Apistogramma que reproduzi, depois aventurei-me também com eremnopyge, e talvez haja mais num futuro próximo...

Desde já peço desculpa pela qualidade das imagens, mas a máquina, a luz e o fotógrafo não fazem jus aos protagonistas.

dsc02960mf.jpg

DSC04407_zpsa46ef18f.jpg

DSC04413_zps94d8f3c4.jpg

Este casal já nasceu cá em casa e são descendentes de um trio que adquiri ao Fábio Silva.

DSC04439_zps5afe0437.jpg

Esta postura nasceu na última semana de setembro e devem ser entre 20 - 30 alevins.

DSC04442_zps5fed47d1.jpg

Obrigado

Vitor Esculcas

Vitor Esculcas

Publicado:

Viva Vitor,

Parabéns pelas reproduções! Vai postando actualizações dos meninos :)

Abraço

Publicado:

Boas Vitor

Isto sim é aquariofilia biggrin.png' alt=':biggn:'>

Adorei os teus abacaxis !! Ainda vou ter alguns depois de conseguir posturas dos trifasciata

Espero passar a ver-te mais ativo aqui no forum ;) e a fazer updates desses pequenos ahah

Abraço

Guilherme Martins

Publicado: (editado)

Boas

Só para actualizar:

DSC04579_zpsa70fb95b.jpg

DSC04578_zps8da2746b.jpg

DSC04577_zpsff29188b.jpg

Os pequenos continuam a crescer e com grande apetite por artémia...

Obrigado

Editado por vesculcas

Vitor Esculcas

Publicado:

Muito bom Vitor ;)

Tens o aquario +/- a que temperatura ?

Obrigado

Deve estar a 24-25ºC, vamos ver como é sai o rácio Machos/fêmeas...

Cumps

Vitor Esculcas

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas

Depois de mês e meio com a mãe, os pequenos foram para uma aquário de crescimento, cerca de 30 com 2 cm.

DSC04600_zpsfb394861.jpg

DSC04610_zps2d7f276a.jpg

DSC04611_zps275e5ede.jpg

Obrigado

Vitor Esculcas

Publicado:

Muito bom esse vídeo dos 'pequenotes' a alimentarem-se, e que rica dose! :P

Abraço

Publicado:

Vai actualizando :drool3:

Bem Vitor, eu já nem tenho palavras :ohmy: isto está com um nivel espetacular!!

Mal posso esperar para ver esses pequenos um pouco maiores ;)

Vai mesmo atualizando ahah

Abraço

Obrigado Ricardo e Guilherme

Vamos ver como é que eles se desenvolvem e sobretudo como é com o rácio...

Das posturas no comunitário salvei 6 e são todos machos, mas a temperatura aí é mais alta 26-27ºC...

Cumps

Vitor Esculcas

Publicado:

Desejo-te a melhor sorte com eles... simplesmente ADORO abacaxis! Alias abacaxis e mendezi são os meus apistos favoritos.

Os abacaxis que tenho nunca os consegui reproduzir como deve ser,,, desde a femea virar macho e acasalar com uma filha do casal antigo e tudo mais... (filha esta que foi a uncia cria que consegui tirar das varias desovas).

Uma aventura imensa agora, tenho a filha com a 'mãe' (agora macho xD) a tentar reproduzir na minha bateria de aquários ahah vamos a ver se é desta! :P

Cumps,

Ricardo

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas

Há cerca de semana e meia retirei os 30 abacaxis do aquário onde estavam com a mãe e coloquei-os num aquário de crescimento.

DSC04631_zpsc280b9f6.jpg

Fiz uma TPA de quase 80% e voltei a juntar o macho à fêmea e coloquei também 7 Nannostomus beckfordi fêmeas.

Ontem tinha uma postura em natação livre...

Como não tenho mais aquários disponíveis vamos ver se se safam sem retirar o macho e os Nannostomus...

Obrigado

Vitor Esculcas

Publicado:

Venho deste modo reservar um casalinho daqueles que vais criar :P

Mereces mais aquários Vítor!!!

Ok Guilherme

Daqui a um mês, talvez...

Eu também queria mais aquários mas não dá...

Cumps

Vitor Esculcas

Publicado:

Hehe Vitor, mais uma vez parabéns!

Só eu é que não tenho sorte com os meus appistos... Tenho 4 juntos juvenis/adultos e não os vejo a formar casais... De vez em quando vejo uma fêmea a mostrar-se ao macho (tipo a mostrar a lateral), mas mais nada :/

Abraço

Publicado:

Hehe Vitor, mais uma vez parabéns!

Só eu é que não tenho sorte com os meus appistos... Tenho 4 juntos juvenis/adultos e não os vejo a formar casais... De vez em quando vejo uma fêmea a mostrar-se ao macho (tipo a mostrar a lateral), mas mais nada :/

Abraço

Olá David

Obrigado

Qual é a espécie de apisto que mantens?

A dança que descreves, nos meus, é o primeiro passo para as posturas...

Mas, se tens interesse em reproduzires, talvez te aconselha-se a tentares só com um casal...

Outra coisa importante é a alimentação, eu sempre que possível uso alimento vivo para estimular as reproduções.

Mas também te digo que vai muito do casal, sobretudo da fêmea que temos... tenho uma fêmea abacaxis já com 2 anos e tal e nunca consegui posturas viáveis com ela, e já tentei de mil e uma maneiras e com vários machos...às vezes é preciso alguma sorte...

Cumps

Vitor Esculcas

Publicado:

Eles foram-me vendido como sendo hongsloi, mas pelo tempo que os tenho e pelas cores/formato que demonstram não sei se são... Tenho que arranjar então um aquário maternidade para tentar. Mas de momento só tenho um 40x20x20 disponível e não sei se chega :/

Desculpa o off-topic :happy:

Abraço

Publicado:

Eles foram-me vendido como sendo hongsloi, mas pelo tempo que os tenho e pelas cores/formato que demonstram não sei se são... Tenho que arranjar então um aquário maternidade para tentar. Mas de momento só tenho um 40x20x20 disponível e não sei se chega :/

Desculpa o off-topic :happy:

Abraço

Estás à vontade, os hongsloi nunca tive, mas pelo que sei ficam um pouco maiores do que os tenho, mas acho que podes tentar nesse de 40...

Cumps

Vitor Esculcas