Parfausto Publicado Outubro 1, 2014 Publicado Outubro 1, 2014 Olá pessoal! O meu pedido de ajuda aos experts é o seguinte: Tenho um aqua de cerca de 45 litros com susbtrato TMC Nutrasoil Brown e moderadamente plantado. Por ter sido avisado sobre os picos de amonia deste substrato nas 2 primeiras semanas deixei 1 mês a estabilizar até colocar uns peixes e uns camarões. Neste momento o aqua tem quase 3 meses, tem cerca de 8 a 10 red cherry, e 2 casais de guppy Endler que são para sair uma vez que o destino do aquario é só gambas. - Passando ao que importa, quando faço testes à qualidade da agua tenho: Amonia = 0 Nitritos = 0 Quanto aos nitratos estão sempre um bocado altos. Faço TPA´s, não muito frequentes mas faço. Também nessas TPA´s só mudo uma pequena percentagem da agua mas, funciono da mesma forma com outros 2 aquarios que tenho sem acontecer isto e têm muito mais fauna e flora. Alguém tem alguma pista ou alguma dica que possa fornecer como ponto de partida para procurar a causa desta situação? è que nesse aquario já coloquei 2 Cristal Red e duraram 2 ou 3 dias, até saber o que se passa não vou colocar lá mais nada. Inclusive já apareceram 2 red cherry mortos também. Apesar de serem camarões baratos são seres vivos, não os queremos a morrer por aí sem mais nem menos. Desde já obrigado a todos pela ajuda. Citar
Paulo Korpys Publicado: Outubro 1, 2014 Publicado: Outubro 1, 2014 Hmm, "moderadamente plantado", "Faço TPA´s, não muito frequentes mas faço. Também nessas TPA´s só mudo uma pequena percentagem da agua mas," -> penso que está aí a origem dos nitratos altos. Podes explicar melhor, por favor, com que frequência fazes os TPA's e a percentagem de água que substituis? Citar
Parfausto Publicado: Outubro 2, 2014 Autor Publicado: Outubro 2, 2014 Olá Paulo! Antes de mais, obrigado pela tua resposta/ajuda. Tens razão, o problema deve estar aí.Falei com uma pessoa que entende um pouco ou pelo menos mais do que eu e a primeira hipótese a que chegamos foi a "quantidade" das TPA´s. Embora faça as TPA´s com alguma frequência ( espaços de 2 ou 3 dias, máximo 4 dias) apenas mudo cerca de 2 ou 3 litros num aquario de 40 litros. Outra coisa que talvez estivesse a fazer errado (talvez a principal razão de terem morrido alguns camarões) foi a rapidez com que coloquei a nova água em vez de o fazer muito lentamente Aos poucos vou melhorando! Obrigado pela ajuda e continuo aberto a mais dicas e sigestões, à sempre mais a aprender. Cumprimentos Citar
Recommended Posts