pfarrim Publicado Maio 9, 2005 Publicado Maio 9, 2005 Bom dia Caros amigos Após a minha primeira experiencia com aquários (peq. aquário de 60l) a paixão e o bichinho pela aquariofilia começou. Neste momento estou a montar um aquário de 180L. Já tem dois dias de montagem coloquei 30 Kg de areão fino mais 5Kg de fertilizante para plantas. Coloquei 6 plantas, 1 tronco e 1 coral com gruta. Quero fazer um aquário colorido a nivel de peixes. Discos, trigo gaster's e etc. Mas acima de tudo gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre quais os peixes que devo de colocar. Um abraço a todos. Pedro Farrim Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 e 1 coral com gruta O coral ser estiver "nu" vai-te alcalinizar a água. Agora se levou um tratamento de resina epoxy já não terá problemas. Aquário colorido... isso é complicado e normalmente dá asneira. Deves fazer um aquário com cabeça, tronco e membros, ou seja, deves estudar com calma as espécies a colocar, as necessidades de cada uma delas, o tipo de decoração preferida e os parametros de água. De nada te serve teres um aquário cheio de cor para 2 ou 3 dias depois teres peixes mortos ou doentes porque as condições/companheiros não foram bem estudados. Como vais ter de ciclar o aquário vais ter tempo para estudar o que pretendes. Uma das primeiras coisas que te aconselharia a fazeres é ver os parametros da tua água da torneira. Eles vão decidir o nivel de trabalho que vais ter na manutenção. Se o trabalho não te assusta e não te importas de gastar alguns €€€ não te precisas de preocupar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
pfarrim Publicado: Maio 9, 2005 Autor Publicado: Maio 9, 2005 Uma das primeiras coisas que te aconselharia a fazeres é ver os parametros da tua água da torneira. No aquário de 60L consegui obter os seguintes parametros após 1 mês de Control PH 7 Nitritos 0,02 dureza 6 Julgo que com algum trabalho e dedicação consiga obter os mesmos resultados no aquario grande. O que aconselhas de peixes Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Esse valor de dureza é baixo, o que significa que a adição do coral alcaliniza a água, enquanto que o tronco a vai acidificar (com sorte o resultado geral é nulo). Assumindo que consegues estabilizar nos 7, o que para 180L não será de todo impossivel a gama de peixes que tens à disposição é bastante alargada. Dado que já tens as plantas e o tronco diria que poderias apostar em peixes de dimensões maiores. Tens sempre os discus se gostas do tipo de peixe e parece-me que tens aquário para eles. Pessoalmente embora ache os discus bonitos, fascinam-me muito mais os escalares. Tens também os anabantidios em geral com especial destaque para as colisas e os trichogasters que são peixes muito bonitos e que num aquário das dimensões do teu se sentirão em casa. As opções são quase infindáveis. Praticamente todos os peixes excepto os cilideos africanos dos grandes lagos se dão bem em ph's de 7 por isso é só encontrares os que te agradam mais. Em termos de tamanho... ou arranjas peixes grandes (8 a 10cm em adultos) ou apostas em grandes cardumes de peixes pequenos. Tu é que tens de ver o tipo de aquário que queres Depois de decidires um set de peixes a colocar terás de ver se são compativeis entre si. Mas também tens tempo para te decidires e explorar as lojas na tua zona a conheceres os peixes. Tem é atenção a uma coisa... há peixes "artificiais" no mercado. Não compres nada sem teres a certeza que as cores naturais são mesmo aquelas. Encontras por aí muito peixe com cores e formas "estranhas". Se tiveres duvidas, pergunta por aqui antes de comprares. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
pfarrim Publicado: Maio 9, 2005 Autor Publicado: Maio 9, 2005 Muito Obrigado a Todos. Hoje vou tirar umas fotos do meu aqua e colocalas aqui afim de colher mais opniões. Mais uma vez um muito obrigado e estou aberto a sugestões. Pedro Farrim Citar
pfarrim Publicado: Maio 9, 2005 Autor Publicado: Maio 9, 2005 Caros amigos, Aqui seguem mais umas especificações do meu aquário: Tamanho: 95 x 55 x 38,5 Filtro JBL Cristal Profi 250 com Filter Boost JBL Lampada Solar Natur JBL 25W Lampada Solar Tropic JBL 25W Termoestato Visi-Therm 200W Plantas 2 x Limnopphila heterophylla 1 x Ludwigia palustri "Red" 1 x Alternanthera rosaefolia 1 x Anubias Congensis 1 x Anubias Nana Musgo Java Água KH 7 PH 7.6 No2 1 O aquário tem apenas 2 dias Gostaria de ter a vossa ajuda para decorar um pouco mais este aquário, bem como os peixes indicados para ele P.S. Gostava de colocar algumas imagens mas não sei como se me explicarem agradeço Citar
antonio silva Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Boas, No2 1 Se os valores de No2(nitritos) estão com 1,0 mg/litro existe alguma fonte de poluição dentro desse aquário...Ainda bem que não tens peixes no aquario, pois com esse valor estavam condenados á morte. Valores acima de 0,25 mg/litro já são prejudiciais para os peixes, 1 mg/litro de No2 é o valor mais alto da escala do teste da JBL. Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
pfarrim Publicado: Maio 10, 2005 Autor Publicado: Maio 10, 2005 Bom dia António, O problema relativo ao NO2 é a água da zona que infelizmente é muito má nesse aspecto estou a tentar reduzir esse valor colocando mais plantas. tive o mesmo problema no aquário mais pequeno mas já consegui resolver esse problema com muito trabalho mas consegui atingir o valor de 0,02 Obrigado pela informação e se soberem de outra resolução agradeço sugestões. Um abraço a todos. Pedro Farrim Citar
pfarrim Publicado: Maio 10, 2005 Autor Publicado: Maio 10, 2005 Depois de colocar mais umas pequenas plantas 1 x Cryptocoryne 1 x Crinum calamistratum 2 x Lilaeopsis brasiliensis Fico a aguardar noticias e conselhos vossos para poder melhorar o meu aquário Um abraço Pedro Farrim Citar
PedroDionisio Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Boas aqua em si e mto bonito mas na minha opiniao devias tirar o coral e o fundo porque aquarios de agua doce com fundos de agua salgada nao combina mete um fundo preto vais ver que fica logo melhor nao sei quais sao os planos para esse aquario mas eu punha mais umm tronco grande e tirava do meiopara um dos lados para os peixes terem espaço para nadar no meio onde vais poder velos melhor desculpa se passei das marcas afinal de contas em dois dias n da para fazer nada vai dando novidades Citar
lypepeixes Publicado: Abril 3, 2013 Publicado: Abril 3, 2013 esta ficano muito legal mas ta ficano mesmo sem espaço pros peixes.. Citar
Recommended Posts