carlos guerreiro Publicado Setembro 26, 2014 Publicado Setembro 26, 2014 (editado) Boa noite Preciso da vossa ajuda, Vou desmontar o meu aquario de 60litro comunitario para fazer uma montagem nova. O objetivo vai ser camarões (mais um!!) Não vai ser plantado, vai ter algumas plantas(low tech) e queria deixa-lo bem agradavel á vista Passo a dar o setup do aqua Aqua 60*30*40 filtro placa de fundo 58.5cm por 28.5cm eihm ecco 120 aquecedor eihm 50w luminaria sunsun 2*14w substrato pro soil aquaticnature 3/4 pedras recolhidas por mim trocos de videira tratados por mim Flora: 4 tipos de musgos 5/6 tipos de planta de caule tudo baixa manutenção Fauna: vão ser pra já os crs que estão no outro aquario depois logo se vê!! A minha dor de cabeça é a filtragem, o filtro externo está ciclado a muito tempo, mas está na hora de trocar as massas filtrantes, vou trocar aos poucos 1 cesto de cada vez, e fazer o ciclo do azoto novamente, antes de colocar alguma fauna. O filtro de fundo(placa), é a medida do aquario, comprei porque achei bom preço 1€!!! (deve ter sido engano ao marcarem o preço) só falta ligar a bomba de ar... Plantas de caule e filtro de fundo, não terei problemas com raizes ao longo do tempo??? A ideia seria os 2 tipos de filtragem completarem-se uma a outra Alguem que tenha os 2 tipos de filtragem em simultaneo?? espero não tar a aborrecer muito se puderem dar uma ajudinha abraço Editado Setembro 26, 2014 por carlos guerreiro Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 9, 2014 Publicado: Outubro 9, 2014 Boas, Olá vizinho, filtro de placa com plantas de caule, não acho grande ideia , a coisa até passa porque tens o outro filtro externo. Que plantas de caule estás a pensar usar? Outra coisa, as massas filtrantes não se trocam, basta lavá-las. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
carlos guerreiro Publicado: Outubro 10, 2014 Autor Publicado: Outubro 10, 2014 Boas Como entretanto não obtive resposta, acabei por não usar o filtro de fundo as plantas de pé usei staurogyne Murdania Keizak blyxas criptos as outras são musgos anubias e fetos java montei o aquario no dia 3-10 não foi tão rapido como eu previ e algumas plantas resentiram-se pois tiveram pelo menos uma semana num balde tive a espera de um amigo para dar os peixes e entretanto nasceu a minha filha, ora as coisas demoraram mais do que eu estava a espera agora já estão a vir novos rebentos em algumas e mesmo nos musgos, o Fissidins Fontanus ficou num estado lastimavel, vamos ver se recupera depois ponho fotos cumprimentos Citar
David EC Costa Publicado: Outubro 10, 2014 Publicado: Outubro 10, 2014 Boas Carlos Acho que fizeste bem em não usar o filtro de fundo. Outra coisa,eu montei à cerca de 2 meses um aquário com esse substrato e não estou satisfeito com o resultado dele. Não é nada como diz no saco. No meu caso não baixa parâmetros nenhuns,é mais inerte. Eu também estava para meter uns crs ou taiwan neste aquário,mas acabei por não o fazer,devido ao substrato. Acabei por meter lá os Red Rilli Sakura,pois está bom para eles. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
A. Ferreira Publicado: Outubro 10, 2014 Publicado: Outubro 10, 2014 Boas, Também acho que fizeste bem em não usar o filtro de placa, se precisares de musgo apita, tenho erect moss com fartura, troco por um pouco desses bambus. Fico a aguardar as fotos, mas se calhar era melhor abrires o tópico na área dos Invertebrados. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
carlos guerreiro Publicado: Outubro 10, 2014 Autor Publicado: Outubro 10, 2014 Pois david eu pelo que já vi tambem estou com essa impressão, e usei agua da rede com ph alto, não baixou nada tambem estou com kh e gh altos, não sei se será mesmo da agua ou das pedras que usei, e é bem mais leve do que estava a espera, para plantar as mais pequenas foi uma desgraça... António deixa crescer o bambu e depois falamos, dos cerca de 10/12 pés que tinha só escaparam ai uns 4/5 vou abrir sim nos invertebrados, pois preciso de umas opiniões da montagem não tou a gostar muito ali dum tronco e duma pedra cump Citar
Raiquiis Publicado: Dezembro 11, 2014 Publicado: Dezembro 11, 2014 Como está a correr o aquário? Manda ai um update sff. Citar
Recommended Posts