SandroA Publicado Setembro 25, 2014 Publicado Setembro 25, 2014 Boas tardes , estou com algumaa dúvidas em relação a iluminação do meu aquário . O aquário leva cerca de 20 litros , tenho guppyes apenas , tenho cerca de 5 pés pequeninos de fetos e também musgo de java, na passada segunda feira acrescentei um tronco tratado , o próximo passo será acrescentar substrato fertil da jbl manado de 5l , a iluminação apenas tenho um candeeiro de secretária com uma lâmpada 15wats (eco lampp - cool Day Light . A minha dúvida é mesmo nesta parte , posso ou não utilizar lâmpada domésticas como aquela que estou a usar ? Ou preciso mesmo de uma calha própria para plantas ? ________ Quando comprar o substrato será em breve , irei plantar mais uns pés de 3 ou 4 diferentes espécies . Em principio serão estas especies: -fetos de sumatra -bacopa monnieri -hygrophilas polysperma -heras vermelhas (esta estará em dúvida não consigo informação acerca dela) Obrigado deste já cumprimentos SandroA
Joaquim Machado Publicado: Setembro 25, 2014 Publicado: Setembro 25, 2014 Boa tarde, Sim podes utilizar perfeitamente aquelas lâmpadas economizadores pequenas, vê a quantidade de lumens que cada lâmpada tem e tenta garantir no mínimo uns 45/50 lumens por litro, visto que as plantas não serão muito exigentes, e tb que a temperatura de côr das lampadas seja de 6500 k. Já fiz isso e as plantas deram-se bem com este sistema. Espero ter ajudado - Rock Climb - The Woods -
SandroA Publicado: Setembro 25, 2014 Autor Publicado: Setembro 25, 2014 As lâmpadas que fala sao aquelas compradas nos chineses ou loja de eletricidade certo ? E posso na mesma utilizar o candeeiro desde que esteja ao centro do aquario ? Já agora o que é os lumens ? Muito obrigado
Joaquim Machado Publicado: Setembro 25, 2014 Publicado: Setembro 25, 2014 Sim podem ser essas, os lumens costumam vir descritos na porte lateral da lampada a dizer quantos tem, à partida uma ou duas lâmpadas deverão ser suficientes. ou então uma lâmpada PLL com cerca de 20 w. Em relação a esses candeeiros podem ser perfeitamente desde que fique a teu gosto é o que importa. Quanto aos lumens, é uma unidade de medida, ou seja, é o fluxo luminoso que a lâmpada emite, quantos mais lumens mais fluxo luminoso essa lampada tem - Rock Climb - The Woods -
SandroA Publicado: Setembro 25, 2014 Autor Publicado: Setembro 25, 2014 Muito obrigado . Uma grande ajuda Já agora o que é uma lâmpada ppl ? Quantos lumens devo ter no minimo e no minimo para o aqua que tenho , sabendo que vai ser plantado ?
A. Ferreira Publicado: Setembro 25, 2014 Publicado: Setembro 25, 2014 (editado) Boas, Dizes que vais acrescentar substrato fértil, 5 litros. ATENÇÃO que esse substrato não pode ficar em contacto com a coluna de água, tem de ser coberto por um substrato inerte. E 5 litros para um áqua de 20 litros é demasiado, 1,5/2 litros é suficiente. Edit (faltou a luz): para essa litragem 1000 a 1200 lumens é bom. Cumps, Editado Setembro 25, 2014 por A. Ferreira António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
SandroA Publicado: Setembro 26, 2014 Autor Publicado: Setembro 26, 2014 Porque nao pode ficar em contacto ?
vic_nunes Publicado: Setembro 26, 2014 Publicado: Setembro 26, 2014 (editado) Pq vai libertar os nutrientes para a coluna de agua... O que vai provocar um boom de algas q nunca mais vais controlar. Outra coisa, com essas plantas q tens 20 a 30 lúmens por litro fazem o trabalho. Se fosses meter mais plantas exigentes ai sim precisavas dos 50 lumens por litro. Em relação ao substrato, com um aqua de 20l e se for só pra meter essas plantas, não vale a pena sequer meter substrato fértil... vai deitando fertilizante na agua... Mas pronto isto sou só eu Editado Setembro 26, 2014 por vic_nunes
SandroA Publicado: Setembro 26, 2014 Autor Publicado: Setembro 26, 2014 então jbl manado serve? não preciso de por mais nenhum por cima desse ?
vic_nunes Publicado: Setembro 26, 2014 Publicado: Setembro 26, 2014 Sim, o manado serve. esse não liberta nada pra coluna de agua. o que podes fazer, fazes como A. Ferreira disse, metes, 1 ou 1.5L de aquabasic/ ou de outro substrato fertil antes do manado, e depois metes manado, ai sim deve ser prai 5L de manado ou então metes o manado e metes umas pastilhas de fertilizantes la pelo meio...
SandroA Publicado: Setembro 26, 2014 Autor Publicado: Setembro 26, 2014 Tens algum link dessas pastilhas ? Para ver quanto custa ? E se compensa Para um aquário de 20l acham que 5l é muito?
A. Ferreira Publicado: Setembro 26, 2014 Publicado: Setembro 26, 2014 Boas, Para um áqua de 20 litros 2, no máximo 3 litros de substrato chegam. Cumps, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
SandroA Publicado: Setembro 28, 2014 Autor Publicado: Setembro 28, 2014 Obrigado A.ferreira , em principio irei comprar o manado , e ja agora aconcelham o preto ou castanho ? Queria que fosse o mais bonito a nivel de estética
Recommended Posts