Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Estou a pensar comprar um aquário 100x40x50 183L, aquecedor Eheim Jaeger 125W, areia branca silicia e a minha pergunta é a seguinte:

Qual destes filtros escolher em relação preço/qualidade?

Eheim Classic- 250 Plus (74,95€, mangueira de 3m, tubagens, esponja fina e esponja de carvão e o pack plus com materiais filtrantes (esponjas biológicas) e torneiras duplas.

Sera Fil Bioactive 130 UV (94,60€, imediatamente pronto para uso e biologicamente ativo. Penso que terá incluído as tubagens e mangueira.)

Editado por BioJaeger
Publicado:

Penso que ficarias melhor com o da Eheim, mas não esse modelo, fica curto para essa litragem.

2215 penso que seria mais seguro ;)

Publicado:

Uma dica que dou não é para o filtro mas sim para o aquecedor. Um de 175W ou até mesmo 200W é melhor e mais eficaz.
Por experiência própria e por dicas de vendedores, afastar dos filtros e outros equipamentos da Sera poupa nas dores de cabeças, eles são bons com manuais, produtos para a água (medidores, etc) mas pouco ou nada mais que isso.
Os filtros da JBL também são bastante bons e para essa litragem acho que o e701 chega bem. Tenho o 901 e são super silenciosos, muito eficazes e relativamente fácil de manter.

• 1 mês depois...
Publicado:

Muitas mudanças ocorreram desde a altura em que criei este tópico...

Agora é um de 300l e com o filtro externo da JBL e1501 com um caudal de 1400l/h. Estava a pensar comprar um UV para ligar à saída do filtro, mas será a melhor opção? Acho que vai reduzir o caudal e não sei se estarei a fazer bem.

Publicado:

BioJaeger, leste algo sobre esse filtro? Por acaso ando a pesquisar sobre filtros (Eheim 2217 vs JBL e1501) e já encontrei alguns posts antigos sobre pessoal que se queixa de perda de caudal no JBL e1501.

Pesquisei também para além do fórum e as opiniões dividem-se. Alguns dizem que é uma maravilha pois não se ouve nada, outros dizem que não vale a pena pois rapidamente perde o caudal devido à qualidade do motor.

Se já arrancaste com o filtro, vai postando notícias.

Ricardo Domingues

Publicado: (editado)

Ainda não arranquei, apenas o decidi como compra. Em relação as opiniões, acho que é como vários produtos, para umas pessoas corre tudo bem e o produto faz o seu trabalho, para outras já não é bem assim. Nas lojas os reviews que tenho visto sobre o filtro foram todos positivos. No que toca à perda de caudal, pode ser problema do filtro ou também de quem o utiliza. Pode não limpar o filtro corretamente ou nem o limpar, pode colocar demasiadas matérias filtrantes até aquilo estar tudo quase arrebentar. Aquilo que me levou a comprar este filtro foi o facto dos reviews que vi serem positivos e ser o melhor ou um dos melhores em qualidade/preço para esta litragem

Editado por BioJaeger
Publicado:

Vejam no site ecoarium filtro odysseia 1600l/h só por 80€

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

É bom? Já o usaste?

Publicado:

Vejam no site ecoarium filtro odysseia 1600l/h só por 80€

Tem um design engraçado. Até parece um caixote do lixo :tongue:

Agrada-me os 1660 LPH, mas 36w... :shock4:

Ainda olhei para o Eheim Professional 3, consome só 16w para bombar 1050 l/h... são menos 20w, mas são 100 € a mais.

Ricardo Domingues

Publicado:

Tenham atenção que o anunciado pelo fabricante nem sempre corresponde à realidade.... Já vi testes em filtro que indicam 900 l/h e sem matérias filtrantes nem a 450 chegavam.

Publicado:

Pois, eu comentei mesmo só pelo preço. Agora se ele faz o trabalho que deve não sei. O meu custou entre 80 ou 90 um inca turbo jet senão me engano, com todo o equipamento e materias filtrantes, não sei se é aconselhado para o meu de 300l mas até agora não tenho queixa , nem ruído faz

Publicado:

Tenham atenção que o anunciado pelo fabricante nem sempre corresponde à realidade.... Já vi testes em filtro que indicam 900 l/h e sem matérias filtrantes nem a 450 chegavam.

Acredito que sim. Nas minhas pesquisas já vi falarem mal do JBL e1501 acerca disso. Sem matérias filtrantes e o caudal era uma miséria.

Mas talvez seja como o BioJaeger diz, podes ter o azar de te calhar um filtro mau ou de seres mau para o filtro.

Enfim, continuo indeciso. Eheim 2217 Vs Eheim Professional 3 Vs JBL e1501.

Ricardo Domingues

Publicado:

Nao disse bem o meu, é o turbo pro jet 2210. Tanto eheim como jbl são grandes marcas e isso as vezes pagas a marca e não o produto

Publicado:

Primeiro eheim, mas em qualquer marca eu procuro saber relatos, pq mesmo um jbl pode valer a pena o que pode acontecer é ter que se optar por um filtro com a indicação de l/h mais elevada.

Caso não encontrem info perguntem, melhor saber antes do que depois.

Publicado:

O meu é indicado para aquas até 350l, até agora excelente trabalho e nada de ruido.

O que me custou foi montar as tubagens por causa das curvas, acho que as tubagens deviam encaixar melhor mas de resto não me queixo e custou no maximo 90€

Publicado:

Filtros externos ? primeiro Eheim e só depois Eheim. biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

««Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar»»

Abraço

José Santos

Publicado:

Filtros externos ? primeiro Eheim e só depois Eheim. : biggrin:

Não sejam assim! Tenho aqui 3 JBL em casa e nunca tive problemas. :smile2:

Também tenho um Classic da eheim, muito sinceramente não aprecio os clássicos desta marca. Se me disserem , ah vou optar por um da gama professional, aí já digo que sim, são muito bons mas os preços já são outros quinhentos também.

Publicado:

Pois Vera, no que toca a filtro, no meu caso, fechei os olhos ao preço e comprei o Eheim Professional 3 2071 (que era o mais indicado para o meu aquário).

Posso dizer-te que é, ou foi, a peça mais cara do meu aquário!

Às vezes queremos poupar e acabamos por ter que gastar mais!

Publicado:

Realmente o Eheim Professional 3 (600 no meu caso) combina uma boa capacidade de bomba (1250 l/h) com os míseros 16w, o que me agrada bastante. Mas já tive alertas (por exemplo do Sr. Rui da Ruimar, passo a publicidade), que os clientes voltam à loja para reclamarem filtros pifados. E quase todos depois da garantia.

Já os Classic ninguém se manifesta. No entanto, para o meu aquário teria de optar pelo 2217, já são 20W. Quase que seria melhor ter 2 2213's a funcionar (8w+8w = 900 l/h) se não fosse pelo trabalho de ter de limpar 2 filtros.

Ricardo Domingues

Publicado:

Mas com dois filtros tens a possibilidade de limpar alternadamente, caso tenhas problemas com um tens o outro que irá pelo menos manter o sistema. Eu tinha dois filtros a funcionar no meu antigo aquário de 700L.

São opções e sim Eheim é eheim.