Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Recorri a este forum devido a não conseguir encontrar apoio técnico da Aqua Medic aqui em Portugal. Também recorri a este forum pois o local aonde fiz toda a compra de aquário, material etc, que foi numa loja na qual eu já era cliente e já conhecia o dono tivemos um desentendimento.

O que acontece é que a aba que suporta o escumador que deve ser colocado numa das laterais da sump não me é possível colocá-lo lá, pois o topo do escumador bate no aquario (que se situa a cima da sump). Mesmo que estivesse no sitio, desde a montagem, o topo do escumador (copo) ficaria muito próximo do aquário (situado a cima) impossibilitando o acesso/ manutenção. Tentei montar o escumador por duas vezes, apesar do copo estar em contacto com o aquário. Coloquei objetos por baixo do escumador para dar a altura necessária para os tubos ficarem devidamente ligados. Aconteceu que a água encheu rapidamente o copo, apesar da abertura da saída de água estar no máximo... Não sei o porquê deste resultado. A segunda vez que coloquei o escumador após esvaziar a água, assim que começou a trabalhar tudo bem. Mas o nível da água da sump baixou (devido á água que entrou no escumador), e assim que encho a sump para o estado normal, acontece o mesmo, o copo começa a encher rapidamente.

Irei colocar fotos de forma a ajudar a explicar esta situação. Espero ter conseguido ser claro e espero conseguir ajuda para resolver esta situação.

Melhores cumprimentos,

João Soares

Publicado: (editado)

Boas.

As fotos ou até mesmo video ajudava. De qualquer maneira, ele está montado como Hang-On (no vidro) ou como interno ( todo dentro da água)?

O aquário é recente? Já está com água salgada, certo?

Qual é a bomba que ele usa? A OR2500?

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

https://vimeo.com/106486038

Foi a 1ª vez que fiz isto. Espero que dê para ver.

A água do aquário é do mar, tratada. O aquário está na fase inicial. Sem peixes, corais, cheio de algas e bichinhos, e uma estrela do mar.

Gonçalo, a bomba é essa mesma. Obrigado pela resposta.

Cumprimentos.

Publicado:

Olá João,

Isso de facto é estranho; eu tenho um Turbofloter blue 1000, que funciona da mesma maneira e tem vários anos de funcionamento, sem problemas.

Colocaste a peça para tornar mais alto o pescoço do escumador, se é que esse modelo também tem? O meu funciona melhor com essa peça, do que sem ela e usando a torneira consigo regular perfeitamente a altura da água no copo.

Abraço

• Votar + 1
Publicado:

Boas

Isso pode acontecer por vários motivos.

Se o escumador for novo pode vir com algum tipo de gordura ou outra coisa qualquer que o esteja o por "tolo", lava bem com vinagre.

Podes ter alguma coisa na água do aquário, deitas alguma coisa?

Certifica-te que realmente a saída esta toda aberta e se não tem nada a obstruir a saída de água. Outra coisa a verificar é o tubo do ar e o regulador. Se tiver fechado vai-te fazer subir o nível de água dentro do escumador.

Tenta ver se tem altura mínima entre a bomba do escumador e a saída de água.

Publicado:

Boa tarde,

Desde já agradeço todas as resposta e dicas que me têm dado.
Gonçalo, ao pôr o escumador do lado direito será uma alternativa (não a preferida), mas no entanto o copo continuaria em contacto com o aquário... Tenho a duvida se é possivel deixar o escumador no chão (em vez de colocar objetos por baixo) e depois com magueiras levar ate a sump a água.

Csi, realmente ja me deparei com um peça cilindrica baixa, e translucida que não sei para que serve. A parte de cima do escumador (copo) dá para separar do escumador? É que já me aconteceu sair água dessa união.

rjpf Lavo com vinagre o seu interior? O tubo do ar está OK e coloco-o perto do copo do escumador (aquela peça azul). Quanto a altura minima, não percebi muito bem. O que acontece é que a bomba que puxa a água para o escumador está mesmo por baixo da saída de água (que está feito assim). O nível da água (na zona da bomba) interfere com o bombeamento da água, estando a bomba sempre submersa?

Obrigado,
João Soares

Publicado:

Olá João,

Essa peça cilíndrica, deve ser colocada entre o corpo do escumador e o copo; sem ela o escumador tende a perder água.

O copo pode e deve ser separado do corpo; é a forma de o despejar e lavar.

Abraço

• Votar + 1
Publicado:

Boas

Primeiro faz o que o csi te disse. Acho é que com essa peça não vais conseguir meter o escumador aí dentro mas poderá bem ser a falta dessa peça que te esteja a fazer transbordar. Antes de o teres comprado devias ter pesquisado o tamanho dele e ver se tinhas espaço para o meter.

Quanto ao vinagre, eu costumo lavar o meu pelo menos uma vez por mês para retirar coralina e outras coisas. O que faço é meter num recipiente o escumador e depois encho com água e vinagre e deixo estar um pouco. Esfrego e depois passo bem por água e volto a meter a funcionar.

Quando falava da altura da bomba era do comprimento do tubo que liga a bomba ao escumador, quanto mais pequena essa distancia mais te vai sair água por cima. E não sei se tem um valor mínimo isso é o que tens que ver.

Ao meteres o escumador em baixo e depois com mangueira ligares a sump vais estar a aumentar a altura da saída de água e isso acaba por te aumentar a altura de água dentro do escumador.

Não consegues baixar a sump?

• Votar + 1
Publicado:

Bom dia,

Obrigado pelas dicas bastante utéis que me têm dado.

Só para terem noção o gajo a quem eu comprei tudo é que disse que dava. Que o escumador cabia, ele tinha aconselhado o turboflotor 1000, mas eu li em qualquer lado que o escumador deve ter 3x mais a capacidade do aquário e eu tenho cerca de 500l de água. Mas são problemas que eu ainda tenho que resolver.

Estou a ver que a unica hipotese que tenho é baixar a sump, pois ela esta apoiada na estrutura e cortando as barras que a seguram dá para descer uns 15 cm. o espaço que tenho no interior é de 80cm e a altura da sump é de 45cm e o escumador 62, e o hang on 34cm, e já vi que assim dá. É a única hipotese.

Descobri a tal peça o pescoço encaixei-a no escumdor e depois o copo e não sei como parti-a --'

Obrigado pelas respostas,

João Soares