Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia,

Tenho um lago com cerca de 1500L com 4 carpas, 1 goldfish, 1 telescópio e até ontem tinha 2 cometas, mas um deles morreu, com o que na loja me disseram ser a virose da primavera.

Eu na semana passada, sexta-feira, já tinha iniciado o tratamento para a virose da primavera em 3 peixes (1 carpa, 1 cometa e 1 goldfish) que era os que notei que estava afectados e coloquei-os em aquários a parte. Mas só ontem é que me apercebi que o cometa também estava doente, pois quando vi no sábado, altura em que dei uma limpeza geral ao lago, ele estava bem e não tinha as típicas manchas vermelhas pelo corpo, comia e era activo.

A minha duvida é a seguinte: eu não conheço nada desta doença e na loja por acaso não perguntei, mas é necessário fazer algum tratamento directamente no lago para matar o virus que por la ande?

Como os outros andavam bem e não tinham manchas não me preocupei, mas afectou mais peixes e acredito que se os for por de novo no lago eles podem voltar a ficar doentes e os que la estão também não devem andar bem pois tem comido pouco e andam menos activos.

PH: 8.5

Não tem filtragem

Tenho Elodeas e Valisnerias em vasos e um nenunfare.

Tratamento da virose: JBL Punktol red plus 125

Desde já agradeço a ajuda.

Cumprimentos,

Oz

Editado por OzPT
Publicado:

Caso alguem tenha tido a mesma duvida que eu, deixo aqui a resposta dada pela Sera a um email enviado por mim a pedir informações.

Quando se trata da virose da primavera, os peixes passam a ser portadores do virus para o resto da vida, ou seja, caso novos peixes sejam postos no lago, eles irão apanhar o virus. Portanto é impossivel eliminar o virus.

Outra coisa que ele referiu é que nesta altura do ano não poderia ser virose da primavera, mas sim os peixes estarem infectados com uma bacteria. O tratamento deveria ser feito com Sera Baktotabs.

Neste momento tenho os peixes no lago á 2 dias e todos aparentam andar bem :smile2: (voltaram ás "corridas pelo lago" como dantes biggrin.png' alt=':biggn:'> )

Cumprimentos,

Oz