joaopontes Publicado Maio 8, 2005 Publicado Maio 8, 2005 Bom dia. Li que se podia fazer CO2 com uma garrafa de 2L, 2 colheres de açúcar, 2 de fermipan e 1L de água. Bem depois disto tudo a minha questão é a seguinte: posso fazer isto numa garrafa de água de 1L? Preciso isolar a saída da garrafa antes de ser usada, para não sair o gás? A aplicação do CO2 tem um efeito rápido ou demora um pouco? Abraço. -->Álbum do meu aquário<-- João Pontes
five pra one Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 boas bem eu uso uma chavena normal de açucar para 1 L , para mim so duas colheres e muito pouco para dois litros ou ate mesmo para um litro. uso uma colher de cafe cheia de fermipam. sim a garrafa tem de estar bem isolada. as leveduras demoram mais ou menos 24H ate começarem a produzir o co2 e assim que ele se dissolve na agua ou seja assim que as bolhinhas começam a sair da tua pedra difusora e se começam a dissolver na coluna de agua, as plantas imediatamente aproveitam-no.se comprares um difusor de co2 dakeles em escadinha ou em cilindro melhor. espero ter ajudado abraços
joaopontes Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 Tks! Já agora, não querendo abusar, aconselhas-me o musgo de java para um aquário de 22L? -->Álbum do meu aquário<-- João Pontes
Vlad Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Não te esqueças de Bicarbonato de Sódio. Parece-me que te falta isso na tua receita. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Esgalha Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 ja agora qual a funçao do bicarbonato de sodio?? ja consegui fazer sem, e n notei grandes diferenças
Luís Fortunato Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Olá. ja agora qual a funçao do bicarbonato de sodio??ja consegui fazer sem, e n notei grandes diferenças O Bicarbonato de Sódio não é necessário para os fungos do fermento conseguirem fermentar. Mas na fermentação alcoólica, como o próprio nome indica, além de se libertar CO2, o que nos interessa, também se liberta Etanol. Com o passar do tempo, os fungos ficam "inundados" de Etanol e apanham uma bebedeira de "caixão à cova", e pura e simplesmente começam a morrer, por não tolerarem tanto Etanol. Um dos problemas é também, que com o passar do tempo a "sopa" onde se encontram os fungos, começa a ficar ácida, e estes começam a morrer. Ao adicionares o Bicarbonato de Sódio, por ser uma base, consegues manter o pH da "sopa" não muito ácido (até se esgotar o açúcar) e assim não morrem os fungos. Outro factor prende-se com o facto de tornares mais fácil a libertação de CO2 se adicionares Bicarbonato à solução. Os fungos ao produzirem CO2 libertam-no para a água em seu redor, e tal como nos aquários, ninguém nos garante que ele se vai embora, pura e simplesmente (daí a fermentação ao longo do tempo diminuir o pH). Por isso, se adicionares NaHCO3 à "sopa", já tens a água saturada de iões bicarbonato, e o CO2 já não se consegue dissolver, indo "directamente" pelo tubo até ao aquário, onde ele é necessário. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Esgalha Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 tkx . so uma duvida: de que forma e que o bicarbonato de sodio ajuda relactivamente ao etanol?
Just_me Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Não é relativamente ao etanol. simplesmente as leveduras podem morrer por excesso de alcool ou podem morrer devido a uma baixa de pH. Só que para morrer por envenenamento etilico demoram muito mais tempo ja que precisam de criar muito mais alcool. A queda do pH mata-as antes disso e portanto o bicarbonato de sódio serve para evitar a morte por baixa de pH. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
MiguelSCosta Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 A melhor receita que arranjei até agora foi 1L de água,2chávenas de chá de açucar, 2culheres de café de Fermipan e 1culher de café de bicarbonato. abraço. Cumprimentos, Miguel Costa
Recommended Posts