diogo_ribr Publicado Setembro 16, 2014 Publicado Setembro 16, 2014 Boa tarde, começou-me a aparecer no meu aquario uma praga de algas que não sei como é que resolvo isto. Nas fotos abaixo tem pouco, neste momento apenas está na parte debaixo do vidro, rente ao solo do aquario. Mas aqui à uns tempos era no vidro todo de tal maneira que essas manchas verdes deviam de cobrir cerca de 50% do vidro. Comecei a esfregar isso com uma esponja e não saiam. Lá tive de arranjar uma coisa mais dura e lá esfreguei, esfreguei e esfreguei até que consegui tirar aquilo tudo (estão mesmo agarradas ao vidro) tive mesmo de fazer força para as remover. Comecei a diminuir as horas de luz do aquario, mas mesmo assim já estão a aparecer outra vez. Uma curiosidade, eu tinha uma placa de acrilico a separar o aquario a meio e a placa já estava praticamente coberta disso de um lado e do outro. Ontem tirei-a para a lavar, peguei num esfregão, e quando estava a lavar aquilo, oh pah, que cheiro horrivel que estas algas deitam. E além do cheiro, a água que saia era MESMO VERDE. alguem me sabe dizer porque que isto aparece? Há algum peixe que consiga comer isto? Tipo ottocinclus, SAE ou algum outro? Nota: o aquario neste momento está com 4/5h de luz diariamente, temperatura a 27ºC e o resto dos parametros estão bem. E nas próximas imagens, penso que seja um problema de excesso de luz. Como resolvo? Aguardo respostas
Rocha Silva Publicado: Setembro 19, 2014 Publicado: Setembro 19, 2014 Tens plantas verdadeiras? Ajudavam-te a absorver os nutrientes em excesso. Pois uma equipa de limpeza que te ajuda de certeza.
diogo_ribr Publicado: Setembro 21, 2014 Autor Publicado: Setembro 21, 2014 plantas verdadeiras tenho poucas. mas é só isso que posso fazer? não tenho mais respostas?
Luís T. Publicado: Setembro 22, 2014 Publicado: Setembro 22, 2014 Sofro do mesmo no meu aquário. Nem os ottocinclus, outros peixes do género e nem as Neritinas dão conta da praga e tenho algumas plantas naturais.. Também só me resta esfregar. Li aqui no forúm num post já com anos de alguém que numa invenção caseira colocou batata doce numa espécie de funil por onde passa a água que sai do filtro por forma a batata ganhar raiz. Falavam lá que a batata é um excelente comedor de nitratos ou nitritos que purifica tanto a água que não deixa alimentos suficientes para as algas proliferarem. (O post estava na secção de técnicas e manutenções e só procurando nos tópicos do fim para o inicio).
BioJaeger Publicado: Setembro 22, 2014 Publicado: Setembro 22, 2014 Experimenta o "API Prevent Algae"
andre1991 Publicado: Outubro 13, 2014 Publicado: Outubro 13, 2014 Se for nos vidros podem usar um "cartão de credito" (algo do estilo que ja não usem). Não risca o vidro e arranca a "placa" verde do vidro. Convém fazer isto mesmo antes da TPA, para deitar fora isso.
Sergio pinto Publicado: Novembro 7, 2014 Publicado: Novembro 7, 2014 Será que tens o aquário muito perto da luz solar? E que isso acontece muito no meu e estou convencido que e por isso
Recommended Posts