Recommended Posts

Publicado:

Olá.

Ouvi dizer que existe um sistema em que se usa reagentes quimicos em vez de usar reagentes biológicos, alguem conhece esse sistema

Existem várias maneiras de produzir CO2, a fermentação é uma delas, oxidação do carbono (carvão, sistema Carboplus), respiração, etc...

Essa que tu falas, é das mais simples, agora se dá os mesmo resultados que as outras, isso não te posso garantir, porque nunca experimentei.

Se adicionares a água uma quantidade suficientemente grande de Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) ou de Potássio (KHCO3), de forma a que nem todo o Bicarbonato se dissolva. Ou seja, que fique no fundo do copo ainda Bicarbonato (chama-se a isto uma solução saturada). Depois podes arranjar uma maneira de deitares ácido para cima desta solução de maneira controlada. Tipo sistema Kalkwasser, pinga-pinga tipo soro. quanto mais ácido deitares, mais CO2 se liberta. Já agora,se quiseres saber que reacção química se passa, é muito simples:

Na solução saturada de NaHCO3, existem, sobre a forma de iões, as seguintes moléculas:

Na(+) + HCO3(-) (visto o Bicarbonato de Sódio, e o de Potássio também, serem bons electrólitos, ou seja, dissolvem-se bem em água)

O ião Bicarbonato ao ser protonado pelo protão do ácido, transforma-se em Ácido Carbónico (H2CO3):

HCO3(-) + H(+) -> H2CO3

Este, como é muito instável, transforma-se em CO2 (que se escapa sobre a forma gasosa) e em água:

H2CO3 -> CO2 + H2O

Ficas aqui com um rascunho, sobre o esquema deste tipo de montagem:

CO2.jpg

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

No 2º encontro do forum a injecção de CO2 dos meus aquarios era exactamente com CO2 gerado quimicamente com ácido e bicarbonato.

O sistema tinha todas as vantagens do de botija:

-elevada pressão

-regulavel

-podia-se fazer on e off

-auto alimentado

-duração média (1 a 2 meses entre recargas)

e do caseiro:

-baixo custo inicial

-baixo custo de recarga

infelizmente estava com fugas na garrafa do ácido (nao saia ácido ;) apenas saia gás) o que lixava o esquema. Penso que foi por causa das movimentações na ida para o oceanário. Como entretanto meti o projecto meio de lado ele está aqui em casa mas precisa que eu todos os dias de manha o aperte um bocadinho para ele bombar durante o dia.

Sorte das sortes parece que sabe como deve funcionar ja que vai diminuindo ao longo do dia e quando chega perto da noite...para :)

Um dia destes a ver se lhe pego de novo :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Então, embora eu nao saiba direito o reagente, mais o cara que me ensinou disse que era cloreto de alguma coisa !!

Estou mesmo é procurando as quantidades !!

Publicado:

Olá de novo.

Infelizmente estava com fugas na garrafa do ácido (não (palavra corrigida) saia ácido Smile apenas saia gás) o que lixava o esquema. Penso que foi por causa das movimentações na ida para o oceanário. Como entretanto meti o projecto meio de lado ele está aqui em casa mas precisa que eu todos os dias de manha o aperte um bocadinho para ele bombar durante o dia.

Que ácido é que usavas? Muriático? Vinagre? Se quiseres, pede-me que arranjo-te um copo em vidro. E um tubo em U de vidro também, pelo menos não tem problemas, quanto ao contacto com o ácido. O único problema é que a parte em que pões o estragulador, tem de ser obrigatoriamente em borracha/plástico :?

Fica bem.

Um abraço

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

O ácido que usava era muriático.

Não pode ser em vidro :? o PET no entanto aguenta-se muito bem ao ácido muriático :oops:

É que o sistema é baseado em diferenças de pressão e envolve altas pressões e se o vidro cede é um problema! mas obrigado pela oferta :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

ola

o ácido muriatico que se vende por aí é HCl a 30%, ideal para estas invençoes :)

Henriquemachert ha tempos fiz um sistema de CO2 bastante simples. em vez de usar bicarbonato de sódio usei um calhau da calçada (maioritariamente constituido por carbonato de calcio - CaCO3) e acido muriatico. o unico truque deste sistema é tentar passar o calhau pelo gargalo da garrafa ;) tambem podes usar brita calcaria.

poes a brita ou o calhau na garrafa e juntas agua ate meio da garrafa. em seguida adicionas o acido em muito pouca quantidade, pois a reacçao do HCl com os carbonatos é bastante rapida mesmo a frio. as bolhas que se libertarem sao CO2, e a soluçao que fica na garrafa vai ser água e sal de cozinha dissolvido. podes controlar a quantidade de bolhas conforme a quantidade de acido que vais adicionando. convem mudares a soluçao de vez em quando.

Go ahead...make my day

Publicado:

Olá...

as bolhas que se libertarem sao CO2, e a soluçao que fica na garrafa vai ser água e sal de cozinha dissolvido.
Tanto quanto sei, o sal de cozinha é NaCl, e não CaCl2 omg

Quanto a usares um sal de carbonato, acho que procedes mal, pois em solução originam pH's mais básicos dos que os bicarbonatos. Logo, torna-se mais difícil para a reacção se dar (maiores quantidades de ácido necessárias). Sem contar com o facto que o CaCO3 é um sal pouco solúvel :D O melhor mesmo é utilizar uma solução saturada de NaHCO3.

Não pode ser em vidro, o PET no entanto aguenta-se muito bem ao ácido muriático

Quando falas no vidro, referes-te aos problemas de pressão, certo? Quanto ao PET, não faço a mínima ideia, mas se calhar até é do que são feitas as embalagens onde se vende o ácido muriático. Talvez os vapores ácidos do HCl (é um ácido relativamente volátil) te possam corroer as juntas/selante da garrafa :lol: não sei... Por isso a minha sugestão de utilizares um reservatório feito em vidro, mas à pressão atmosférica. A gente fala melhor no IST.

Fiquem bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Publicado:

pois é tava a pensar noutra reacçao. :(

a ideia de usar o carbonato de calcio do calcario é tornar a reacçao mais lenta porque ja experimentei com bicarbonato de sodio em pó e a reacçao era demasiado rapida.

Go ahead...make my day

Publicado:

Eu usei bicarbonato se sódio e realmente a reacção é rapida mas como o proprio sistema era regulavel...nao tinha problemas nenhums...o ácido só entrava na garrafa da solução quando ja tinha saido parte do CO2.

Os vedantes utilizados realmente podem nao ter sido os melhores, usei garrafa de água campilho (agua com gás) e uma garrafa de uma gasosa ranhosa de 2 litros. Usei tubos de silicone nas ligações e epoxi (araldite) nas junções.

Aquilo trabalhava bem excepto os problemas devido a fugas!

Publicado:

Vê lá se reparas isso e colocas aí um DIY para a malta!!!

Ao meu ver tem as seguinte vantagens em relação ao tipíco sistema caseiro:

- regulável

- ligar/desligar

- duração média

Cumprimentos,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

fica mais barato que o açucar tambem :wink:

grande desvantagem, utiliza um ácido que mal manuseado pode dar problemas!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!