Flaffy Publicado Maio 8, 2005 Publicado Maio 8, 2005 Olá! Eu sou uma leitora aqui do fórum, mas nunca tinha participado. Como vi que são todos muito simpáticos, resolvi vir pedir ajuda. Eu já montei 2 aquários, um de cerca de 40lt e outro de cerca de 70lt. Acabei sempre por os desmontar, o de 40, porque achava que era pequeno de mais, o de 70 porque foi com ajuda e não ficou ao meu gosto. Agora resolvi voltar a montar o de 70 e para meu espanto, a água ao ser introduzida ficou amarela. Pensei que com a passagem do tempo ficasse normal, mas não. Pensei que fosse do adubo, mas já o outro tinha adubo e nunca aconteceu isto. O que poderá ser? Já fiz a mudança parcial da água e a situação mantém-se. Mas não tão tão acentuada... Aconselham-me a mudar a água parcialmente até que fique normal? O que devo fazer? Outra questão que tenho é relativamente à iluminação, a calha que tenho é mais pequena que o aquário. O aquário mede 80cm de largura e a calha é capaz de medir 60cm, acham que chega? Ou acham que devo comprar outra à medida do aquário? E já agora que tipo de lampada lá devo colocar? É que eu tenho várias plantas (sinceramente não sei o nome ) e algumas estão a dar-se muito bem, outras não. Morrem pouco tempo depois... As que morrem são "alternanthera reineckii", "egeria densa" e outras que não sei o nome. Não é da temperatura, nem da falta de C02 ou adubo... Porque será? Será da luz? Agradeço desde já a atenção dispensada :D Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Olá. Eu sou uma leitora aqui do fórum, mas nunca tinha participado.Como vi que são todos muito simpáticos, resolvi vir pedir ajuda. Se isto fosse o CC, começava agora a passar a música "Like a Virgin" :D Agora resolvi voltar a montar o de 70 e para meu espanto, a água ao ser introduzida ficou amarela. Pensei que com a passagem do tempo ficasse normal, mas não. Pensei que fosse do adubo, mas já o outro tinha adubo e nunca aconteceu isto. O que poderá ser? Ficou amarela? Mas o areão está lavado? Isso é que não estou a perceber... Tens troncos no aquário? Ou o teu adubo é composto por turfa? É que tanto a turfa como os troncos deixam a água amarelada. Também é normal quando se monta um aquário, ficar com a água turva durante uns dias, até os sedimentos ficarem depositados no fundo. Mas agora a água ficar amarelada, nunca vi. A não ser que tivesses turfa e/ou troncos no aquário. Já fiz a mudança parcial da água e a situação mantém-se. Confused Mas não tão tão acentuada... Aconselham-me a mudar a água parcialmente até que fique normal? O que devo fazer? Em primeira aposta, se não tiveres nenhum tronco, podes ir fazendo trocas de água até isso regularizar. Podes também, se tiveres, usar carvão activado no filtro. Vai-te tornar a água mais cristalina. Eu sinceramente, deixava a água assim. Mas isso sou eu que tenho a panca de ter os peixes a nada em Ice-Tea Quanto à questão das plantas, a gente não conhece o setup do teu aquário. Se nos conseguires fornecer isso, talvez te ajudemos melhor. Mas pelo que li, e tentei imaginar, quase de certeza que deve ser da luz. Quantos Watts é que tem a tua lâmpada(s)? Se tens 70 litros de água, convinha teres, pelo menos 35-40 Watts. Eu não conheço as plantas, porque não percebo nada delas, mas este valor que te dou, é relativamente a plantas não muito exigentes. Se tiveres plantas exigentes, convém teres, pelo menos, uns 60-70 Watts de luz. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Flaffy Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 Olá! Desde já obrigado pela ajuda. O meu aquário não tem 70lt mas sim 96. Não sei que contas fiz... Mas é de 96lts. E descobri que a minha lampada é de 15watts... Com certeza que o problema será esse :D Em relação à água, eu tenho um tronco, mas é pequenino, e já vem das montagens anteriores e nunca me aconteceu isto. Quanto ao adubo.. eu utilizei o sera Floredepot, não sei se tem turfa, mas é capaz de ser isso. Acho que agora com as mudanças de água é capaz de ficar cristalina. Vou seguir o teu conselho e colocar, também, carvão activado no filtro. Só mais uma questão, o meu filtro é dentro do aquário, posso colocar o carvão em qualquer dos compartimentos? É que o único sitio que eu acho que cabe, é na parte inicial, juntamente com as biofibras. Posso pôr lá? O pai do meu namorado, quando usava o carvão, punha-o dentro de uma meia de senhora. Ponho lá também ou deixo à solta? Obrigado e desculpem a ignorância, mas sou novata Citar
Recommended Posts