Recommended Posts

Publicado

Boa tarde. Tenho um aquario já a bastantes anos, no entanto desleixeim-me um pouco e quero "ativa-lo" de novo. So tenho 3 Peixes:

-synodontis eupterus

-Nigroasciatus

-Plecostomus comum

Eu nunca tive a agua muito cristalina e não percebo o porque, outra duvida é que sempre tive valores de Ph 7.5 mas Kh de 20 e dH de mais d 20.. obviamente so tive estes e não juntei mais peixes porque nunca consegui estagnar os valores..mesmo depois de acondicionar com produtos,, voltam ao mesmo...logo será algo do aquario?

So tenho 2 pedras porosas que comprei em loja própria e aquele fundo de gravilha para aquario....não sei o que possa ser..

Obrigado pela atençao

Publicado:

Boas.

Um foto ajudava, medidas/litros, que filtros tens....

Faz análise a água de tpas e aquário, coloca aqui.

Testa as pedras ou melhor tira e coloca num balde com água e testa.

Esse gh e dh esta brutal.

Para mim era tirar tudo e começar de novo.

Tu quando tens evaporação colocas que água? Deverias adicionar água destilada o gh sobe por causa disso.

Publicado:

Aquario 60 L.

Foto: https://imageshack.us/i/f0lzXV10j

Qd tenho evaporação coloco agua normal

Vou testas as pedras...os valores mesmo depois d acondicionados voltam a estagnar

estão assim: No3 100 No2 5 dH >21 KH 20 Ph 7.5

Essa ideia das pedras vou testar, parece-me bem

Mas deve ser algo do aquario ou pedras ou o solo..

Não sei mesmo para onde me virar...telvez "zerar" o aquario mesmo

A água que sai da torneira tem NO3 e No2:0 dH:8 KH: 3 Ph 7.5

Publicado:

Boas,

Faz como o NGE diz, tiras as pedras e mete num balde/alguidar ( de preferencia separadas) e testa a agua tipo 24 hs depois de as meteres la dentro.

outra coisa esse NO3 a 100 e sem plantas.... Upa Upa, tens de fazer TPA's a baixar, ou usa o tetra easybalance tb te resolve isso.

Publicado:

Easy balance não vai resultar porque qqer acondicionador d agua que use os parâmetros voltam ao mesmo passado 1 ou 2 dias.

Sim isso das pedras parece.me excelente ideia. Vou tentar, porque não estou a ver outra forma, so pode ser disso, digo eu

Obrigado

Publicado:

Easy balance não vai resultar porque qqer acondicionador d agua que use os parâmetros voltam ao mesmo passado 1 ou 2 dias.

Sim isso das pedras parece.me excelente ideia. Vou tentar, porque não estou a ver outra forma, so pode ser disso, digo eu

Obrigado

Boas,

o EasyBalance é so pra remover o excesso de nitratos... nada mais... aquilo acho q diz q baixa o kh ligeiramente, mas a ideia é mm a redução pra valores aceitaveis de nitratos, pq la ta, 100ppm?!? é mm muitooooo :)

Publicado:

Assim o fiz:

Bacia agua torneira

Bacia agua torneira e c pedras decorativas

Bacia com agua torneira e substrato

Bom, os resultados passados 24h não são muito conlusivos ..analises estão iguais à agua padrao

Publicado:

Peço desculpa mas onde posso arranjar esses testes de agua que falam,que preços são e quantas vezes os posso usar?

obrigado

Publicado: (editado)

O meu custou na altura 20 euros( paguei demais) e tem fitas de teste.gastas uma fita por cada teste que te vai dar todos os parâmetros. Tem 250 fitas

Editado por Tomas Basto 666

Nao compres essas fitas. Não se lê nada nisso e 90% das vezes ja estão fora de validade! Já me aconteceu, infelizmente ninguém me avisou!

De onde vieram essas pedras?

Quanto fazes de trocas de agua e de quanto em quanto tempo?

O que tens dentro do filtro: lã branca, esponja azul, mais algo? Quando foi a ultima vez que limpaste o filtro?

Se fosse eu, 1ª coisa que fazia era tirar 50%(~30L) da água e meter nova e depois dia sim dia sim mudar 10%(~6L), durante 1 semana.

edit: ja vi que confundi users, em relação as fitas... bom se fores de lisboa ou porto vai a uma loja de aquariofilia e pede para te testarem a água que geralmente fazem. Pelo caminho trazes umas plantas para decorar isso e ajudar com os PEIXES que tens ai.

Editado por andre1991
Publicado:

Andre estou a fazer TPA d 10% dsds como referes. Pedras loja de aquariofilia. Filtro tem lá branca.fio verde como filtro mecânico.cerâmica. e juntei a pouco carvão ativado a ver se da uma melhoria

Ah. E limpei o filtro a uma semana atrás.. Válors nitratos melhoraram.mas dh e KH sempre MT altos

Em relação as plantas teriam que ser não comestíveis pq o nigrofasciatus as desfaz e teriam q aguentar valores de dh e KH brutais(20)

Publicado:

Mas faz uma tpa de 50%, sem stress, pq tens o filtro e o aquario capaz de o fazer, isto se ja tiveres feito o ciclo de azoto.

Agora quanto a esse KH e GH, é cagativo para os peixes. Porem valores muito altos não são aconselháveis. A minha duvida é se esses valores que medes estão mesmo certos e se o problema esta no KIT de testes.

Aconselho te a ires a loja onde costumas ir com um pouco de água (100ml) e pedires para testarem. Agora tira a agua antes da TPA, senão não podes concluir nada !

Depois da novidades(cita o meu post para ver).

Andre, antes de mais obrigado pela disponibilidade. Vi so agora a tua mensagem.Já Fiz isso de tarde sabes. E lá o teste deu o mesmo que aqui. Os nos tao pratcamnt nulos. Mas deu dh 15 KH 11 pH 7,6. . comprei uma turfa PA por n aqua a ver se baixam edaqui a 2 dias meço de novo.. Que achas?

Eu tenho este aqua c estes 3 peixes (únicos que ficaram, tive mais) prai a mais d 5 anos..por isso imagina...agora apostei mais um pouco no carvao, bomba o2, turfa pq queria ter parâmetros bons para colocar mais variedade de peixes e enriquecer com plantas

Publicado:

Nao sei a que loja vais, mas devias pensar em não gastar dinheiro. Pelo menos ate descobrir-se o problema.

1. Meu conselho é tirares o carvão ativado e a turfa do filtro.

2. Depois tirares as pedras todas excepto a acastanhada.

3. Fazer uma TPA grande uns 50%

4. TPA dia sim dia sim durante uma semana.

No final da semana medires os valores de novo.

Se tiverem iguais aos da agua que metes nova, então o problema ta nas outras pedras pequenas.

edit: Esse areao parece ser o problema. Compraste numa loja ?

Meteste pedras pequenas (tipo areão) novas, se sim de onde?

E devo acondicionar a agua? E q nao qero gastar dinhiro em aquatan . E

ste areão comprei numa loja própria...a pedra grande principal seria a que ficava então? E não poderá ser a causa??

E se eu retirar 50% do areao e lava-lo?