Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, tenho uma duvida em relação a bomba de ar que pode parecer um bocado parva mas no caso dos novatos as maiores duvidas por vezes são as mais parvas, a bomba de ar tem de estar 24h por dia ligada? É que ja tive pessoas a dizerem-me que tem de estar todo o dia ligada e ja tive pessoas a dizer que basta estar 6h por dia, gostaria que me tirassem essa duvida.

Cumprimentos

Publicado:

Depende do tamanho do aqua e da quantidade dos peixes.

Se falares do tipo de aqua que tens, talvez de para ajudar melhor.

Tamanho / material de funcionamento / peixes / plantas?verdadeiras ou plastico?

Publicado:

Bem, isso já depende doutros factores:

- Tens algum outro tipo de movimentação/filtração do aqua? Ou é só por ter ligado?

- Usas filtros de fundo (aqueles tipo placas)?

- Que fauna/flora tens?

- ...

Uma foto do aqua ajudaria imenso :)

cumps

Publicado: (editado)

Boas. O material que eu uso no meu aqua é o seguinte:

Aqua : 17 litros

Filtro : Eden 304

Termostato : 100w (eu sei que é muito W mas foi o que me ofereceramporque o meu avariou-se e não tinha mais dinheiro para investir noutro)

Bomba de ar : Aquaclear 5

Fauna: Decorações e plantas artificiais ( porque como sou novato não queria meter a carroça a frente dos " bois " )

Flora : 2 guppys , 1 espada , e um limpa fundos coridora

Aqui fica o meu aqua agradeço qualquer tipo de ajuda ou qualquer tipo de sugestão que sou principiante e todas a ajudas são bem vindas ;)

fotografia_zps892b8978.jpg

Cumprimentos e obrigado pelas dicas ;)

Editado por ItalianoDUXXI

Tens uma flora e uma fauna estranha.

Medidas/litragem do aqua?

Nunca tinha visto um espada dessas cores, bem fixe.

Tens um filtro, que pode fazer o que a bomba de ar faz.

O que interessa é circulação da água e que exista trocas gasosas.

As trocas gasosas fazem-se quando a película da agua quebra e isso é possível com a ondulação na superfície.

Se colocares a saída da bomba a cima da superfície da água (tipo cascata, costumo fazer isso apenas com temperaturas altas no verão), consegues essa oxigenação/troca gasosa. Mas nem precisas ser tao estremo basta estar a superfície e assim evitas gastar mais uns trocos de energia.

À quanto tempo o aqua tem peixes, fez o ciclo de azoto?

Vejo essa água um pouco opaca.

Editado por NGE
Publicado:

Boas.

Quando dizes que está estranha é em relação ao que ? O aqua é de 39x19x22 e leva 17L.

Sim o aqua fez o ciclo do azoto e acho que fez como deve ser, não posso dar certezas que sou novato e pode ter faltado alguma coisa, e meti os peixes á dois dias ;)

Abraço

Publicado:

Fauna: Decorações e plantas artificiais ( porque como sou novato não queria meter a carroça a frente dos " bois " )

Flora : 2 guppys , 1 espada , e um limpa fundos coridora

:naughty: Continua.

Alguma duvida, já sabes.

• Votar + 1

A primeira coisa era termômetro de mercúrio, que saia.

Já perdi peixes porque partiu-se um. Como deves imaginar foi uma alegria enorme chegar a casa ver os peixes mortos.

Para mim nunca mais e nunca cheguei a saber como se partiu.

Não sei se o teu aqua recebe luz natural indireta, se receber eu arriscaria colocar umas plantas de baixa exigência.

Tipo, anúbias (tens de tamanho grande, médio e petti), fetos java, musgos, algumas cryptos, etc.

São plantas que aguentam bem, poucos cuidados e podes usar para vender partes das mesmas no futuro e ajuda a manter o aquário.

Aproveita agora o que tens e com calma vai vendo e lendo. Descobre sobre os biótopos, comunitários. Descobre que tipos de peixes gostas e as suas necessidades e combinações. É um mundo interessante e viciante. E manter um aquário equilibrado quase que não precisas de químicos.

Editado por NGE
Publicado:

Aquelas pedras pretas e brancas... São coloridas? As brancas são calcárias?

Se as plantas artificiais forem bicudas, é melhor retirar para evitar entranhas fugidias :/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!