Diogotavares Publicado Setembro 4, 2014 Publicado Setembro 4, 2014 Olá pessoal, entrei agora no mundo dos aquários de água quente com o seguinte material: Aquário 60x30x30 Filtro já vinha com o aquário não sei a potência (brevemente vou comprar um de 300L/H) Bomba de ar Tetra Termostato 75 Lâmpada 40W casquilho grosso Substrato JBL Areia fina branca Rochas Musgo de Java 2 plantas que me esqueci do nome (desculpem) Dúvida: Ontem montei o aquario, coloquei o substrato e a areia por cima, as plantas e enchi-o de água, coloquei o Aquasafe e hoje iniciei o ciclp de azoto com o Cycle da Fluvial. Acontece que tenho a água bastante turva, o substrato subiu e agora tenho bocados do mesmo pelo aquário e muita poeira! Hoje já está melhor que ontem mas mesmo assim a água está horrivel, o que faço agora para a água ficar cristalina? Notem que estou no ciclo de azoto... Outra duvida, é normal o musgo de java espalhar-se pelo aquário? Obrigado pessoal Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 Boas e bem vindo a esta grande comunidade. O substrato JBL suponho que seja o fertil aquabasis... Quando dizes que o substrato subiu, referes-te a algumas porções, certo? Que tamanho de camada fizeste de JBL e de areia por cima? Se possível posta uma foto. Se a estrutura se mantém, substrato em baixo e a areia em cima, sugiro uma TPA generosa e alguma limpeza da areia com sinfonagem sem ir ao fundo onde está o subtrato, cuidado com a introdução da água para não agitar... A bomba de ar que referes, tens a pedra difusora enterrada? À partida com uma ou algumas trocas parciais de água e algum tempo a coisa estabiliza. Sobre o musgo de java, tenta fixa-lo as rochas que referes, por exemplo "entalando" nas mesmas... o musgo de java não erraiza, tende a fixar-se a extruturas como troncos e pedras, mas no inicio necessita de uma ajudinha, podes também usar um fio de nylon Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 4, 2014 Autor Publicado: Setembro 4, 2014 Boas, fiz 5kg de substrato e 10kg de areia. Se eu fizer a TPA nao me vai quebrar o ciclo? E se aspirar a areia nao vai ficar pior, visto que a areia é muito fina? A pedra está enterrada com uma parte de fora para sairem as bolhas. Vou "entalar" o musgo Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 Quebrar o ciclo.... Não quebra... E neste momento acho que justifica, aliás, e uma vez que começaste a montagem agora, sugeria que fosse feita a TPA ou as necessárias para a água começar a ficar com menos sedimentos e fazia uma limpeza ao filtro, pois as matérias filtrantes estão a ficar com os sedimentos lá retidos e convinha começar com uma "caminha" limpinha para as bactérias colonizarem. Sugiro que pesquises sobre o Ciclo, TPA e manutenção do filtro... O filtro num aquário ciclado não deve ser completamente limpo isto é, de modo geral deve-se com a própria água do aquário remover alguma sujidade das matérias filtrantes, esponjas cerâmicas etc... pois é aqui que principalmente as bactérias se fixam, água da torneira e o cloro não são bons nesta manutenção. Neste contexto, dizes que brevemente irás mudar de filtro... Tens de ter em atenção que a colónia fixa-se no filtro e das duas 3, ou usas partes das matérias filtrantes do filtro antigo no novo quando o montares, ou usaas os dois ao mesmo tempo sem pressas para que as colónias se estabeleçam no novo também, ou cumulativamente as duas... Ou compras já o novo filtro... O melhor concelho que te posso dar é mesmo pesquisar no forum ou pela net sobre Ciclo, TPA e manutenção do filtro, assunto exaustivamente debatidos e não teres pressa com a introdução dos peixes! Abraço Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 4, 2014 Autor Publicado: Setembro 4, 2014 (editado) Ja andei a pesquisar bastante mas essa duvida nao tinha conseguido tirar, mas se nao quebra o ciclo entao vou fazer uma TPA e aspirar o fundo. Ponho o cycle para quantidade nova de água correcto? E em relação ao filtro novo, a minha ideia é usar os 2 durante 1 semana e depois ficar so com o novo Editado Setembro 4, 2014 por Diogotavares Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 (editado) Como referi pesquisa um pouco sobre o ciclo e sobre TPA durante o ciclo e percebes melhor o que quero dizer. A parte que mais pode influenciar é mesmo o filtro e a troca deste por um novo e referes que irás usar durante uma semana... Isso sim pode "retardar" o ciclo pois as bactérias como referi colonizam em grande número nestes, não há problema desde que só coloques os peixes quando tudo estiver estabilizado. Em abstracto o ciclo demora +/- um mês deixo uma imagem que existe na net que ilustra o processo: Determinadas bactérias processam a amónia em nitritos e por sua vez este será processado originando os nitratos que podem ser consumidos por plantas e ou reduzido com as normais TPA's regulares, semanais, quinzenais ou mensais e em percentagens também variáveis conforme cada caso. Sobre o uso desse e outros aditivos, as opiniões dividem-se, e podes adicionar mais, mas não é imperativo... Inicialmente e sem peixes, existirá amónia presente na água através da decomposição de matéria orgânica como folhas ou porções das plantas que se soltem e morram, e podes adicionar de quando em vez um pouquinho de comida para os peixes, pois esta ao se decompor também contribui formação de amónia. Sobre aspirar o fundo, atenção! Não digo o fundo, digo a areia e superficialmente, idealmente depois das TPA's e de os maiores sedimentos assentarem no fundo sobre a areia... Em suma, faz as coisas com muita calma sem pressas que todos temos no inicio e terás uma experiência muito positiva e motivante sem incidentes que nos fazem aprender da pior forma e por vezes desistir do hobby. Para perceberes quando do ciclo está concluído, deves fazer teste de amónia e ter 0, deves de fazer teste de nitritos e ter 0 e depois é só controlar os nitratos em função do consumo das plantas e fazendo TPA's Diogo, ressalvo que tudo o que informei é baseado na minha experiência e pesquisa e não sou expert, pelo que espera por mais algumas opiniões Editado Setembro 4, 2014 por Pedro Bernardo Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 4, 2014 Autor Publicado: Setembro 4, 2014 Agradeço-te imenso tantas dicas! Por acaso já tinha olhado para esse gráfico e analisei-o bem para controlar o meu ciclo. Em relação ao filtro, vou ver se será mesmo necessário então, eu só queria trocar porque não sei quantos L/H o meu actual faz, mas se ele veio com o aquário deveria ser adequado penso eu. Outra duvida, disseram-me para introduzir o primeiro peixe ao fim de uma semana do inicio do ciclo, está correcto ou não? Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 Há quem diga que um peixe resistente não faz mal e assim a urina e dejectos criam amónia e ajudam a ciclar mais rápido, eu não aconselho, estar a sujeitar o bicho a níveis de amónia... Não tenhas pressa! Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 4, 2014 Autor Publicado: Setembro 4, 2014 Surgiu-me um contratempo, o pH da minha água está a 7.8, nada no aquário altera o pH. Como faço para o baixar? Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 Qual o PH da água da toneira? Foi a que usas-te certo? A areia qual o proveniência? Essas rochas.... Que rochas são? Determinadas rochas ou pedras aumentam o PH... Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 4, 2014 Autor Publicado: Setembro 4, 2014 A água da torneira tem pH igual, tenho areia fina de praia, as rochas são 2 vermelhas vulcanicas e outra branca prefurada. O sr. da loja garantiu-me que nao alterava o pH da água Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 4, 2014 Publicado: Setembro 4, 2014 Mas a água da torneira tem o PH igual ao que está no aquário, certo? Tens 7.8 no aquário e 7.8 na torneira, certo? Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 5, 2014 Autor Publicado: Setembro 5, 2014 Sim, está igualzinha Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 5, 2014 Publicado: Setembro 5, 2014 Então é normal teres esse PH.... Baixar.... Não aconselho o uso de aditivos para esse efeito... Ou usas água de garrafão para encher o aquário e para as TPA's, e assim escolhes uma água com o PH que interessar, o que será dispendioso e pouco prático ou escolhes a fauna para esse PH, penso que será o mais correcto... Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Diogotavares Publicado: Setembro 5, 2014 Autor Publicado: Setembro 5, 2014 O que posso colocar com este pH de fauna? Citar
Pedro Bernardo Publicado: Setembro 5, 2014 Publicado: Setembro 5, 2014 À partida e só considerando o PH e a litragem do aquário podes dar um olhinho na secção dos vivíparos, tens por exemplo os Guppys, Platys, Mollys e Espadas Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
Recommended Posts