Será possível??? NO3


Recommended Posts

Boas a todos, será possível ter os nitratos a quase zero num aquario remontado á 3 meses, fiz os testes com o kit da Nutrafin (NO3) digo bem fiz porque repeti para ter a certeza, e acontece que a agua do teste fica quase na mesma, branca vamos admitir uns 3 mgl. o que pretendo saber é se isto é bom ou mau para o aquario plantado. agradeço algum esclarecimento.

 

Nota: Eu fazia oteste com as tirinhas da Tetra e tb dava zero

 

Aquario 120x40x50

 

Iluminação : 4x30w + 2 compactas 20w

 

CO2: 2 elementos da Nutrafin

 

PH: 6,8

 

Plantas muitas: com principal promionancia Higrofilas, anubias, aponogetes

fetos, crypt. glosso. liops, e outras, algas quase nehumas

 

Fauna: tetras, botias palhaço, otos, raposas no total 30 peixes todos pequenos.

 

Agradeço e CUMPS

 

J.Botão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas a todos, será possível ter os nitratos a quase zero num aquario remontado á 3 meses, fiz os testes com o kit da Nutrafin (NO3) digo bem fiz porque repeti para ter a certeza, e acontece que a agua do teste fica quase na mesma, branca vamos admitir uns 3 mgl. o que pretendo saber é se isto é bom ou mau para o aquario plantado. agradeço algum esclarecimento.

Depende... se o aquário for densamente plantado, creio que não se deve ter os nitratos a zero. Se for um aquário, mesmo que ligeiramente plantado, acho que quanto menor a concentração de nitratos em água, melhor.

A não presença de nitratos na água (também pode ser o teste que está estragado) só significa que eles são absorvidos na sua "totalidade" pelas plantas. Também depende de vários outros factores. Se não deres muita comida, eles também costumam vir baixos. Se fizeres muitas trocas de água, também é uma hipótese de reduzir os nitratos. Enfim... uma data de coisas.

 

Eu não percebo muito de plantas, mas acho que o importante aqui é que elas não se ressintam. Por isso, se não notas problemas com as tuas plantas, se elas crescem bem e não têm algas nem nada, creio que não te deves preocupar. Até te podes dar por contente. Tens um aquário óptimo para os teus peixes.

 

Resta agora saber se o teu teste de nitratos está bom... :?: Não me admirava nada, às vezes acontece. Se tiveres nitrato de potássio em casa, KNO3, experimenta dissolver meia colher de chá num copo (para ficar saturado) e mede os nitratos. Se o teste continuar a dar negativo, então é porque está estragado. Se não tiveres KNO3 em casa, podes sempre experimentar com um pouco de fertilizante para plantas domésticas, desde que não mude a cor da água...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.