Pedro Ferrer Publicado Maio 7, 2005 Publicado Maio 7, 2005 Boa tarde Chegou o calor. Na minha listagem de prioridades, o Chiller está previsto para o ano de 2007 ... A temperatura dos aquários começa a subir e as ventoinhas começam a trabalhar sem cessar. Eu tenho 2 ventoinhas dentro do móvel da sump com sentido de ventilação invertidos. Visto ser esta a minha 1ª Primavera e 1º Verão com um Reef montado, gostaria de saber o que se passa por esta altura com todos aqueles que têm reef´s sem chiller. Que problemas e soluções previstas para algumas das situações, tais como calor excessivo e ausências devido a férias. Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
A l e x a n d r e Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Olá, Um refrigerador é a melhor solução mas como só vem em 2007.... Podes também equacionar um aparelho de ar condicionado. Não é o mais eficiente para arrefecer o aquário mas resulta. Tens outras soluções mais ou menos complicadas usando peltiers (para aquários pequenos) e evaporadores de titânio (caríssimos). A melhor opção para quem não quer/não pode comprar um refrigerador, é perder calor aumentando a evaporação no aquário. Consegues isto utilizando ventoinhas a soprar ao longo de toda a superfície do aquário. Não te esqueças que vais ter que repôr muito mais água do que o habitual devido ao aumento de evaporação. Normalmente a maioria das pessoas safa-se com a utilização de ventoinhas mas também normalmente a maioria das pessoas não tem grande potência de iluminação e bombagem. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Celso Suguimoto Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Coloque ventoinhas direcionadas no display em direção a superficie da água Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
messias Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Boas, Há uma pergunta que me tem "invadido" ultimamente: Em média, quantos litros/dia esse sistema com as ventoínhas evapora?
Diogo Lopes Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Olá, A evaporação não é igual em todos os sistemas - depende da movimentação da água que temos - eu no sistema dos 2 tanques de PVC que tenho com 600 litros em casa dos meus pais tenho uma evaporação de cerca de 40 litros semanais e não tenho uma única ventoínha - tenho uma circulação de água muito forte que faz com a água evapore com muita rapidez!
Eduardo Avelar Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Olá pessoal!!!!!! Quando o aquário não é grande(no máximo uns 220 litros), além das ventuinhas(direcionadas para a superfície da água), podemos colocar um ventilador direcionado para o vidro frontal do aquário, desta maneira todo o reef será resfriado o suficiente para que as ventuinhas não funcionem direto, com isto a evaporação será menor. Já fiz isto em meu consultório e funcionou, o ventilador fica ligado durante o dia em todo o verão. As ventuinhas maiores resfriam mais a água e causam maior evaporação. Algumas pessoas colocam garrafas de plástico contendo água congelada no sump, isto também abaixa muito a temperatura, além de não influir na evaporação. Abraços. Eduardo Avelar. Conheçam o www.ipaq.org.br
cesar Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Ola Eu costumo usar uma ventoinha na sump e naqueles dias mesmo muito quentes ponho uma garrafa de água congelada de plastico na sump... tenho sempre meia duzia na arca prontas para serem usadas... Abraço Cesar
Nuno Prazeres Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Obrigado ao pessoal do Brasil que seguramente tem esse problema com muito mais frequência e logo soluções muito mais engenhosas! Desculpem usar o assunto do Pedro mas só uma pergunta: Já que estamos a falar de temperaturas uma pergunta: é melhor manter o aqua a 28 no Verão tentando minimizar a variação até à máxima ou manter mais frio (25) para evitar que a máxima seja tão alta? É que segundo Bornman os corais são mais sensíveis à variação propriamente dita e menos ao nível exacto da temperatura. Pode sofre muito mais um coral que seja mantido a 25 graus se a temperatura subir para 28 do que um mantido a 29 com uma subida para 31. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Eduardo Avelar Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Olá Apisto!!!!!! Segundo vários pesquisadores, a temperatura ideal para se manter um aquário é em torno de 25º, pois esta é a temperatura média da água nos mares tropicais. Aqui no Brasil a energia elétrica é muito cara(o preço é alto), por isto grande parte dos aquaristas mantém seus reefs a uma temperatura média de 26º ou 27º. Nos meus aquários a temperatura média é 26.5º, atingindo no máximo 27º. A variação de temperatura é muito prejudicial aos peixes, corais e invertebrados, pois eles são muito sensíveis, o ideal é que a temperatura varie no máximo 1º no dia todo. A temperatura acima dos 28º também não é recomendada, porque os corais podem expelir sua zooxanthellaes e isto pode causar sua morte, além de diminuir a quantidade de oxigênio presente na água. As altas temperaturas também diminuem a resistência dos peixes, facilitando o aparecimento de infecções oportunistas. Abraços. Eduardo Avelar. Conheçam o www.ipaq.org.br
Recommended Posts