Recommended Posts

Publicado

Boas caros membros,

é a primeira vez que pertenço a um forum, sempre tive aquarios de agua doce, mas agora quero realizar um sonho...Marinhos.......

agora senti a necessidade de ajuda.. :)

Tenho um aqua de 300 litros brutos com ciclideos, o aqua é de canto, pergunto porque já ando á 1 mes a pesquisar e a ler na net e nunca vi nenhum aqua marinho de canto, algum problema????

o aqua tem 1,25cm de cumprimento (oval) 50cm de altura e a profundidade nao sei.

O meu aqua é um Jebo e na parte de traz tinha o filtro que faz um reservatorio em cima do aqua(onde instalava o filtro, tenho uma bomba que leva a agua até ao reservatorio com 2 saidas de agua em cascata..dá para aproveita para fazer tipo coluna seca? ou alguma ideia de alguem com experiencia.

O movel é pequeno mas consigo construir um sump com 60cm de cumprimento, 50 de altura e de fundo 30 cm, pergunto se é bom para um sump neste aqua?

Que tipo de escumador devo ter, pois pelo que li devo ter um escumador com potencia de 3 vezes a litragem do aqua, um de 900ltr's serve?

Já agora alguem tem um usado para venda?

sei que este elemento é essencial ao bom funcionamento do aqua.

tenho mais duvidas mas deixo para depois, não vá dizerem para esquecer este projeto.

um grande abraço a todos e desde já obrigado a quem me ajudar.

Filipe Almeida

Publicado:

Boas.

Parece-me uma opção para vires a ter muitos problemas no aquário.

Escolhe uma marca de confiança e espera mais um pouco se ainda não tiveres orçamento para o escumador.

É uma das coisas mais importantes do aquário!

Abraço!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

Boas Gonçalo,

Obrigado pela dica, já agora que me aconcelhas? Nada que seja muito caro posi o orçamento tambem não é assim tão alargado :)

se me poderes dar umas dicas agradeço.

Abraço

Publicado:

Boas. Está melhor...

A questão é: Num aquário marinho gostamos sempre de pôr mais um peixe, mais um coral e quando damos conta temos um aquário bem recheado...

Para 300 Litros esse já dá mas se no futuro quiseres carregar um pouco mais em peixes e corais terás que mudar.

Se é bom preço aproveita mas fica já com a ideia de que daqui por um tempo poderás ter que fazer um upgrade. A segunda opção é juntares mais uns valentes cobres e comprares logo uma coisa melhor... A diferença é gigante!

O que dizem normalmente sobre o 3x a capacidade é porque alguns escumadores não são na realidade apropriados para a litragem que dizem. Depende um pouco da marca.

Por exemplo os TMC's funcionam para as litragens que eles dizem se tiveres o aquário quase vazio...(se bem que não queria nem oferecido)

Por exemplo a Deltec já é mais precisa... Ainda assim eu tenho um escumador para 2400L em 800L.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

gonçalo,

muito obrigado pela ajuda mesmo muito obrigado, para já vou ficar por este.o investimento inicial é grande pelo que me apercebi desde a rocha viva a corais e todo o material tecnico este escumador deve dar para uns bons meses.

tenho paciencia pelo que até ter o aqua com os corais e peixes vai demorar uns largos meses, ainda por cima vou colocar rocha viva com morta o que demora mais.

Amanha vou buscar o escumador a pessoa que vendeu até dá garantia e ajuda tecnia diz que o escumador dá para 500 litros na boa.

hoje conclui o sump, tenho fotos mas nao descarreguei ainda, no domingo vai ser o dia de esvaziar o aqua e entregar os ciclideos e começar a montar o marinho :) :)

abraço

Publicado:

obrigado

vou ficar com o blue 100 aqua medic.

vou buscar para a semana.

muito obrigado

• 4 semanas depois...
Publicado:

Companheiros,

o meu aqua está a ganhar forma, de montagem, pois ainda me falta algum material, fiz o overflow e o SUMP, agora tenho uma duvida.

O escumador que comprei foi o tal aqua medic, que tem uma bomba de 3.000l/hora, a minha duvida é;

A bomba de retorno da agua para o Aquario tem que ter a mesma capacidade da do escumador ou como sei qual a litragem que ela tem de ter?

Pois vou ter de comprar uma e queria saber ao certo que devo comprar.

Muito obrigado uma vez mais