Nelson Rocha Publicado Agosto 22, 2014 Share Publicado Agosto 22, 2014 Boas, Tenho 2 botia palhaço há uns 15 dias, desde ontem um deles parece meio morto, desequilibrado, tem uma pequena mancha branca dorsal na lista preta. Que se passa com ele? Está junto com 6 guppys e 2 plecostumos num Aqua de 40 litros. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Agosto 22, 2014 Share Publicado: Agosto 22, 2014 Pena ver o bichinho assim... Se for possível, coloca o parametros da água e setup do aquario. Mas há partida digo-te já duas coisas que não estão bem... O Botia palhaço é um peixe muito activo e de grupo e apesar de 2 já ser um grupo o ideal seriam mais... Mas o grande problema é o aquário de 40 litros... eles necessitam de espaço e esconderijos e se as condições não foram boas podem "stressar" e comprometer o sistema imunitário, ficando mais susceptíveis a doenças... Eu tenho um aquário de 200 litros e adoro estes peixes, mas por isso mesmo optei por não os ter... Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nelson Rocha Publicado: Agosto 22, 2014 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2014 O ph anda nos 7 a temperatura 28graus. Desde que vieram para cá só nos primeiros 2 dias é que estiveram stressados, de resto estiveram bem. infelizmente este já era. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Agosto 22, 2014 Share Publicado: Agosto 22, 2014 Pena... O ideal para estes peixes é um grupo de 5, e apesar do tamanho que possa ter agora, eles podem chegar aos 30cm, por isso um aquário de 40 litros é pequeno demais, como referi eu tenho 200 litros e mesmo assim acho que não tenho as melhores condições para alojar este peixes... Sobreviver é muito diferente de viver... Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nelson Rocha Publicado: Agosto 22, 2014 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2014 Percebo é aceito as sugestões, mas ainda assim ele morreu por algo estranho, assim do nada... Parecia de vez em quando que um andava atrás do outro para lhe morder ou algo do género, enfim... Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nelson Rocha Publicado: Agosto 23, 2014 Autor Share Publicado: Agosto 23, 2014 O peixe ainda se aguenta, por vezes nada para acaba sempre por se "deitar" de lado no areão... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio G. Gama Publicado: Agosto 25, 2014 Share Publicado: Agosto 25, 2014 Boas! Os Bótias palhaço (Bótia Macracantha) são peixes que desenvolvem a sua actividade sobretudo à noite. É normal que o mesmo se encontre deitado na areia durante "o dia", quando temos a iluminação ligada. Será recomendável observar a sua actividade "à noite" depois de desligar a iluminação, usando para tal uma lanterna algum tempo depois (1 hora). Tive vários, um dos quais viveu 11 anos e tinha o mesmo comportamento. Inclusive deixou de ter as listas pretas e ficaram arroxeadas. Sei de há pouco tempo que era um claro indicador de stress, pois um dos vários erros cometidos era ter a iluminação ligada 12 horas. Como muito bem foi referido, os esconderijos são essenciais e quanto mais estreitos para o peixe melhor. Não esquecer o tipo de comida, preferencialmente caseira, viva ou congelada, mas raramente flocos. Grupos de 5 elementos ou mais são recomendados, mas o aquário é pequeno. Podem viver até 50 anos. Cumprimentos . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dprm Publicado: Outubro 3, 2014 Share Publicado: Outubro 3, 2014 Boa tarde. Essa mancha branca poderá ser uma raspadela mas sendo um caso isolado, não tendo alastrado ou multiplicado não deverá ser um fungo. Não sei bem o que motiva esta doença mas há uma doença conhecida como "skinny disease" que afecta os botias..muita artémia enriquecida, se aceitar alimentos vegetais deverá complementar com isso. Não é tiro e queda mas ajuda.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts